Equipe técnica do Profid e alunos concluintes do curso. – (Foto Alyson Lopes / Bolsista de Comunicação Profid)
Segunda edição do projeto atendeu alunos de todas as idades em Macapá e Santana.
O projeto de extensão Maturidade Digital, vinculado ao Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento e Idiomas (Profid) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou, no dia 03 de agosto, a formatura das três turmas, com total de 45 alunos. A cerimônia marca a finalização da 2ª edição do curso. A formatura ocorreu no campus Marco Zero do Equador, no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), em Macapá (AP).
A 2ª edição contou com turmas no campus Marco Zero e com uma turma de férias para os jovens da comunidade ribeirinha, localizada no distrito de Matapi Mirim, em Santana, distante 17 quilômetros da capital amapaense. Nessa edição, participaram como monitores das turmas os alunos da Unifap, André Costa Queiroz, Gabriel de Jesus Araújo, Ana Carolina Ferreira da Costa e Yara Tayná Souza.
“Gostei da experiência na docência, buscava apenas a área da pesquisa. Mas, depois do primeiro contato com os alunos, disseram que tenho jeito para conduzir aula e gostaram muito da dinâmica, didática”, apontou o monitor do curso, André Queiroz.

A coordenadora do projeto, professora Natália Vasconcelos, parabenizou a equipe técnica e convidou todos os alunos a participarem dos próximos cursos de aperfeiçoamento.
“Nos empenhamos para que vocês possam aprender e para colocarem em prática. Essa é a nossa primeira turma na modalidade presencial, com certeza teremos o nível 2. Parabéns a toda nossa equipe!”, agradeceu Natália Vasconcelos.

Para o vice-coordenador do projeto, professor Rafael Wagner, foi uma satisfação concluir a 2º edição do projeto com 45 alunos que finalizaram o curso.
“Nosso objetivo é oportunizar o acesso à informática para pessoas acima de 45 anos com a sociedade mais tecnológica, incluir as pessoas digitalmente. No mês de férias, oportunizamos uma turma para o distrito de Matapi Mirim, é uma satisfação muito grande e compromisso da Universidade com a sociedade. Os cursos do Profid levam o conhecimento da Universidade para a comunidade. A extensão é o retorno do investimento em benefício da sociedade”, enfatizou Rafael Wagner.

O coordenador geral do Profid, professor Melque Lima, destacou a relevância do Programa de extensão estar presente em comunidades ribeirinhas, como o distrito de Matapi Mirim.
“Estou muito contente, mais um projeto que entregamos à comunidade, nosso projeto é sinônimo de comunidade. Parabéns a nossa equipe. Quero agradecer a persistência de todos os alunos, em especial da comunidade Matapi Mirim, que fica às margens do rio, comunidade com muitas carências, distante do centro de Santana. Hoje, estamos com esses alunos que se comprometeram em seguir em frente, estamos cumprindo o nosso papel de educar”, aditou Melque Lima.

O aluno Silas Braga, emocionado, fez uma homenagem a toda a equipe do Profid. “Foi uma benção participar, minha esposa também participou do curso, minha filha me disse ‘Pai tem uma oportunidade para o senhor na Unifap’. Abracei o curso e graças a Deus chegamos até aqui. Muito obrigado”, disse.

O projeto Maturidade Digital
O projeto promove a oportunidade de inclusão digital através do curso de informática básica com carga horária de 40h, na modalidade presencial, para a comunidade em geral. Como formação continuada, em breve, além da oferta do curso básico, também planeja avançar na oferta do nível 2 para aperfeiçoamento dos alunos.
Acompanhe as notícias do Maturidade Digital no perfil oficial do projeto no Instagram (@projetomaturidadedigital) e no site oficial do Profid (www2.unifap.br/profid).
* Texto: Juliana Alves (Bolsista Comunicação Profid)
*Fotos: Alyson Lopes (Bolsista Comunicação Profid)