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Resultado Provisório das Inscrições Homologadas – Edital N. 01/2021 – PPGLET/UNIFAP

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), torna público o resultado provisório das inscrições homologadas do Processo Seletivo  – Turma/2021. 

Linha de Pesquisa (1): Diversidade Linguística na Amazônia

Linha de Pesquisa (2): Literatura, cultura e memória

Prazo para recurso da homologação de inscrição Até às 23h 59 min. do dia 02/06/2021

Conforme o  Edital N. 01/2021 – PPGLET/UNIFAP,  o recurso deverão encaminhado pela/o candidato/a de acordo com o Formulário de Recurso Administrativo (Anexo X) e deverá ser anexado junto ao e-mail e enviado à comissão do processo seletivo no endereço eletrônico ppglet.unifap@gmail.com. No assunto do e-mail deve constar: RECURSO – HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES.

Macapá-AP, 31 de maio de 2021.

 

 

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PRORROGAÇÃO – Chamada de bolsas CAPES/FAPEAP

CHAMADA N. 2/2021

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – CAPES/FAPEAP

 

PRORROGAÇÃO

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) PROROGA os prazos para o envio de documentação para as bolsas do PDPG-CAPES/FAPEAP.

 

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Data Etapas
14/05/2021 Divulgação da chamada
Das 08h do dia 15 até às 23h59min do dia 30/05/2021 Inscrições e entrega da documentação
31/05/2021 a 02/06/2021 Análise da documentação
02/06/2021 Divulgação do resultado

 

Macapá, 26 de maio de 2021.

Comissão de Acompanhamento do Edital 018/2020 -PDPG/FAP

Portaria n. 0658/2021

 

Aviso de prorrogação em PDF: clique aqui

Texto da Chamada 02/2021: clique aqui

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Chamada 02/2021 – Bolsa do PDPG-CAPES/FAPEAP

CHAMADA N. 2/2021

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – CAPES/FAPEAP

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção interno de mestrandos da Turma 2020 (Edital n. 01/2019-PPGLET/UNIFAP), regularmente matriculados, interessados em Bolsas de Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

1 DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. Esse processo seletivo selecionará projetos de dissertações que tenham aderência ao Projeto “Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação Emergentes em Letras, História e Educação da Universidade Federal do Amapá: formação de pessoal e desenvolvimento científico em Educação na Amazônia”.

1.2. O referido projeto tem o objetivo de promover a formação qualificada de profissionais em Educação visando ao desenvolvimento profissional, científico, tecnológico e social na região amazônica e, em particular, no Amapá, a partir de pesquisas dialoguem diretamente com os temas “Educação, Cultura e Linguagens na Amazônia” e “Sociedade, Tecnologia e Formação de Professores”.

1.2.1. Educação, Cultura e Linguagens na Amazônia aborda ações e metodologias educacionais em contexto específicos da região, como educação escolar indígena, quilombola e do campo;

1.2.2. Sociedade, Tecnologia e Formação de Professores trata, sobretudo, de questões político-educacionais e da inserção de tecnologias na formação de professores, visando ao desenvolvimento profissional e político-social.

1.3. O processo seletivo ficará a cargo da Comissão de Acompanhamento do Edital 018 (PDPG/FAP) do PPGLET e será realizado conforme cronograma de execução (item 4).

2 DAS INSCRIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

2.1 As inscrições devem ser enviadas obrigatoriamente por meio do e-mail do PPGLET (ppglet.unifap@gmail.com), no período de 08 horas do dia 15 de maio de 2021 até às 23 horas e 59 minutos do dia 25 de maio de 2021.

2.3. A documentação deverá ser enviada no ato da inscrição. Os documentos devem estar assinados e escaneados, com identificação do/da discente e do documento, em formato PDF (exemplo: EDUARDO-Carteira de Identidade.pdf). 

2.4.  No título do e-mail deve constar “Inscrição de Bolsas” e identificação do/da discente (exemplo de título do e-mail: Inscrição de Bolsas-EDUARDO DA SILVA).

2.5. Para efeito de inscrição deve ser enviada a seguinte documentação escaneada:

  1. Carta de intenções (cf. Modelo de Carta de Intenções – Anexo 1);
  2. Currículo Lattes atualizado;
  3. Roteiro de avaliação do currículo Lattes preenchido (Cf. Anexo 2);
  4. Carteira de Identidade e do CPF (passaporte em caso de estrangeiro);
  5. Comprovante de endereço: conta de luz, água, telefone ou internet em nome do/da discente, cônjuge ou pais; ou cópia do contrato de locação do imóvel em nome do/da discente, cônjuge ou pais; ou declaração do responsável pelo imóvel atestando a residência do/da discente.
  6. Comprovante de conta corrente ativa no Banco do Brasil em que o discente seja o titular.
  7. Comprovantes de renda familiar:
    1. Declaração de que não possui renda ou que está afastado sem remuneração;
    2. Contracheque do/da discente e dos/das mantenedores/as da família;
    3. Carteira de trabalho (folha de identificação e registro do início e término do último contrato ou contratos ativos) do/da discente e dos/das mantenedores/as da família;
    4. Declaração de imposto de renda do/da discente e dos/das mantenedores/as da família ou declaração de isento assinada pelo/a discente e pelos/as mantenedores/as da família;
    5. Documentos e declarações de ausência de renda dos dependentes do/da discente e dos/das mantenedores/as da família.
  8. Formulário de Cadastro de Bolsista da CAPES-DS preenchido, assinado e escaneado (Anexo 3);
  9. Termo de Compromisso preenchido, assinado e escaneado (Anexo 4);
  10. Termo de ciência de limite de parcela de bolsas do PPGLET preenchido, assinado e escaneado (Anexo 5).

2.6.  Não serão aceitas inscrições enviadas após o prazo estabelecido nesta chamada.

2.7. O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) não se responsabiliza por possíveis problemas técnicos durante o envio da documentação.

2.8. As inscrições enviadas com arquivos corrompidos ou ilegíveis serão eliminadas.

3 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

3.1. Os projetos de dissertação serão avaliados por meio da carta de intenções;

3.1.1. Em sua carta de intenções, o/a discente deve demonstrar a relação de seu projeto com os temas PDPG-CAPES/FAPEAP (cf. itens 1.1 e 1.2).

3.1.2. Os projetos de dissertação serão avaliados de acordo com a capacidade de contribuírem, através de produção própria,  para os resultados esperados pelo projeto do PDPG-CAPES/FAPEAP.

3.1.3. A carta de intenções receberá uma nota de 0 a 10,0.

3.2. A produção discente será  avaliada por meio do currículo Lattes 

3.2.1. Para pontuação será considerado a ficha de avaliação do currículo (cf. anexo 2)

3.3. Critérios de desempate, por ordem:

(a) Menor renda familiar;

(b) Maior nota final no processo seletivo.

 

4 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Data Etapas
14/05/2021 Divulgação da chamada
Das 08h do dia 15 até às 23h59min do dia 25/05/2021 Inscrições e entrega da documentação
26 a 28/05/2021 Análise da documentação
28/05/2021 Divulgação do resultado

5 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. A inscrição do/a discente implica aceitação das normas e instruções para o processo de seleção, contidas nesta chamada e na Portaria n. 76, de 14 de abril de 2010, que regulamenta o programa de Demanda Social da CAPES.

5.2. As normas para duração, cancelamento, suspensão e revogação da Bolsa CAPES são aquelas dispostas na Portaria n. 76, de 14 de abril de 2010, que regulamenta o programa de Demanda Social da CAPES.

5.3. Quaisquer regras previstas nesta Chamada poderão ser alteradas, a qualquer tempo, antes da realização da seleção, mediante nova publicação do item ou itens eventualmente retificados, alterados ou complementados.

5.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão responsável e, se necessário, em consulta ao Colegiado do PPGLET.

 

Macapá, 14 de maio de 2021.

Comissão de Acompanhamento do Edital 018-PDPG/FAP
(Portaria n. 0658/2021)

ANEXOS

Chamada 02/2021 – PPGLET/UNIFAP

Anexo 1 – Carta de Intenções

Anexo 2 – Roteiro de Avaliação do Currículo

Anexo 3 – Formulário de Cadastro de Bolsista da CAPES-DS

Anexo 4 – Termo de Compromisso

Anexo 5 – Termo de ciência de limite de parcela de bolsas

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Defesa de Dissertação: Jorlaíne Monteiro Girão de Almeida

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá (PPGLET/UNIFAP) convida para a defesa da Dissertação:

Imagens de controle e o mito da beleza:
uma análise dos estereótipos na obra Exageros e Delicadezas, de Carla Nobre

De Jorlaíne Monteiro Girão de Almeida

Dia 29/03/2021, às 14h

 

Banca:

Prof. Dr. Yurgel Pantoja Caldas (Orientador)

Profa. Dra. Natali Fabiana da Costa e Silva (PPGLET/UNIFAP)

Prof. Dr. Alexandre Adalberto Pereira (PPGED/UNIFAP)

 

Para acompanhar essa defesa, clique aqui:
https://forms.gle/BwDcTTVqRDuYpB53A

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Processo Seletivo PPGLET/2021

EDITAL N.º 01/2021 – PPGLET/UNIFAP – 16 DE FEVEREIRO DE 2021
PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM LETRAS DO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – TURMA 2021

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) torna público o presente Edital de Seleção para o Curso de Mestrado em Letras – Turma 2021, com inscrição de candidatos/as no período de 01 a 31 de março de 2021, para ingresso de discentes no 2º Semestre de 2021, conforme Calendário do PPGLET/UNIFAP. 

O Curso de Mestrado Acadêmico em Letras do PPGLET/UNIFAP tem 01 (uma) área de concentração, Linguagens na Amazônia, e está estruturado em 02 (duas) Linhas de Pesquisa:

(1) Diversidade Linguística na Amazônia e (2) Literatura, Cultura e Memória.

O PPGLET/UNIFAP busca formar profissionais capazes de reconhecer, promover e investigar a diversidade linguístico-social, cultural e literária amazônida, a partir de uma base teórico-metodológica sólida, bem como de produzir conhecimento relevante em Linguística e Literatura.
Poderá inscrever-se no Processo Seletivo PPGLET/UNIFAP aqueles/as que tenham concluído o ensino superior. O prazo para conclusão do curso de mestrado em Letras é de 24 (vinte e quatro) meses, com atividades nos turnos da manhã, tarde e noite.
A seleção de candidatos/as ocorrerá nas datas e nas disposições especificadas no presente Edital e nos seus anexos.  Para o Processo Seletivo de 2021 estão sendo ofertadas 29 (vinte e nove) vagas, distribuídas nas 02 (duas) linhas de pesquisa do Curso. Dentre as 29 (vinte e nove) vagas ofertadas 12 são de ampla concorrência e 17 são destinadas à Política de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Amapá, conforme as diretrizes da Resolução Nº 39/2017, de 29 de novembro de 2017:
a) 05 (cinco) são para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas e com deficiência;
b) 12 (doze) para pessoas indígenas.
c) 01 (uma) para pessoa autodeclarada trans (transexuais ou travestis).

Para mais informações confira o link Processo Seletivo/Turma 2021

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Convite de matrícula como alune especial para a disciplina “Tópicos em Literatura: Deslocamento e a experiência do corpo feminino”

A  disciplina  “Tópicos  em Literatura:  Deslocamento  e  a  experiência  do  corpo  feminino”, ofertada pelo Programa  de  Pós-Graduação  em  Letras  da  Universidade  Federal  do  Amapá (PPGLET/UNIFAP) no período de 20/01 a 24/02, abre vagas para alunes especiais. A disciplina integra a linha de pesquisa Literatura, Cultura e Memória e será ministrada pelas docentes Juliana Pimenta Attie (UNIFAL), Natali F. Costa e Silva (PPGLET/UNIFAP) e Viviane Ramos de Freitas (UFRB).

 

“Tópicos  em Literatura:  Deslocamento  e  a  experiência  do  corpo  feminino”, com base no estudo de obras de ficção e ensaios de escritoras como Jamaica Kincaid, Michelle Cliff, Jean Rhys, Nicole Dennis-Benn, Cynthia McLeod e Marie-George Thebia abordará questões teórico-críticas que envolvem a produção de mulheres no contexto pós-colonial caribenho e guianense.

 

As inscrições devem ser feitas até 19/01 levando-se em consideração os pontos abaixo:

 

Disciplina CH Dia/Hora Prof. Responsável
 

Tópicos  em Literatura:  Deslocamento  e  a  experiência  do  corpo  feminino

 

 

45h

 

Quarta-feira

18h

 

Juliana Pimenta Attie (UNIFAL)

Natali F. Costa e Silva (UNIFAP)

Viviane Ramos de Freitas (UFRB)

 

 

  1. Aos alunos especiais aplicam-se as mesmas obrigações dos alunos regulares, particularmente, o disposto nos artigos 35 e 37 do Regimento do PPGLET (disponível em www2.unifap.br/ppglet);
  1. O aproveitamento de créditos em disciplinas do PPGLET/UNIFAP como aluno especial e/ou externo não garante ao candidato a entrada no programa como aluno regular, nem vantagens no processo seletivo para esse fim;
  2. O/A interessado/a deve enviar para o e-mail ppglet.unifap@gmail.com o Formulário de Inscrição – Alune Especial preenchido (disponível em http://www2.unifap.br/ppglet/formularios ) e cópia digital do diploma ou certidão de graduação ou atestado de conclusão de curso de graduação até 19/01/2021;
  3. O/A interessado/a será responsável pela veracidade de todas as informações prestadas e pela autenticidade de todos os documentos apresentados, bem como será responsável por qualquer erro ou omissão, sob pena de ter sua inscrição invalidada ou desligamento da disciplina a qualquer momento em que for detectada a irregularidade;
  4. Informações poderão ser obtidas pelo e-mail unifap@gmail.com .

 

Bibliografia

 

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. Série Feminismos Plurais.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. Série Feminismos Plurais

DENNIS-BENN, Nicole. Bem-vindos ao paraíso. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Editora Morro Branco, 2018. Disponível em : http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/issue/view/183. Acesso em 07/11/2020.

DONNEL, A. Twentieth century Caribbean literature: critical moments in anglophone literary theory. London and New York: Routledge, 2006.

FEDERICI, S. Caliban and the Witch: women, the body and primitive accumulation. New York: Autonomedia, 2014. 

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula (Org.) Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Cortez, 2010.

HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher?: Mulheres negras e feminismo. 5. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KING, Rosamond. Island bodies: transgressive sexualities in the Caribbean imagination. Florida: University Press of Florida, 2016.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3): 935-952, setembro-dezembro/2014.

McLEOD, J. Beginning postcolonialism. 2. ed. Manchester: Manchester University Press, 2010.

MIGNOLO, Walter D. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. Trad. Fernanda Abreu; Prefácio: Ta-Nehisi Coates. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos Rumos. Marília (SP), nº 37, maio-2002.

RHYS, J. Vasto Mar de Sargaços. Trad. Carlos Pinheiro. Lisboa: Bertrand, 2009.

RHYS, J. Wide Sargasso Sea. Notas e introd. Angela Smith. London: Penguin, 1997.

RICH, A. Blood, bread and poetry. Selected prose. 1979 – 1985. New York: Norton, 1986.

RICHARDSON, A. Romantic voodoo: obeah and British culture. In: OLMOS, M. F.; PARAVISINI-GEBERT, L. (Ed.). Sacred possessions: vodou, santería, obeah and the Caribbean. London: Rutgers University Press, 2000, p. 171-194. 

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SPIVAK, G. C. “Three women’s texts and a critique of imperialism”. In: ASHCROFT, B.; GRIFFITHS, G.; TIFFIN, H. (Ed.). The post-colonial studies reader. London and New York: Routledge, 1995, p. 269 – 272.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: UFMG, 2010.

THEBIA, Marie-George. La vie Bidim d’Ambrosia Nelson. Paris: L’Harmattan, 2016.

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

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Interrupção das disciplinas remotas

Em virtude das dificuldades oriundas do apagão energético do Amapá e do comunicado da Reitoria da UNIFAP, a coordenação do PPGLET informa que as disciplinas “Variação, Mudança e Contato Linguístico” e “Tópicos em Estudos Literários I” estão temporariamente suspensas.
 
Entraremos em contato assim que o calendário da UNIFAP for ajustado.
 
Espero que todas e todos estejam bem. Meus votos sinceros de dias melhores para nós todas e nós todos.
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I Ciclo de Pesquisas e Debates do Grupo de Pesquisas do NEPLA

O I Ciclo de Pesquisas e Debates do Grupo de Pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq) tem como objetivo socializar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas a nível de graduação e pós-graduação pelos estudantes e pesquisadores do grupo, além de promover debates relativos a temas no campo da Linguística, da Linguística Aplicada e Estudos (críticos) do Discurso.

Mais informações em: https://www.even3.com.br/cdpednepla2020/