Você está visualizando atualmente Profid realiza campeonato de vôlei masculino em Santana

Profid realiza campeonato de vôlei masculino em Santana

O evento reuniu jovens atletas durante três dias de competição

Equipe Vencedora.

No último final de semana, o Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) realizou o seu primeiro Campeonato de Vôlei Masculino de Santana. O evento, que ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e  teve como palco o Ginásio Poliesportivo de Santana.

Doze equipes participaram da competição, sendo a maioria proveniente de Santana. Ao final do torneio, a equipe Provedor sagrou-se campeã depois de uma partida acirrada , levando para casa o prêmio de 2.500 reais. O segundo lugar ficou com a equipe Barrigas, que recebeu 1.500 reais, enquanto a equipe da UNIFAP conquistou o terceiro lugar e levou 500 reais. A equipe Uniesporte foi premiada como a melhor torcida e recebeu 500 reais.

A iniciativa do campeonato teve como objetivo promover o programa Profid e incentivar a prática esportiva, inspirada em projetos bem-sucedidos como o “Treina e Joga” e “Marli” realizados em Macapá. Segundo o diretor geral do Profid, Melque Lima, a escolha de Santana como sede do evento se deu pela escassez de atividades esportivas na região, sendo o vôlei a modalidade escolhida devido à sua popularidade e ao potencial dos jovens do município nesse esporte.

“ Uma das razões pelas quais nós escolhemos realizar o evento no município de Santana se deve ao fato de que  há um grande adesão dos jovens no vôlei aqui  mas poucas oportunidades. Como eu moro aqui em Santana e conheço a realidade,  as necessidades do município trazer um projeto desses se faz muito importante” explica o diretor.

Melque Lima, idealizador do campeonato. Foto :Alyson Lopes.

O campeonato não apenas promoveu a prática esportiva, mas também contribuiu para fortalecer atividades como o empreendedorismo local. Maria Rosimara foi uma das moradoras da região que marcaram presença no evento para vender seus produtos. “Sou do ‘delícias da Maria ‘ é uma oportunidade muito boa estar aqui prestigiando o evento da Profid.  Sempre eu venho  quando tem algum evento esportivo na cidade , estou participando, vendendo meus lanches. Aqui  é uma oportunidade  de fazer uma renda maior. E também  é muito legal  ver a Juventude, jogando ,a torcida apoiando ” pontua  a vendedora.

Maria Rosimara ,aproveitou  o evento para realizar vendas de doces e lanches .Foto : Alyson Lopes.

Apesar do vôlei ser um dos esportes muito popular no estado poucas iniciativas são realizadas para promover essa atividade e incentivar os atletas local . No decorrer do  campeonato foi possível notar a qualidade técnica dos atletas e a parceria que uns tem com os outros. Neto Lima, líbero  da equipe campeã, ressalta a importância do campeonato para fomentar o voleibol na região e expressou o desejo de investir o valor do prêmios na preparação para a próxima competição . “ O vôlei no estado está muito precário. E aí trazer um  campeonato desse, com uma boa premiação, com uma boa organização, deixando os atletas todos à vontade, podendo  apresentar o seu melhor voleibol, para a gente é muito gratificante “ pontua o atleta.

Neto Lima, líbero do Provedor ,foi um dos destaques do time no set final .Foto : Alyson Lopes .

Desse modo o primeiro campeonato de vôlei masculino realizado pelo Profid em Santana cumpriu seu papel em promover o esporte ,dando destaque à  atletas promissores que buscam oportunidades de mostrarem seus talentos e serem reconhecido por isso .Com o sucesso gerado por este primeiro campeonato, espera-se que mais iniciativas semelhantes ocorram, enriquecendo a vida esportiva e social de Santana e arredores.