Você está visualizando atualmente TV Unifap completa um ano no ar neste mês de outubro

TV Unifap completa um ano no ar neste mês de outubro

Conheça a trajetória da primeira TV Universitária do Amapá. 

Numa manhã ensolarada de 18 de outubro de 2022, um sonho antigo se tornava realidade: a TV da Universidade Federal do Amapá (Unifap) era inaugurada. Em cerimônia simples, com a presença de autoridades e colaboradores da Rádio Universitária, a TVU tornou-se oficialmente integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) que é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Mas antes da TV Unifap ser o que é hoje, ocorreu muito planejamento. Foram anos de trabalho do idealizador, e na época, diretor da Rádio, Aldenor Benjamin. Era comum ver no Professor a figura de pessoa abnegada, que tirava muitas vezes do próprio bolso recursos para tornar realidade um espaço para que os alunos pudessem colocar em prática os ensinamentos teóricos que recebiam nas aulas do curso de Jornalismo.

Na foto: (da direta/esquerda) Prof. Dr. Paulo Giraldi (diretor da Tv e Rádio Universitária), Prof. Dr. Júlio Sá (Reitor), Prof. Dr. Aldenor Benjamim dos Santos (ex-diretor), Fernando Soares (Técnico de Som), Silvio Sousa (Pró-reitor da PROCRI), Brasiliano Santos (Téc. Adm. em Educação). Imagem: Acervo Rádio Unifap.

Cronologia da TV Unifap

Desde 2019, a Unifap já planejava a integração da TV Universitária à RNCP. Em 19 de setembro desse mesmo ano, o reitor Prof. Dr. Júlio Sá visitou as instalações da TV e Rádio Unifap, e na ocasião, a diretoria apresentou ali os primeiros projetos em desenvolvimento, como a ampliação do estúdio de televisão e edição, e a instalação da antena de satélite para geração e recepção de conteúdos da TV Brasil e EBC. Em março de 2020, a TV Unifap passou a integrar a EBC, órgão detentor da concessão e composta por 50 emissoras de rádio e TV afiliadas.

No mês seguinte, o estúdio estava com as obras finalizadas para entrega. O local possui espaço de 40m², com salas equipadas para edição, master e cenários em chroma key. Além disso, a TV Universitária contou com a construção de uma torre digital, que atualmente dá suporte com uma antena de 50 metros, atendendo exclusivamente a haste de captação do sinal digital.

Montagem da antena de 50 metros. Imagem: AsCom/Unifap.

 

O idealizador Aldenor Benjamin 

Na inauguração da emissora, o Professor Aldenor foi homenageado como idealizador da TV. Aldenor teve um papel importante na realização do projeto. Querido por onde passava, deixou em seus alunos um legado de dedicação como professor, coordenador e diretor da Rádio Universitária. Ele foi um dos pioneiros na abertura do curso de Jornalismo da universidade, e o primeiro da área na rede pública do estado. 

Aldenor Benjamim dos Santos nasceu no município de Santana, no Amapá, no dia 17 de janeiro de 1967. Filho de Alfredo Pantoja dos Santos e Francisca Benjamim dos Santos. Entrou no seminário menor São Pio X em 1984 aos 17 anos. Em 1987 viaja para Belém , para estudar no Seminário São Pio X, o curso de Filosofia e Teologia. Foi ordenado Sacerdote em 1993.

O Padre Paulo solicitou a Dom João que o então Padre Aldenor fosse designado para ser seu auxiliar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Trabalhou na Paróquia São Pedro, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição e Igreja São Brás, no bairro do Zerão. E a partir de um desejo de Dom João de capacitar os Padres Diocesanos, Aldenor teve a oportunidade de estudar em Roma.

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Università San Tommaso em 2005,  Aldenor Benjamin, ingressou na Unifap em 15 de outubro de 2010. Mais do que um professor, foi amigo e conselheiro de seus alunos.

Conhecido como “Padre Aldenor”, atuou em diversas paróquias da capital e foi docente do colegiado de Jornalismo da Unifap. Lia, escrevia e falava fluentemente italiano, francês e espanhol, ensinava que o conhecimento hoje envelhece com muita facilidade. Costumava dizer que não podemos parar no tempo, e que não podemos achar que um conhecimento específico é a verdade absoluta. 

Aldenor contribuiu não apenas com o curso de Jornalismo e a Rádio Universitária, mas também influenciou a vida acadêmica dos alunos da instituição e a história do jornalismo amapaense. Além disso, foi um dos responsáveis pela abertura do curso na universidade, sendo o primeiro da área na rede pública. Aldenor também lecionou em outros cursos e ocupou cargos de direção, sendo o último de diretor da Rádio, onde contribuiu para a expansão do espaço, com investimentos tecnológicos para a unidade.

Padre Aldenor faleceu em 17 de outubro de 2020, aos 53 anos, e não pode ver em vida um dos seus grandes projetos se transformar em realidade. 

“O idealizador da Rádio e TV, Prof. Dr. Aldenor Benjamim dos Santos, acompanhando a finalização das instalações” Imagem: Escritório Modelo Rádio/Tv Unifap.

