Campanha Solidária do Mês da Mulher

No sábado do dia 16/04/2022 foi realizada a entrega das doações da campanha do mês da mulher ao CUFA e ao Instituto Açucena. Organizada pelo WIE Unifap, em parceria com o @sightunifap, o @ieeeunifap e o @cariap.unifap, a campanha foi uma contribuição ao projeto Absorvendo Afetos. A mesma ocorreu no mês de março.

O acesso a itens de higiene e condições básicas de saneamento para algumas mulheres é tão difícil ao ponto de não terem condições para comprar um simples absorvente.

De acordo com a antropóloga Mirian Goldenberg, o termo pobreza menstrual pode ser definido como “a falta de acesso não somente a itens básicos de higiene durante o período de menstruação, mas também a falta de informação, dinheiro para comprar um absorvente e, principalmente, falta de apoio”.

Segundo Mirian, uma em cada quatro meninas no Brasil faltam à aula por não possuírem absorventes, e dessas, 50% nunca falaram sobre o assunto na escola.

Uma sociedade na qual as mulheres escondem absorventes e até se sentem envergonhadas ao serem vistas comprando, reflete a dificuldade em se falar sobre menstruação. Tida como um tabu, muitas meninas crescem e passam por toda a fase de primeira menstruação sem nunca ter conversado com familiares e amigos sobre o assunto, passando por todo o processo de forma solitária.

Todo o cenário de insegurança da primeira menstruação, acompanhado pela vergonha, medo, preocupação e até rejeição, é ainda acentuado quando a pessoa não tem itens mínimos de higiene necessários.

Diante desse cenário, o WIE Unifap, juntamente com o SIGHT Unifap, o IEEE Unifap e o CARIAP contribuíram com a campanha “Absorvendo Afetos” do CASP, CUFA e o Instituto Açucena. Com o objetivo de arrecadar produtos de higiene feminina para distribuir à comunidade de baixa renda e de situação de rua no Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima