OLIVEIRA, Raul José de Galaad. Início da 2ª guerra e a ascensão de Winston Churchill. Programa Consciência Cidadã, tendo como âncoras Maurício Medeiros e Carlos Carmezin. Rádio Comunitária Novo Tempo, 12 às 13h, 3/09/2016.
Início da 2ª guerra e a ascensão de Winston Churchill
Raul Galaad
Doutor em Direito pela UFMG. Professor de Direito Administrativo e Direito Ambiental na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
A 2ª guerra mundial iniciou-se em 1º de setembro de 1939, como uma pretensa resposta a um ataque polonês a uma rádio alemã. Na verdade, o ataque foi uma ação simulada, cujo líder responsável foi o nazista Oskar Schindler (pasmem).
O que me interessa mais, nesse instante, é explorar outro fato ocorrido algum tempo depois, acima do canal da Mancha.
Seis meses depois, mais precisamente, no dia 03 de abril de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill foi nomeado chefe do conselho de ministros da Grã-Bretanha. No sistema parlamentar inglês, a chefia política do país é dividida em chefia de estado, exercido à época pelo rei, e a chefia de governo exercida pelo 1º Ministro (1).
O 1º Ministro anterior, Neville Chamberlain, se fragilizara politicamente e perdera a maioria do apoio popular pois, nos anos anteriores à guerra, adotara uma postura pacifista e benevolente em relação a Hitler, admitindo a remilitarização da Renânia e depois da Alemanha, a ocupação do Sarre, a unificação com a Áustria, a anexação dos Sudetos e depois de toda a Tchecoslováquia. Após a invasão da Polônia pelos alemães, a Inglaterra e a França declaram guerra à Alemanha.
Embora Chamberlain estivesse à frente do governo nesses últimos eventos, não reunia a confiança e energia suficientes para enfrentar o nazismo.
Antes da guerra, Churchill se posicionou firmemente contra as concessões à Hitler. E, ao contrário de Chamberlain, achava que a voracidade dos nazistas não se esgotaria, e a única alternativa era a guerra. Churchill, apesar de sua idade avançada, mostrou-se um homem capaz da altaneira missão de liderar a Inglaterra contra as hordas nazistas. Após a Segunda Guerra, Churchill já é uma das principais lideranças do mundo, e ajuda a ditar os termos da paz e a nova configuração política da Europa.
Considero necessária a lembrança de Churchill. Afinal esse líder é um dos mais ilustres personagens históricos no combate à ideologia nazista (2), que foi tão nefasta para a Europa e o mundo.
(1) No sistema de governo do parlamentarismo, a chefia de Estado é exercida por um rei (Inglaterra, Espanha, Holanda, Dinamarca, Suécia etc.) ou imperador (Japão), quando a forma de governo for monárquica; será exercida pelo presidente, quando for república. A chefia de governo, no parlamentarismo, será entregue normalmente ao chefe do partido mais votado nas eleições gerais. Após sua assunção, sua designação é de primeiro ministro, premier ou chanceler.
No sistema de governo presidencialista, o presidente concentra as funções de chefe de estado e de chefe de governo (Brasil, Estados Unidos, México, Argentina, Venezuela, Nigéria etc.).
(2) Aliás, em tempos de tanto confronto e radicalismos, como verificamos neste ano, é bom que se lembre que a apologia ao nazismo é crime em diversos países, inclusive no Brasil.