Como idealizador da TVU, tinha em mente todo o planejamento de como queria que a TV Universitária funcionasse, quando perguntado ainda em janeiro de 2020, durante as obras dos estúdios de TV, afirmou, “vamos buscar assuntos de cidades que tenham relação com a academia. Pautas que estabeleçam o elo entre universidade e sociedade”, pois seu objetivo era se diferenciar outras emissoras, não querendo trabalhar com pautas cotidianas de polícia, cidades ou política, fazendo da TVU, um portal para boas novas e informação acadêmica.

Amigos e colegas de trabalho de Aldenor Benjamim relembraram os feitos do docente durante a cerimônia de inauguração da TVU. O atual diretor da Rádio e TV Unifap, professor doutor Paulo Giraldi comentou emocionado, “era o sonho dele, essa TV no Ar”, contou aos presentes na solenidade.

“Atual Diretor da TV Unifap, Paulo Giraldi” Imagem: Amanda Isis/Escritório Modelo Rádio/Tv Unifap) 

Colaboradores da TVU

Os bolsistas estiveram presentes durante toda a jornada que foi estabelecer a TV Universitária, apontam a importância desse espaço como não só um local para prática laboratorial aos estudantes de Jornalismo, mas como um ponto de partida para muitos alunos do curso que desejam ganhar experiência para se tornarem bons profissionais na área da comunicação.

A acadêmica de jornalismo e também estagiária na TVU, Mayra Carvalho, disse que para ela, é gratificante ter tido essa participação nos momentos importantes da construção, como também do lançamento da TV Universitária. “Um sonho antigo de professores e alunos do curso de jornalismo se tornou real. Não tenho dúvidas de que o aniversário da TVU todos os anos será comemorado com alegria, emoção e gratidão a todos que se dedicaram para que a TV Unifap se tornasse uma realidade dentro da nossa universidade levando ainda mais informação para população”, relatou.

Estudantes que iniciaram recentemente a vida acadêmica, como Amanda Cruz, caloura da turma de 2021 de jornalismo, relatam que a oportunidade de vivenciar sua primeira experiência em TV diretamente em um projeto faz toda diferença. “Fico muito feliz de fazer parte da equipe pois aqui posso adquirir experiência e trocar informações com pessoas de todas as fases do curso”. Amanda é uma das integrantes da nova ‘ninhada’ de estagiários da TVU.

“Colaboradores do Escritório Modelo de Jornalismo da Unifap durante as comemorações de 1 ano de TVU”. Imagem: Arquivo Pessoal/Arleson Soares.

Os alunos relatam que o espaço oferece muitas oportunidades de aprendizado e de valorização de seus trabalhos. ” É gratificante, desde a pauta, até o final da produção jornalística”, relata a universitária Talita Paiva, que também é uma das novatas na equipe. Além disso, é perceptível em como o projeto abre muitas portas para o desenvolvimento profissional na área da comunicação através das experiências vividas dentro do ambiente da TVU.

“É um grande aprendizado, todos os dias. Poder participar de um projeto como esse estando simultaneamente no curso de jornalismo, ajuda a fixarmos melhor os conteúdos enquanto aprendemos a profissão na prática. Além de ser um ambiente confortável para podermos experimentar as diversas áreas dentro do telejornalismo”, nos conta Etienice Silva, que atualmente é uma das repórteres que estampam os boletins de TV.

Parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública de TV

O termo de cooperação entre a EBC e a Universidade Federal do Amapá foi assinado em julho de 2021, nas dependências da sede da EBC, em Brasília, para a formalização da parceria e operacionalização da emissora, o licenciamento foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O reitor da Unifap, Júlio César Sá de Oliveira, formalizou a adesão à RNCP. Também estiveram presentes no ato da assinatura o Diretor Geral da EBC, Roni Baksys; o Diretor de Operações e Tecnologia da EBC, Pedro Boszczovski; o Gerente Executivo de Planejamento de Programação da RNCP, Vancarlos Alves, e o Diretor de Tecnologia da Unifap, Alípio Júnior e, por videoconferência, o Diretor da Rádio e TV Unifap Paulo Vitor Giraldi Pires.

Empresa Brasil de Comunicação

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma empresa pública federal, que possui um conglomerado de mídia no Brasil. Foi criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão federais. Também é responsável pela EBC Serviços, empresa midiática que produz A Voz do Brasil para a Secretaria de Governo da Presidência da República, gerencia a Rede Nacional de Rádio, licencia os programas dos veículos da EBC, fornece monitoramento e análise de mídias sociais e realiza todo o trabalho de publicidade legal para os órgãos da administração pública federal.

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, como a da TV Brasil, que já conta com todos os recursos de acessibilidade obrigatórios por lei, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

TV Brasil

A TV Brasil é a rede de televisão pública do Poder Executivo Brasileiro. Pertence à Empresa Brasil de Comunicação, possui a sua sede em Brasília (DF), no Rio de Janeiro (RJ), e ainda conta com 50 afiliadas em 21 estados. Ela entrou no ar em 2 de dezembro de 2007 e pauta sua programação pelo caráter público e educativo, tendo como finalidade complementar, ampliar e oferecer uma programação com abordagem informativa, cultural, artística, científica e cidadã.

Formada por 48 emissoras afiliadas e quatro emissoras próprias, a rede fortalece a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico.

Colaboração de texto: Izabele Pereira e Amanda Isis (Bolsistas de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)
Revisão de texto: Amanda Isis e Eduardo Belfort (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2022.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: