Professores
Profa. Dra. Anneli Mercedes Celis de Cardenas

Profa. Dra. Anneli Mercedes Celis de Cardenas
Possui graduação em Enfermagem - Universidad Nacional Del Callao (1988), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da Usp (1999) e Doutorado Interunidades em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo- EEUSP. (2004). Pesquisador DCR da Universidade Federal do Amapá (2006 -2009). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem, foi Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Enfermagem da UNIFAP 2011 e 2012 Portaria 412/2012. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem UNIFAP- 2014-05/2018 Portaria 1653/2014, Coordenadora do Doutorado Interinstitucional USP/UNIFAP-Portaria 1072/2021, Membro parecerista do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Amapá-Portaria 52/2015 - Brasil. Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde-PPGCS da Unifap Portaria 1731/2021 Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem: Fundamentos de Enfermagem, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa em Enfermagem, Educação Permanente em Saúde e Qualidade de vida no processo de saúde e doença na região Amazônica, Metodologia da Pesquisa.
Profa. Dra. Camila Rodrigues Barbosa Nemer

Profa. Dra. Camila Rodrigues Barbosa Nemer
Coordenadora do Programa de pós-graduação em Enfermagem para o Cuidar-Educar (PROECE) - Mestrado Profisisonal. Docente do Curso de Graduação Enfermagem e do Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amapá. Doutora em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (2022). Mestre pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Pará em associação ampla com a Universidade Federal do Amazonas (PPGEnf - UEPA/UFAM), bolsista CAPES. Graduada pela Universidade do Estado do Pará. Foi enfermeira da Estratégia da Saúde da Família, foi bolsista do Ministério da Saúde pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB 2012/2013. Pertenceu ao Centro Acadêmico de Enfermagem/UEPA/Campus XII. Foi Bolsista de Iniciação Científica/FAPESPA/UEPA (2008 - 2009 e 2010 - 2011). Associada da Associação Brasileira de Enfermagem/ABEn. Áreas de Interesse: Cuidar-Educar, Tecnologias educativas, Promoção da saúde, Prevenção e Cuidado em Doenças transmissíveis e não transmissíveis, Vulnerabilidade socioambiental. Vice-presidente da ABEn Seção Amapá (Gestão provisória 2016 e Diretoria eleita 2020-2022), Diretora Financeira (Diretoria 2023-2025). Membro da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Materno Infantil - GEPMI. Membro do Grupo de pesquisa Vulnerabilidade Socioambiental, Desastres e Saúde. Membro do Núcleo de pesquisa em bioética e saúde coletiva/Amapá - NUPEBISC/AP. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação e Tecnologias com Populações vulneráveis na Amazônia (SETA).
Prof. Dr. Elinaldo da Conceição dos Santos

Prof. Dr. Elinaldo da Conceição dos Santos
Fisioterapeuta. Pós Doutoramento em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) com colaboração da Université Catholique de Louvain (Bruxelas - Bélgica). Doutor em Fisioterapia pela UNICID. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Faculdade de Macapá. Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva no adulto (Faculdade Anhanguera, Unidade Amapá). Especializando em Gestão de Programas de Residência em Saúde (Sírio Libanês). Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade Seama. Membro do Conselho Editorial da Revista Estação Científica. Membro do Corpo Editorial da Revista "touchREVIEWS in Respiratory Pulmonary Diseases". Professor Adjunto da UNIFAP nas disciplinas de fisioterapia na unidade de terapia intensiva, respiratória e cardiovascular. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação (Stricto Sensu) em Ciências da Saúde (nível de mestrado). Chefe do laboratório de Fisioterapia Cardiovascular e respiratória da UNIFAP.
Profa. Dra. Francineide Pereira da Silva Pena

Profa. Dra. Francineide Pereira da Silva Pena
Graduação pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata (1987), Especialização em Saúde Pública pela FIOCRUZ (1997), Especialização em Linhas de Cuidados em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), Especialização em Podiatria Clínica pela Universidade Estadual do Amazonas (2020); Especialização em Gestão de Programas de Residências em Saúde-GPRS pelo Hospital Sírio Libanês (2023); Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003); Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Professor Associado III- c/ doutorado da Universidade Federal do Amapá, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (2020-2024), Líder do Grupo de Estudos em Doenças e Agravos Crônicos-GEDAC, Membro Fundador da Rede de Estudos em Tecnologias Educacionais-RETE; Membro Fundador do Time de Gestão em Feridas Complexas - TIGESFC. É enfermeira - Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Amapá, atuando na Unidade Básica de Saúde -UNIFAP. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde do adulto e do idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, diabetes mellitus, doenças do pé relacionadas ao Diabetes Mellitus, educação em saúde, promoção da saúde, saúde e meio ambiente, plantas medicinais e fitoterapia; resiliência e doenças crônicas, sistematização da assistência de enfermagem.
Profa. Dra. Inana Fauro de Araújo

Profa. Dra. Inana Fauro de Araújo
Bióloga, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em Docência na Educação Superior. Mestre em Ciências Farmacêuticas (2018) e Doutora em Inovação Farmacêutica (2022). Desde 2018, é docente efetiva da Universidade Federal do Amapá, atuando no Colegiado de Enfermagem do Campus Marco Zero. Desenvolve atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com enfoque interdisciplinar em temáticas relacionadas à educação, saúde pública e ciência aplicada. Suas linhas de pesquisa envolvem o estudo químico e biológico de fármacos de origem sintética e natural, com ênfase em ensaios biológicos voltados ao controle de vetores, principalmente Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus. Coordena projetos de extensão voltados à educação em saúde e à popularização científica, com ações direcionadas à conscientização sobre a importância do controle vetorial e prevenção de arboviroses.
Prof. Dr. José Luis da Cunha Pena

Prof. Dr. José Luis da Cunha Pena
Enfermeiro formado pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata de Belém-Pa. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGE); área de concentração: Cuidado em Saúde; Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco; Especialista em Saúde Mental pelo Curso do Hospital Juliano Moreira em Belém- PA; Especialista em Saúde Pública pela FIOCRUZ e Gestão em Saúde pelo MS; Professor do Magistério Superior, Associado IV com Doutorado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Professor do Curso Programa de Mestrado em Ciências da Saúde (PPGCS). Membro suplente do Departamento de Enfermagem em Saúde Mental da ABEn nacional. Membro do Núcleo Estruturante (NDE) do curso de Enfermagem da UNIFAP; Enfermeiro em Saúde Mental e Psiquiatria da Secretaria de Estado da Saúde, lotado no Hospital de Clínicas, do Serviço de Psiquiatria. Coordenador do Departamento de Enfermagem em Saúde Mental (DESM) da ABEN-AP. Coordenador do Programa de Residência em Saúde Mental da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva; Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria do curso de Enfermagem da UNIFAP; Projeto de Extensão Relacionamento Terapêutico; Programa Mentalizando na Rádio Universitária; Enfermagem em Atenção Psicosocial: grupo de apoio em Saúde Mental. Coordenador do Grupo Técnico de Saúde Mental do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-AP). Com estudos na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Suicídio; Saúde menta e Psiquiatria; Enfermagem e fatores de risco; Medicamento antirretroviral; Adesão ao tratamento; Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE); Avaliação neurológica e TCE; Cuidados de Enfermagem e Processo de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Depressão e Diabetes Mellitus; Bioética e Saúde Mental. RT das disciplinas de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica da UNIFAP.
Profa. Dra. Lethicia Barreto Brandão

