Você está visualizando atualmente Alunos da UNIFAP participam de Paralimpiadas Universitarias 2021 em São Paulo

Alunos da UNIFAP participam de Paralimpiadas Universitarias 2021 em São Paulo

No mês em que se comemora o dia do Atleta Paralimpíco, os 17 atletas Amapaenses mostraram que não há limites para os sonhos no atletismo.

As Paralimpíadas de Tóquio foram históricas para a delegação brasileira. O Brasil conquistou 22 medalhas de ouro, uma a mais do que em Londres 2012, o que significou a sétima colocação no quadro de medalhas. Além disso, os atletas brasileiros igualaram a marca de 72 pódios da Rio 2016, o que caracterizou a melhor participação do país nos Jogos.

No entanto, o paradesporto não terminou com a Cerimônia de Encerramento. Agora, no mês de setembro, uma das principais competições nacionais aconteceu na semana passada: as Paralimpíadas Universitárias 2021

A competição, que havia sido cancelada ano passado devido ao pico da pandemia, retornou entre os dias 16 e 19 deste mês, no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo. Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento reuniu atletas que não praticam o paradesporto profissionalmente, e outros que são até medalhistas paralímpicos.

A edição 2021 da Paralimpíada Universitária foi realizada entre os dias 16 e 19 da semana passada e reuniu 382 atletas de 27 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, que disputaram pódios em sete modalidades: atletismo, basquete 3×3, bocha, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.

“Momento em que a paratleta Amapaense Yndiraima competia na Paralimpíadas Universitárias 2021. Foto/Imagem: @portalalynekaiser”

Representando 180 instituições de ensino superior do país, a UNIFAP também não ficou de fora dessa disputa. A delegação Amapaense foi composta por 17 alunos da UNIFAPUEAP e IFAP. A UNIFAP ficou em 3° Lugar dentre as 180 instituições e obteve um total de 13 medalhas, graças ao talento e esforço dos competidores Unifapianos.

Foram 8 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze, sendo os atletas: a acadêmica do Curso de Geografia, Segilma Miranda, que trouxe 2 medalhas de Bronze na categoria Peso; Yndiraima Cunha, do Curso de Direito, com 3 medalhas de Ouro nas categorias Disco, Dardo e Peso; Cristian Lorran, também do Curso de Direito, com 3 medalhas de Ouro nos 100m, 400m e 1500m; Alice Caroline, do Curso de História, conquistou uma medalha de Bronze na categoria Disco e uma de Ouro na categoria Dardo; a acadêmica Joana Brilhante, do Curso de Educação Física, conquistou 3 medalhas, sendo elas uma de Ouro no Disco, uma de Prata no Dardo e uma de Bronze no Peso; E finalizando o nosso quadro de medalhistas, tivemos Edson Saraiva, do Curso de História, com Bronze no Dardo.

“Trazendo duas medalhas para casa, a acadêmica de História, Alice, agora também fez sua própria história dentro do curso. Imagem/Foto: @portalalynekaiser”

A UNIFAP também mandou três servidores para acompanhar os nossos atletas: Crecencio Neto, Gerson Gurjão e Dilson Belfort.

O objetivo das Paralimpíadas Universitárias é estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/