Você está visualizando atualmente Banco de Leite Humano do Hospital Mãe Luzia realiza nova chamada para doadoras voluntárias de Leite Materno

Banco de Leite Humano do Hospital Mãe Luzia realiza nova chamada para doadoras voluntárias de Leite Materno

Reforçando a importância da valorização ao aleitamento materno, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Mãe Luzia realiza uma chamada em busca de novas doadoras voluntárias. 

Doar leite materno humano é além de um gesto humanitário, mas um ato que salva vidas. O leite materno é extremamente importante para saúde e desenvolvimento todos os bebês, principalmente para os recém-nascidos que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe, por exemplo. Com o leite materno a criança pode se desenvolver com saúde, ter mais chances de recuperação e ainda fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Segundo o Portal do Governo do Estado do Amapá, desde o início do mês de agosto o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), aqui em Macapá, registrou uma queda de 60% nas doações, o que prejudica bastante o fornecimento de leite para os 50 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo). Tendo isso em vista, o Banco de Leite Humano do Hospital Mãe Luzia está promovendo uma chamada em busca de novas voluntáriadas na doação de Leite Materno.

 

“A campanha conscientizadora está sendo realizada também através das redes sociais da Secretária de Saúde do Amapá. Foto/Imagem: reprodução @saudeamapa”. 

Como ser uma doadora?

Para se tornar uma doadora, a mulher em fase de amamentação deve produzir um volume de leite acima da necessidade de seu bebê, além de estar saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação.

Em casos onde a doadora está grávida, é necessário ter em mãos o cartão de pré-natal e, se necessário, serão refeitos no próprio local os testes rápidos que comprovem a saúde da voluntária. Em caso de aprovação, um cadastro é feito e ela recebe orientações sobre a assepsia da mama e cuidados sobre armazenamento do leite.

Você também pode ajudar o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, com a doação de recipientes limpos de vidro com tampa plástica. Pode ser de café solúvel ou maionese, que servirão para armazenar o leite humano doado. A doadora pode entregar os recipientes com o leite no próprio Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o leite na residência.

 

Sobre o Banco de Leite Humano

Um Banco de Leite Humano e o Posto de Coleta de Leite Humano (BLH/PCLH) têm a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, assim como fazer a coleta, processamento e distribuição do leite humano. Além dessas atividades, o banco de leite também faz a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado, visando à redução da mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida da população.

O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, foi implantado em 2002, tendo seu efetivo funcionamento em 2003 e a partir de 2004 passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano recebendo o título de Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano. Em outubro de 2012 o BLH foi credenciado na Rede IberoAmericana de Bancos de Leite Humano. O Amapá possui 01 BLH, que é o Centro de Referência Estadual, e 02 PCLH’s, um no Hospital Estadual de Santana e outro no Hospital São Camilo.

O Banco de Leite funciona 24 horas e fica no Hospital da Mulher Mãe Luzia, localizado esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no centro de Macapá. Também é possível entrar em contato através do número de WhatsApp (96) 98115-9018 que o carro do BLH pode ir até a residência entregar o kit de doação e realizar o cadastro da voluntária, ou entrar em contato através do e-mail bancodeleite.ap@gmail.com

Ajude a salvar vidas. Seja voluntário ou doadora de Leite Humano!

 

Colaboração de texto: Izabele Pereira (Bolsista de Extensão do Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021)


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: Escritório Modelo/Rádio e TV UNIFAP, 2021.

 

 

 Acesse as Redes Sociais Oficias da TV e Rádio UNIFAP:  
·         Facebook: https://www.facebook.com/96.9fm 
·         Instagram: https://www.instagram.com/radiounifapoficial/
·         WebRádio: https://estacao.radio.br/radiounifap96/webapp/

Related Images: