Área de concentração e Linhas de Pesquisa

Produtos e processos para o cuidar-educar em enfermagem de grupos em condições de vulnerabilidade na Amazônia

Estudos sobre o processo de saúde/doença das grandes causas de morbidade e ou mortalidade: doenças infecciosas, parasitárias, maternas, perinatais, infantojuvenis e nutricionais; condições/doenças não transmissíveis. Estudos epidemiológicos, sobre causas externas, ambientais e sociais que afetam a saúde humana e qualidade de vida. Desenvolvimento de práticas inovadoras de Enfermagem, produção de saberes, processos e produtos para o cuidar – educar com ênfase em grupos humanos vulneráveis. Proposição de tecnologias para o cuidado individual e coletivo e de políticas públicas, com foco na integralidade e equidade, para construção de redes que sejam geradoras de mudanças no trabalho de Enfermagem e Saúde das populações vulneráveis.

Produtos e processos em enfermagem para o cuidar-educar no contexto das doenças infecciosas, parasitárias, maternas, perinatais, infantojuvenis e nutricionais

Compreende temáticas voltadas à produção de saberes, tecnologias e práticas no campo das doenças infecciosas, parasitárias, maternas, perinatais, infantojuvenis e nutricionais. Essa linha fundamenta-se nos determinantes sociais, econômicos e ambientais, pautando-se em uma perspectiva que incorpora métodos e categorias de análise e que contribuam para ampliar e qualificar a atenção, com produção de cuidados humanizados baseados nas melhores evidências científicas. Abordando a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde.

Produtos e processos em enfermagem para o cuidar-educar de pessoas no contexto das doenças e agravos não-transmissíveis

Estudo e produção de saberes e tecnologias sobre condições e agravos não transmissíveis, doenças crônicas, causas externas e de outras doenças relacionadas, bem como os efeitos vivenciados pela população brasileira e no contexto amazônico. Envolve o estudo de fatores de risco, das práticas e dos processos de transformações demográficas, sobretudo o envelhecimento e as modificações no padrão de saúde, decorrentes de exposições ambientais, hábitos e comportamentos vinculados ao fenômeno de urbanização crescente, abordando o cuidar e educar da população.

Rolar para cima