PROJETOS DE EXTENSÃO
Projeto
TEATRO MAIUHI
Coordenador: Elissandra Barros da Silva
Resumo: O projeto tem como proposta ofertar formação em Políticas Públicas na área de Gênero e Direitos Humanos a atores dos movimentos sociais organizados, conselheiros de políticas públicas e gestores e técnicos de políticas públicas municipais de saúde, educação, assistência social e segurança. O objetivo é capacitar profissionais da gestão pública e integrantes dos espaços de controle social locais para diagnosticar, formular, gerir e avaliar ações de promoção de direitos humanos na perspectiva de gênero sob uma perspectiva integral e em rede, considerando o conjunto dos serviços públicos municipais/locais. Espera-se consolidar a agenda de proteção de grupos em situação de vulnerabilidade no conjunto das políticas públicas locais, construindo redes e, por consequência, protocolos e articulação entre os serviços públicos com foco na promoção, responsabilização e atendimento em casos de violação de direitos e violência de gênero.
Projeto
CONEXÕES DE SABERES : DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES POPULARES
Coordenador: Maria da Conceição da Silva Cordeiro
Resumo: O diálogo entre o conhecimento científico e os saberes populares será mediado/ compreendido como um facilitador da leitura do modo de vida amazônico existente no cotidiano de uma parcela da população local que, muitas vezes, não é vista como detentora de saber. A proposta de ensino é de desconstruir o paradigma de uma única forma de educação, baseada somente no conhecimento científico, e explorar novas possibilidades didáticas de resgate e inserção dos saberes regionais nas salas de aula, buscando um ensino mais abrangente, mais próximo da realidade dos estudantes e questionando a supervalorização do conhecimento científico em detrimento de outros saberes construídos pelas sociedades.
Projeto
FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GÊNERO E DIREITOS HUMANOS: PRÁTICAS, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO DE REDES LOCAIS DE ATENÇÃO INTEGRAL
Coordenador: Antonio Carlos Sardinha
Resumo: O projeto tem como proposta ofertar formação em Políticas Públicas na área de Gênero e Direitos Humanos a atores dos movimentos sociais organizados, conselheiros de políticas públicas e gestores e técnicos de políticas públicas municipais de saúde, educação, assistência social e segurança. O objetivo é capacitar profissionais da gestão pública e integrantes dos espaços de controle social locais para diagnosticar, formular, gerir e avaliar ações de promoção de direitos humanos na perspectiva de gênero sob uma perspectiva integral e em rede, considerando o conjunto dos serviços públicos municipais/locais. Espera-se consolidar a agenda de proteção de grupos em situação de vulnerabilidade no conjunto das políticas públicas locais, construindo redes e, por consequência, protocolos e articulação entre os serviços públicos com foco na promoção, responsabilização e atendimento em casos de violação de direitos e violência de gênero.
Projeto
RODA DE ESCUTA: MULHERES E NOSSAS VIVÊNCIAS
Coordenador: Dilnéia Rochana Tavares do Couto
Resumo: O projeto tem por objetivo fomentar espaços de interação e cooperação entre mulheres dos bairros de Macapá através do exercício de caráter dialógico da escuta ativa entre iguais. Este projeto compreenderá três fases: primeiro, a divulgação das rodas de escuta estabelecendo agenda de realização em diferentes bairros da cidade de Macapá; segundo, realização das rodas de escuta com periodicidade mensal; terceiro, elaboração de diários de atividades mensais e relatórios semestrais evidenciando demandas coletadas nos bairros com vistas e contribuir com o estabelecimento de políticas públicas de atenção à mulher na cidade de Macapá.
Projeto
PROBLEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDO PARA O ENSINO DE HUMANIDADES: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO AO LADO DE PROFESSORES
Coordenador: José Carlos Cariacas Romão dos Santos
Resumo: O projeto se circunscreve no âmbito da formação de professores que, por sua vez, abrange o processo formativo dos alunos de licenciatura. Objetiva desenvolver workshop (virtual ou presencial- a depender das circunstâncias da pandemia) para professores em exercício no sistema educativo e para alunos de licenciatura visando: a) aprendizagem de técnicas e saberes sobre a arte de problematizar por meio de perguntas; b) produção de planos de aulas segundo o referido viés.
Projeto
ENCANTERIAS
Coordenador: Fábio Wosniak
Resumo: O projeto “Encanteriais” visa promover práticas artísticas decoloniais na Amazônia, destacando cosmologias e saberes tradicionais. De 2025 a 2028, a iniciativa busca integrar práticas artísticas contemporâneas com conhecimentos ancestrais por meio de oficinas, seminários e residências artísticas. O objetivo é valorizar a diversidade cultural da região, fomentar a inclusão social e desafiar estruturas coloniais vigentes…
Projeto
JORNALISMO CULTURAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA REVISTA CONEXÃO CUIABÁ (CNXCBA) E MÍDIAS DIGITAIS DO CITICOM-UFMT
Coordenador: Yuji Gushiken
Resumo: A revista ConexãoCuiabá (CNXCBA), laboratório comunicacional tematicamente voltado para jornalismo cultural e de cidades, tem como perspectiva a prática de divulgação científica. Em abordagem experimental, a revista, resultado de pesquisa e ensino, tem como objetivo a divulgação de resultados de investigações no âmbito do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidade (Citicom-UFMT), com registro no DGP-CNPq, e o desenvolvimento de pautas sobre questões culturais e artísticas na cidade de Cuiabá-MT.
Projeto
FALA PARENTE!
Coordenadora: Elissandra Barros
Resumo: O projeto busca valorizar os conhecimentos, saberes e experiências dos povos indígenas, reconhecendo os intelectuais indígenas como protagonistas na produção e circulação de saberes em múltiplos espaços – acadêmicos, comunitários, midiáticos e institucionais.