Você está visualizando atualmente UniENEM dá início às suas atividades com aula inaugural

UniENEM dá início às suas atividades com aula inaugural

Nesse ano, o projeto de extensão conta 150 alunos, divididos em 3 turmas.

Criado com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior, o projeto de extensão UniENEM, cursinho preparatório gratuito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou um evento de abertura para a turma de 2024. O projeto faz parte do Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid). A aula inaugural ocorreu no dia 17 de junho, às 8h30, no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), localizada no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Foram realizadas apresentações gerais do projeto e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os professores que os acompanharão durante a jornada de estudos, que durará cerca de cinco meses. As aulas estão programadas para ocorrerem de segunda a sexta, das 8h às 12h20.

“A nossa proposta é oportunizar para as pessoas o ingresso no ensino superior. A nossa proposta ali é prepará-los para todas as disciplinas do Enem. Então, além das aulas, teremos simulados, encontros, orientação vocacional, pois temos alguns que estão com dúvidas em relação ao curso”, explicou o coordenador do UniENEM, Prof. Dr. Kelton Belém.

Este ano, o UniENEM está vinculado ao Profid. Melque Lima, coordenador do Profid, ressaltou a importância da nova parceria para a continuidade do projeto de extensão.

“É um projeto institucional que existe há anos, porém, a Universidade não tem condições de bancar todas as bolsas dentro desse projeto. E é aí que o Profid entra, como programa independente, com recursos extraorçamentários, de emenda parlamentar e de outras fontes, para ajudar na condução desse belíssimo trabalho. Tanto a coordenação quanto os monitores e toda a equipe do projeto terão bolsas para estimular essas pessoas a continuarem a oferecer esse serviço gratuito para a comunidade”, afirmou Melque Lima.

O UniENEM tem impulsionado a ascensão acadêmica de inúmeros alunos provenientes de escolas públicas e de famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Brenda Suelen, aluna do projeto, acredita que “[O UniENEM] é uma ótima oportunidade, eu já tinha participado do projeto antes, mas não pude vir todos os dias. Esse ano eu voltei. Eu gostei muito dos professores, eles eram muito competentes, todos eram muito dedicados. Em 2022, ano que participei, tirei a maior nota em todos os outros anos que eu fiz o Enem, só que não foi o suficiente para passar em Medicina”, relatou a participante.

O projeto se destaca por sua abrangência, acolhendo não apenas jovens recém-saídos do ensino médio, mas também adultos que estão em busca de novas oportunidades de realizar o sonho de ingressar no ensino superior, como foi o caso de Itatiane Silva, de 45 anos, ex-aluna do projeto.

“Descobri esse cursinho pelas redes sociais e fiz a minha inscrição. Fiz todo o processo do cursinho. Eu comecei do zero aqui, já tinha anos que não estudava. Esse primeiro passo que eu dei foi muito importante. Todos os professores deram o seu melhor para o cursinho, mesmo sem receber trabalhando como voluntários. Para mim foi extraordinário, tanto que me fez passar em Letras Libras ano passado aqui na Unifap”, contou Itatiane Silva.

Acompanhe mais fotos sobre o evento: