Perfil Profissional

PERFIL PROFISSIONAL

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) da UNIFAP, EMBRAPA-AP, IEPA e CI-Brasil combina as abordagens de várias disciplinas das ciências exatas, humanas e biológicas para formar profissionais altamente qualificados, com uma base sólida e multifacetada de conhecimento sobre caracterização, conservação e uso da biodiversidade tropical.

O Mestrado, organizado na forma de Mestrado Acadêmico, visa proporcionar formação científica a portadores de título de nível superior, capacitando-os para pesquisa e docência na área de Biodiversidade Tropical, aprimorando seus conhecimentos básicos teóricos e práticos, imprescindíveis à execução de atividades científicas, e desenvolvendo o espírito crítico e o rigor na preparação cuidadosa de publicações científicas, incluindo a redação de monografias e dissertações. O curso de mestrado deve ser concluído em 24 meses.

O Doutorado visa o aprofundamento da formação científica, consolidando a capacidade de pesquisa e o poder criativo em Biodiversidade Tropical. Espera-se que o Doutor em Biodiversidade Tropical esteja apto a desenvolver, de forma autônoma, pesquisas científicas e a exercer todas as funções inerentes à pesquisa, docência ou outras atividades em Biodiversidade Tropical. O curso de doutorado deve ser concluído em 48 meses.

Apesar da forte ênfase do PPGBIO no desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas inovadoras, o profissional formado pelo programa não terá a sua atuação restrita ao setor acadêmico, representado geralmente pelas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa. Ao longo do seu processo de formação, o aluno do PPGBIO será capacitado em um conjunto de habilidades técnicas que lhe permitirá trabalhar também, no setor empresarial e não governamental, auxiliando na gestão ambiental de indústrias dos mais diversos tipos, no desenvolvimento de projetos de conservação e promoção do uso sustentável da biodiversidade pela sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*