Linhas de Pesquisa

1) HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO

Esta linha tem como escopo as experiências de trabalhadoras e trabalhadores vividas em diferentes contextos econômicos, políticos, sociais e culturais. Nesse sentido, analisa temas como: relações de classe, movimentos sociais no campo e na cidade, trajetórias individuais (biografias), migrações e outras formas de deslocamentos, associativismos, vivências familiares e afetivas, lazer e sociabilidades comunitárias e identidades de classe, gênero ou “raça”. Considera importante, também, abordagens, análises e debates que superem tradicionais dicotomias do discurso historiográfico, do tipo: “trabalho livre e escravo”, “rural e urbano”, “nacional e global”. No tocante ao espaço amazônico, valorizam-se as múltiplas interseções historicamente constituídas entre trabalho, natureza, cultura, Estado e sociedade.

Docentes:

Prof. Dr. Adalberto Paz   
Temáticas de pesquisa: Trabalho livre e não livre; História global do trabalho; legislação e trabalho; relações entre Estado, sociedade e trabalhadores; trabalhadores e grandes projetos econômicos; trabalho e imprensa; trabalho e disputas territoriais em áreas fronteiriças; comunidades de fugitivos; história social do trabalho na Amazônia (séculos XIX e XX), teoria e metodologia da pesquisa histórica (ênfase em História Social).

Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós  
Temáticas de pesquisa: História do trabalho; greves; classe operária; Ditadura Civil-Militar; Trabalhismo; Populismo; História do Brasil Republicano.

Profa. Dra. Edilza Joana Oliveira Fontes  
Temáticas de pesquisa: História do trabalho; trabalhadores, Ditadura Civil-Militar; história e memórias; trabalhadores e disputas agrárias; história social da Amazônia; trabalho, movimentos sociais e políticos.

Prof. Dr. Eurípedes Antonio Funes  
Temáticas de pesquisa: Escravidão; trabalhadores, história e meio ambiente; comunidades quilombolas; identidades; natureza e cultura e movimentos sociais; história do Brasil Colônia e Império.

Profa. Dra. Lara de Castro  
Temática de pesquisa: Trabalhadores, costumes e cotidiano; trabalhadores e formas individuais e coletivas de resistência cotidiana; trabalho em condições degradantes, trabalho compulsório e análogo à escravidão; trabalhadores e suas formas de reprodução social no mundo rural; trabalhadores, saúde e doença; trabalhadores, pobreza e movimentos sociais; trabalhadores e migrações; frentes de expansão econômica, obra públicas e trabalhadores.

Prof. Dr. Sidney Lobato 
Temáticas de pesquisa: História social dos trabalhadores do campo e da cidade; migrações, desterritorializações e reterritorializações em diferentes escalas; formas quotidianas de resistência e movimentos sociais; táticas de sobrevivência quotidiana e culturas de classe; lugares de memória da classe trabalhadora; fontes, teorias e metodologias da História Social.

 

2) PODER, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES

A linha de pesquisa baseia-se na articulação entre a História Política renovada, a História Cultural e a História Social, ao congregar objetos de investigação relacionados a movimentos sociais e suas identidades políticas. Desse modo, privilegia-se pesquisas históricas que busquem o diálogo entre as dimensões culturais, sociais e o espectro político de ações individuais ou de grupos, consubstanciadas nas disputas pelo poder entre diferentes projetos de dominação e de resistência, enfatizando também os variados consensos, acordos e negociações diversas. A linha tem por objetivo ainda discutir as identidades e relações de poder envolvendo questões raciais, indígenas, religiosas, mulheres, povos tradicionais, comunidades quilombolas dentre outros. Considerando que as ações sociais são simbolicamente referidas, ensejam, portanto, representações que podem assumir diferentes formas, e produzir múltiplas leituras e usos do passado, sendo elaboradas e reelaboradas historicamente.

Docentes:

Prof. Dr. Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior  
Temáticas de pesquisa: História intelectual, instituições e culturas políticas nas Américas; História contemporânea dos Estados Unidos; Relações Interamericanas; História e Cinema; identidades nacionais nas Américas e o ensino de História.Prof. Dr.

Prof. Dr. Andrius Estevam Noronha  
Temáticas de pesquisa:História e política; ensino de História Moderna; História Social das Elites; História da Religião e Religiosidade; Imigração Europeia; História regional e local; História da Amazônia Colonial; Metodologia da Pesquisa com ênfase em Paleografia e Prosopografia.

Prof. Dr. Iuri Cavlak  
Temática de pesquisa: História Política; História da América; Teoria da História; (ênfase na obra de Marx e no Marxismo); Formação Histórica da Região das Guianas; Relações Internacionais; Diplomacia; Desenvolvimento Regional no Brasil.

Prof. Dr. Fabio Py Murta de Almeida
Temática de pesquisa: História da Igreja; Religião e Politica; História dos Evangélicos e Protestantes.

Profa. Dra. Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos  
Temáticas de pesquisa: Literatura portuguesa, literatura de viajantes, literatura africana, História Colonial, História da Educação.

Prof. Dr. Fernando Torres Londoño  
Temáticas de pesquisa: Religião; igreja; religiosidade popular; missões; ordens religiosas; povos indígenas e História da Amazônia; História da América Latina com ênfase no período colonial.

Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis 
Temáticas de pesquisa: Religião e politica; religião e gênero; religião e educação; religião e intolerância religiosa; religião e cultura; pluralismo religioso na Amazônia.