Estrutura Curricular

O programa de pós-graduação articula atividades de ensino, práticas e de pesquisa ao longo de 24 (vinte e quatro) meses. O programa será estruturado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, as quais serão vinculados os projetos que originarão as dissertações. Terá duração miníma de 18 meses e máxima de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses quando justificável. Os alunos cursarão 4 disciplinas obrigatórias, contabilizando 15 créditos. E essas serão ofertadas nos dois primeiros semestres. As disciplinas ocorrem sob a forma de aulas teóricas com metodologias ativas, seminários, trabalhos práticos ou outras atividades didáticas. Os alunos também devem cursar 9 créditos em disciplinas optativas. As atividades Programadas, poderão equivaler a 4 (quatro) créditos optativos. Estas, são atividades correspondentes à organização e participação em eventos, apresentação e publicação de trabalhos, publicação de artigo em periódicos a serem realizadas ao longo do Curso. O discente também terá possibilidade de realizar o aproveitamento de disciplinas (exceto obrigatórias) cursadas em outros programas/instituições ou como aluno especial no programa, atendendo os critérios previsto em regimento, devendo contabilizar, no máximo, 8 créditos. Ao final, o discente deverá ter cumprido 30 créditos: 15 créditos em disciplinas obrigatórias, 9 créditos em disciplinas optativas e mais 6 créditos referente a dissertação.

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina-Atenção à saúde à população em condições de risco e vulnerabilidade no processo saúde-doença (60h/4 créditos)
Discutir determinação social em saúde e determinantes sociais; conceito de necessidades, problemas; o significado do território em saúde coletiva; abordar transição epidemiológica e demográfica e as desigualdades no Brasil, com foco para os problemas e necessidade de saúde na Amazônia. Conceitos e fundamentos como subsídios para compreender: risco, fatores de riscos, grupo de/em risco, população de/em risco; medidas de riscos; risco absoluto e risco relativo. Histórico e Conceitos de vulnerabilidade. Aplicação do conceito de vulnerabilidade. Tipos de vulnerabilidades. Autonomia e Intersetorialidade como princípios para operacionalizar o conceito de vulnerabilidade. Matriz de análise de vulnerabilidade. Inclusão e atenção integral a saúde. Ações de prevenção direcionadas aos riscos e diferentes tipos de vulnerabilidade.
Disciplina-Tecnologias inovadoras em Saúde (60h/4 créditos)

Concepções teóricas e metodológicas para inovação e produção tecnológica do cuidado. Tecnologias emergentes criativas e inovadoras aplicáveis às práticas de cuidado em Saúde para o SUS. Informática e informação em saúde. Tecnologias persuasivas de ensino e cuidado. Patentes e Marcas. Segurança do paciente e cultura da segurança para indivíduos, famílias e comunidade. Tecnologia social como estratégia para o desenvolvimento. Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. Promoção da saúde como tecnologia para transformação social.

Disciplina-Práticas e processos de cuidar baseados em evidências (60h/4 créditos)

Conceito de saúde informada por evidências. Construção de uma questão de revisão bibliográfica sistematizada. Busca de Bases de Dados (Descritores e base de dados). Análise e avaliação da qualidade da evidência científica (Níveis de evidência e Classificação hierárquica dos estudos). Implementation Science e o Knowledge Translation (KT) na saúde. Modelagens metodológicas de implementação de evidências em saúde. Métodos de Tradução e Tecnologia Utilizada. Fragilidades e Potencialidades para implementação do KT. Modelos de Processos e Produtos a partir do KT.

Disciplina-Seminários avançados em pesquisa (45h/3 créditos)

Discussão coletiva e acompanhamento do planejamento e andamento dos projetos de dissertação, propiciando o detalhamento das exigências formais e metodológicas relacionadas a cada projeto, adequando-os às normas científicas e formais de um trabalho acadêmico, aprofundando os aspectos conceituais propiciando a discussão de objetivos, desenhos e técnicas pertinentes ao projeto, a partir da experiência atual das linhas de pesquisa e de trabalhos recentemente publicados na literatura científica. Disciplina na qual os alunos regularmente matriculados apresentarão em sessões semanais os avanços havidos e os problemas encontrados na elaboração de suas dissertações. Integridade científica e boas práticas de publicação científica e disseminação de conhecimento.

Disciplinas Optativas

Disciplina- Métodos qualitativos de pesquisa em saúde (45h/3 créditos)

Aspectos epistemológicos das ciências e suas implicações para as diferentes abordagens metodológicas em saúde. Fundamentos éticos na pesquisa qualitativa. Bases teórico conceituais da pesquisa qualitativa, discutindo seu construto, validade e confiabilidade. Debates e a perspectiva de uso de mais de um método de pesquisa e a triangulação. Utilização dos desenhos de pesquisa qualitativa: estudo de caso, teoria fundamentada nos dados, etnografia, análise de discurso, análise de conteúdo, análise social, observação (participante e não participante), análise de imagens, etnografia, história oral, fenomenologia e pesquisa ação. Discutem-se as estratégias e instrumentos de coleta e análise de dados que estão relacionados a cada método de pesquisa qualitativa e, finalmente, a construção teórica dentro de estudos organizacionais a partir da pesquisa qualitativa com a instrumentalização para a elaboração da dissertação. Diretrizes éticas em pesquisas no SUS e para o SUS. Ética em Pesquisa.

Disciplina-Epidemiologia e métodos quantitativos em saúde (60h/4 créditos)

Introdução aos conceitos básicos de Epidemiologia e Informação em Saúde e a sua aplicação. Principais SIS existentes no Brasil, sua concepção, potencialidade, problemas e uso na construção de indicadores de interesse para avaliação e monitoramento de situações e políticas de saúde. Bases, tendências e avanços na abordagem quantitativa em pesquisa. Fundamentos teórico-metodológicos dos diferentes desenhos de pesquisa quantitativa. Estatística descritiva e inferencial aplicada à pesquisa em saúde. Análise crítica de estudos de base estatística. Discute aspectos básicos e aplicados relativos à análise quantitativa de dados no âmbito da saúde, procurando suscitar a reflexão acerca da utilização mecânica e acrítica das estatísticas e softwares enquanto ferramentas da ciência. Diretrizes éticas em pesquisas no SUS e para o SUS. Ética em Pesquisa.

Disciplina-Gestão dos serviços de saúde e enfermagem (45h/3 créditos)

Trata da estrutura e organização dos serviços de saúde e enfermagem sob a ótica das tecnologias de inovação, abordando o gerenciamento e sua relação com as demais atividades, tendo como referência as teóricas da Administração/Gerenciamento/Gestão. Estudo dos níveis de complexidade da saúde e dos serviços, com fundamento no perfil epidemiológico. Modelos de atenção e de gestão em saúde, considerando a relação público e privado; Financiamento em saúde e principais correntes de planejamento em saúde.

Disciplina-Políticas públicas de saúde no Brasil (60h/4 créditos)

Aspectos conceituais da saúde coletiva. A política nacional de educação ambiental. Compreensão da saúde como um direito universal e como uma política social que contribui para a redução das desigualdades. Enfoca, o ponto de vista teórico e histórico as políticas de saúde, os determinantes e as desigualdades sociais, a atual configuração do sistema de saúde brasileiro, visualizando o Sistema Único de Saúde em articulação com os modelos de atenção em saúde no âmbito individual e coletivo. Concepção e bases legais do Sistema Único de Saúde. Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. A organização dos serviços de Enfermagem nas instituições de saúde do Sistema Único de Saúde.

Disciplina-Metodologias ativas e educação em saúde (60h/4 créditos)

Discute criticamente as metodologias ativas de ensino aprendizagem no contexto da formação dos profissionais de saúde. Conceitos e fundamentos como subsídios para metodologias ativas (active learning) de ensino e aprendizagem. Ensino e Aprendizagem fundamentada em: problemas e projetos; método do caso; método cooperativo (pares); simulação; aula invertida; arco Charles Maguerez. Recursos tecnológicos para ensino e aprendizagem: jogos (em diferentes dimensões), web-games, aplicativos, entre outros. Conceitos, importância, princípios e objetivos. Aborda aspectos da Educação em Saúde como dispositivo para a construção da autonomia para o autocuidado em saúde. Analisa as propostas de Educação em Saúde, suas concepções pedagógicas e orientações políticas. Retoma os conceitos e pressupostos da educação popular em saúde com base no trabalho de grupo e comunidades. Educação permanente e educação continuada. Estabelecimento de relações entre a ação educativa e a prática do profissional de saúde na comunidade. Desafios atuais na interdisciplinaridade entre educação e saúde. Reflexão sobre a formação e a educação permanente de profissionais de saúde. Teorias pedagógicas. Papel do profissional de saúde como educador. Planejamento de programas de educação em saúde.

Disciplina-Processo de enfermagem em diferentes contextos socioambientais (45h/3 créditos)

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Processo de enfermagem (PE) em diferentes contextos sociambientais. Etapas do PE. Processo de enfermagem, raciocínio clínico e tomada de decisão. Atenção aos grupos humanos em situação de vulnerabilidade social e fragilidade clínica. Processos de cuidar inovadores, sistematizados e baseados em boas práticas. Teorias e Modelos de Cuidado. Cuidar em enfermagem de pessoas (crianças, mulheres, homens, idosos), família, grupos especiais, coletividades humanas orientados pelo processo de enfermagem.

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