0

Seminário Internacional com alunos de mestrado em Práticas de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

A UNIFAP em parceria com a EMBRAPA-AP realizará no dia 14 de agosto às 14 horas, no auditório da reitoria, o Seminário de divulgação dos trabalhos realizados pelos acadêmicos do mestrado em Administração Pública para Desenvolvimento Sustentável, das Universidades Columbia e Emory, nos Estados Unidos. Os acadêmicos realizaram estágio de campo no Amapá por meio de um acordo de cooperação entre a UNIFAP e a UFRRJ.

As atividades foram realizadas com acompanhamento dos professores do PPGBIO Helenilza F. Albuquerque Cunha, Alan Cavalcanti da Cunha e Marcelino Carneiro Guedes da Embrapa-AP e Júlia Stuchi, analista de transferência de tecnologia da Embrapa-AP. Contou ainda com apoio de alunos de mestrado do PPGBIO, alunos de iniciação científica da UNIFAP e pesquisadores e técnicos da Embrapa-AP.

As atividades fizeram parte das ações do Projeto Florestam (Coordenado pelo Prof. Marcelino Guedes), uma pesquisa da Embrapa-AP que objetiva conhecer a ecologia, funcionamento e forma de uso das florestas e os aspectos socioambientais do estuário amazônico.

Os acadêmicos da Columbia University são: Nicolas Zaharya (argentino), que trabalhou com avaliação da cadeia produtiva das madeiras da várzea e do uso e manejo do pau mulato; Huang Hongxiang (chinês), realizou estudos voltados à qualidade da água, do açaí e aspectos sanitários na vida dos ribeirinhos; Jaivadhan Singh (indiano), realizou estudos de comparação da rentabilidade do uso madeireiro e não madeireiro da andiroba; e Myriam D. Van Dorp (nascida em Camarões, naturalizada norte-americana) que pesquisou sobre avaliação qualitativa de redes da assistência mútua entre pequenos agricultores no Amapá.

Neste seminário, a UNIFAP e a EMBRAPA receberão novos acadêmicos do curso de Prática de Desenvolvimento Sustentável do UFRRJ que vem sendo coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Medeiros. Esta nova turma passará 2 semanas no Amapá para realização de um trabalho de campo. O acompanhamento contará com as equipes da UNIFAP e da EMBRAPA.

Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha

(Coordenadora do PPGBIO)