Profa. Dra. Lethicia Barreto Brandão
Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, nas disciplinas de estágio supervisionado I e II; Semiologia e Semiotécnica; História e Teorias de Enfermagem. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem para o Cuidar-Educar (2025-2027). Responsável Técnica de Estágio Supervisionado da UNIFAP. (2025-2026). Vice-coordenadora do curso de Enfermagem (2023-2025). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde- UNIFAP. Doutora em Inovação Farmacêutica pela UNIFAP. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UNIFAP. Possui Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família; Especialização em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital; e Gestão e Docência do Ensino Superior. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela UNIFAP e Pedagogia pela UniBF. Atualmente, desenvolve pesquisas relacionadas à plantas medicinais, REAC e saúde da mulher.
Profa. Dra. Lise Maria Carvalho Mendes

Profa. Dra. Lise Maria Carvalho Mendes
Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto daUniversidade de São Paulo (EERP-USP). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal doAmapá (PPGCS-UNIFAP). Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Professora Adjunta II do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É pesquisadora do Grupo G-Mulheres (EERP-USP), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa doCNPq, e fundadora/tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Infosaúde: Literacia Digital na Amazônia na UNIFAP, vinculado à Rede de Integridade da Informação. Avaliadora do BASis/INEP-MEC para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação em Enfermagem e Instituições de Ensino Superior. Membro do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materna do Amapá e integrante da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UNIFAP. Desenvolve e orienta pesquisas com enfoque qualitativo e de métodos mistos, com ênfase nas seguintes temáticas: saúde sexual e reprodutiva, saúde das mulheres, saúde em regiões de fronteira, saúde de populações em situação de vulnerabilidade, desinformação em saúde, e a intersecção entre comunicação, tecnologia e equidade em saúde.
Profa. Dra. Luzilena de Sousa Prudêncio

Profa. Dra. Luzilena de Sousa Prudêncio
Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017); Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009); Especialista em Enfermagem Obstétrica (2001) pelo Ministério da Saúde; Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, pela Fundação Osvaldo Cruz (1999); Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata - UEPA (1993). Professora Associado Nível III, no Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá desde 1993 até presente data. Coordenadora do Curso de Doutorado Interinstitucional em Saúde Coletiva UFSC/UNIFAP. Líder do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva - NUPEBISC/AP, Membro do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva/UFSC; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Materno Infantil - GEPMI. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem/UNIFAP no período de 2018 a 2019. Supervisora no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/UNIFAP - Área de Concentração Saúde da Criança e Adolescente (2018 a 2025). Atua como Enfermeira na Superintendência de Vigilância em Saúde/SESA. Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Diagnóstico Terapêutico - Hospital Universitário - UNIFAP. Tem experiência na área de saúde coletiva, Saúde Pública, enfermagem, bioética, saúde da mulher, criança e adolescente, gestão de serviços de saúde, gerência de projetos com organismos internacionais, educação à distância. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão em saúde; gestão hospitalar; saúde coletiva, bioética, saúde da mulher, criança e adolescente, saúde pública, trabalho de enfermagem e educação.
Profa. Dra. Maria Izabel Côrtes Volpe

Profa. Dra. Maria Izabel Côrtes Volpe
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Amapá (1999), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: visão de cores, psicofísica, comunidades amazônicas e contaminação mercurial.
Profa. Dra. Marlucilena Pinheiro da Silva

Profa. Dra. Marlucilena Pinheiro da Silva
Possui graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRICIA pela ESCOLA DE ENFERMAGEM MAGALHAES BARATA, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia . Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem do CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ (CEAP), Presidente do NDE do Curso de Enfermagem/CEAP. Membro do Conselho Superior do CEAP. Docente do curso de graduação em enfermagem - UNIFAP, Docente do mestrado em ciências da saúde - UNIFAP, Enfermeira - UNIDADE BASICA DE SAUDE DA UNIFAP, Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, hipertensão induzida pela gravidez, Doenças crônicas, adolescente e autocuidado, Educação em Saúde e Saúde Coletiva.
Profa. Dra. Nely Dayse Santos da Mata

Profa. Dra. Nely Dayse Santos da Mata
Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de São Paulo / USP (2016). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá / UNIFAP (2009). Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Ministério da Saúde (2001). Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata / UEPA - Belém / PA (1982). Professora Associada III do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde/UNIFAP. Assume a cadeira das disciplinas Materno Infantil. É professora do Programa de Mestrado Profissional - ProfSaúde/FioCruz-Unifap.Tem experiência como supervisora e Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva / UNIFAP, área de Concentração: Saúde da Criança e do Adolescente; idem na área da Epidemiologia do Óbito Materno e Infantil. Coordena Projeto de Extensão voltado para o Grupo de Adolescentes Primigestas-GEAGA e Grupo de Estudos e Pesquisas Materno Infantil-GEPMI. Membro do Núcleo de pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva/Amapá - NUPEBISC/AP. Atua nas linhas de pesquisa, Saúde da Mulher, Saúde do Adolescente no contexto vivido, Saúde da Criança. Tem experiência com comunidades Indígenas; Enfermagem e Educação. Integrante dos seguintes projetos multicentrico/UNB: 1- Coordenado pela Prof.. Dra. Josivania Silva Farias, sob o titulo: A literacia digital e a experiência de cidadãos usuários do aplicativo e de profissionais da Atenção Primária à Saúde a partir de fatores facilitadores e inibidores da aceitação e uso da ferramenta. Assim como também faço parte do projeto multicentrico/UNB, coordenado pela Professora Dra.Ana Valéria Machado Mendonça Professora Associada da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília - Departamento de Saúde Coletiva - FS/DSC/UnB / Coordenadora do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde, sob o título: Rede BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã: ações estratégicas de informação, educação e comunicação. 2 Coordenado Profa. Dra. Ana Valéria Machado Mendonça Professora Associada da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília - Departamento de Saúde Coletiva - FS/DSC/UnB./Coordenadora do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde, o projeto tem o titulo: Rede BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã: ações estratégicas de informação, educação e comunicação.
Prof. Dr. Rubens Alex de Oliveira Menezes

Prof. Dr. Rubens Alex de Oliveira Menezes
Possui Graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Amapá (2009). Pós-Graduação em Microbiologia Nível de Especialização pela Universidade de Fortaleza, Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá - META, Pós-graduação em Gestão em saúde pública pela Faculdade de Macapá - FAMA, Pós-graduação em Enfermagem Forense, Biologia Molecular e Genética e Perícia criminal pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses, INFOR. Pós-Graduação Nível de Mestrado em Ciências da Saúde Área de Concentração: Epidemiologia e Saúde Pública pela Universidade Federal do Amapá (2013). Pós-graduação Nível de Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPG BAIP) pela Universidade Federal do Pará. Ademais, é docente do curso de Bacharelado em Enfermagem nomeado pela portaria 2029 de 12.11.2015 (2015) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuou como Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UNIFAP (2019-2021). Atualmente é professor Adjunto C, nível 03 da Universidade, sendo credenciado como docente da Pós-Graduação nível de mestrado em Ciências da Saúde da UNIFAP (2021). Adicionalmente, é integrante da Câmara Técnica de Atenção em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (2021), professor-tutor do grupo PET enfermagem (2021) e Pós-doutor em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminense. Atua nas linhas de pesquisa direcionadas as doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas, desenvolvendo estudos com enfoque especial em: Saúde pública, coletiva, epidemiologia e controle de doenças transmissíveis, não transmissíveis, infecciosas e parasitárias de interesse sanitário.
Profa. Dra Samea Marine Pimentel Verga

Profa. Dra. Samea Marine Pimentel Verga
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2021), mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá (2013). Especialista em Enfermagem Cirúrgica, Terapia Intensiva, Gestão em Programas de Residência em Saúde. Professora adjunto da Universidade Federal do Amapá e Chefe da Unidade de Centro Cirúrgico e CME do HU-UNIFAP. Atua na assistência, ensino e gestão, com experiência em unidades cirúrgicas, intensivas e oncológicas. Desenvolve e coordena projetos de pesquisa, com foco em doenças crônicas, obesidade, famílias de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), condições cirúrgicas, resiliência e família. Membro do Grupo de Estudos em Doenças e Agravos Crônicos (GEDAC) e da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Amapá. Interesse nas áreas doenças crônicas não transmissíveis, práticas integrativas e complementares em saúde, obesidade, TEA, cuidado centrado na pessoa e na família, enfermagem cirúrgica e terapia intensiva.
Profa. Dra. Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini

Profa. Dra. Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini
Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde pelo Programa Acadêmico Ciências do Cuidado em Saúde (Paccs) da Universidade Federal Fluminense-UFF (2024), tendo com oorientador o Prof. Dr. Valdecyr Herdy Alves, com a tese intitulada Saúde sexual e reprodutiva de adolescentes ribeirinhos e seus determinantes sociais da saúde: estudo de métodos mistos. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá(UNIFAP) (2017). Especialista em Obstetrícia (2001), Saúde da Família (2006) e em Docência Ensino Superior (2012). Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado emEnfermagem pela UNIFAP (1999). Atuou como preceptora do Governo do Estado do Amapá em Residência de Enfermagem nas especialidades de Saúde da Família e Obstetrícia. Com experiência nas áreas de Saúde da Família, onde foi enfermeira supervisora da Estratégia Saúde da Família pela Prefeitura Municipal de Macapá (2001 a 2013). Desde 2013, docente efetiva, adjunto 2, na Universidade Federal do Amapá, no colegiado de enfermagem na área de conhecimento: materno Infantil na Atenção Básica, Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Enfermagem Pediátrica. Participa do grupo de pesquisa: Maternidade: Saúdedas Mulheres e Crianças/EEAAC/UFF; Grupo de Estudo e Pesquisa Materno infantil/Unifap. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em saúde da mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica, vacinação, adolescentes e HPV.
Profa. Dra. Veridiana Barreto do Nascimento

Profa. Dra. Veridiana Barreto do Nascimento
Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Enfermagem da Universidade de São Paulo-USP, Especialista em Saúde e Segurança no trabalho, com graduação em Enfermagem. Docente na Universidade Federal do Amapá-Campus Binacional do Oiapoque, no curso de Enfermagem no sistema modular de ensino e docente da Universidade do Estado do Pará-UEPA. Experiência no Ensino, Pesquisa e Extensão nas seguintes áreas: Saúde Coletiva, Fundamentos de enfermagem, Saúde da Criança, Saúde da Mulher na Atenção Básica, Saúde de populações tradicionais (Quilombola e ribeirinho), Literacia em Saúde, Vulnerabilidades com eixo na atenção primária e bem viver com ênfase para Saúde única.
Prof. Dr. Walter de Souza Tavares

Profa. Dr. Walter de Souza Tavares
Doutor em Inovação Farmacêutica pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica da Universidade Federal do Amapá; Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP; Especialista em Enfermagem Cirúrgica em modalidade de Residência pela Secretaria Estadual de Saúde do Amapá - Sesa/AP; Especialista em Regulação em Saúde no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Especialista em Processos e ferramentas gerenciais para integração e sinergia de projetos no SUS pela Faculdade de Educação em Ciências da Saúde; Especialista em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês; Graduado em Enfermagem pela UNIFAP; Professor e pesquisador do curso de Enfermagem da UNIFAP; Atua como docente nas disciplinas de Enfermagem em Saúde do adulto e do idoso, Enfermagem clínica e cirúrgica e Enfermagem em ambientes de alta complexidade. Tem experiência em Enfermagem em centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, Clínica de Nefrologia, Central de Material e Esterilização e em assistência a pessoas com feridas. Atua também como apoiador técnico para o Conselho de Secretarias municipais de Saúde do Amapá e atualmente exercer o papel de apoiador do Programa Mais Acesso a Especialistas na Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.
