O que é o IEEE Women in Engineering WiE Unifap?

O IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos)

O projeto Women in Engineering (WiE) UNIFAP, em português “Mulheres na Engenharia UNIFAP”, é um grupo de afinidade do Ramo Estudantil IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) UNIFAP. O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Sem fins lucrativos, foi fundada nos Estados Unidos, em 1963, e dedica-se ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. O IEEE tem ramificações em inúmeras partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros de todas as áreas, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações e áreas relacionadas da tecnologia. Seu objetivo antes era promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e telecomunicação, mas atualmente sua abrangência incorpora áreas como nanotecnologias, inteligência artificial, bioengenharia, robótica, entre outros (IEEE UFABC, 2021). O IEEE congrega mais de 410.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 160 países. É dirigido por um Conselho Administrativo, e por um Comitê Executivo. Compõe-se de 10 Regiões, 39 Sociedades Técnicas, 7 Conselhos Técnicos, e por aproximadamente 1850 Society Chapters e 342 Seções (IEEE, 2021). 

Já o ramo estudantil é considerado um setor dentro da organização do IEEE que não tem fins lucrativos, sendo subordinado a Seção Estudantil. Os Ramos Estudantis são unidades organizacionais do IEEE espalhados pelas mais diversas universidades do mundo. O Ramo é composto por estudantes de graduação, bem como de pós-graduação, que formam uma diretoria, sob a orientação de professores da Universidade (IEEE UFRGS, 2021) Os Ramos Estudantis são cruciais para o crescimento e desenvolvimento dos membros do IEEE. Estas unidades estudantis criam uma rede local de alunos e dão aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender com outros alunos, bem como com membros do corpo docente e profissionais da área.

O IEEE WiE

O IEEE WiE é, portanto, um grupo de afinidade vinculado aos ramos estudantis. É uma das maiores organizações profissionais internacionais dedicadas a promover engenheiras e cientistas, e inspirar meninas ao redor do mundo a seguir seus interesses acadêmicos em uma carreira em engenharia e em outras áreas das exatas. A rede global do WiE conecta cerca de 20.000 membros em mais de 100 países. 

O WiE UNIFAP

O Projeto de extensão WiE UNIFAP, foi criado em 02 de setembro de 2020, em meio a pandemia do COVID-2019, no entanto, iniciou as suas atividades apenas em 28 de janeiro de 2021 com a “Live de Abertura WIE UNIFAP”. Disponível em Live de Abertura. Em 2021, o WIE UNIFAP se tornou um projeto de extensão da UNIFAP e em 2022 passou a integrar o Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento e Idiomas (PROFID). O projeto conta com 41 integrantes, sendo 36 discentes, de diversos curso da UNIFAP e de outras universidades do estado, 3 técnicos e 2 docentes da UNIFAP.

Objetivos e Metas

O objetivo o IEEE WiE, como organização global é facilitar o recrutamento e retenção de mulheres em disciplinas técnicas em todo o mundo. Imaginando uma comunidade vibrante de mulheres e homens IEEE, coletivamente, usando seus diversos talentos para inovar para o benefício da humanidade. O IEEE WIE se compromete a trabalhar para painéis diversificados de gênero em todas as reuniões, conferências e eventos do IEEE (IEEE WiE, 2021). Seguindo as diretrizes do Comité global do IEEE Women in Engineering (WIE), o grupo deve se esforçar para (IEEE WiE, 2021):

Prestar assistência na formação de novos Grupos de Afinidade IEEE WIE e apoiar atividades em andamento; Reconhecer as notáveis realizações das mulheres na engenharia elétrica e eletrônica por meio de indicações ao IEEE Awards; Organizar workshops nas principais conferências técnicas para aprimorar o trabalho em rede e promover a associação ao IEEE WIE; Advogar mulheres em cargos de liderança na governança do IEEE e progressão na carreira de mulheres na profissão; Promover o avanço do grau de membro para mulheres nos níveis de membro do IEEE de membro sênior e companheiro; Facilitar o desenvolvimento de programas e atividades que promovam a entrada e a retenção de mulheres em programas de engenharia; Administrar o Programa IEEE Student-Teacher e Research Engineer/Scientist (STAR) para orientar jovens em escolas de ensino fundamental e médio.

Dessa forma, o projeto WiE UNIFAP, pautado nessas diretrizes, tem como objetivo trazer as experiências do WiE para a UNIFAP e para o estado do Amapá. Garantindo estímulo e o incentivo para que as alunas do ensino fundamental e médio se interessem e sigam nas carreiras de STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português)), especialmente na engenharia. Permitindo a elas um contato direto com a engenharia através de oficinas, workshops e demais atividades práticas e teóricas, além de um programa de mentoria, no qual as alunas da graduação servem de mentoras para as alunas das escolas públicas, compartilhando as suas experiências. O projeto também, busca contribuir para a diminuição da desigualdade de gênero dentro da UNIFAP, promovendo e dando destaque as alunas da graduação, além de criar um ambiente confortável e seguro para as mulheres dos cursos de exatas, principalmente para as áreas em que a quantidade de discentes homens é significativamente maior do que discentes mulheres.

Tem Mulheres nas Exatas!

O “Tem Mulheres nas Exatas!” é um programa da Rádio Universitária 96.9 FM. O mesmo é realizado nas segundas às 11h. O programa objetiva apresentar um conteúdo de radiodifusão educativa e informativa, onde mulheres irão expor suas experiências vividas durante a sua trajetória profissional como engenheiras e demais profissionais das áreas de exatas, através de um programa de entrevistas; contribuir para o desenvolvimento social da comunidade amapaense, incentivando a diversidade de gênero nas profissões predominantemente ocupadas por homens. Além de, permitir maior visibilidade aos projetos e trabalhos desenvolvidos por mulheres, e aumentar a divulgação de eventos acadêmicos e oportunidades para mulheres, com intuito de diminuir a desigualdade de gênero.

Elas por Elas

No Elas por Elas são realizados encontros mensais para a discussão de obras (filmes, livros, documentários, podcasts) que tenham a mulher como temática principal. Os encontros ocorrem sempre no primeiro ou segundo final de semana do mês e a obra é escolhida através do grupo do Elas por Elas no WhatsApp. O grupo é organizado pelo WIE Unifap mas é aberto ao público. Também possui um quadro de dicas e recomendações de filmes/documentário/podcasts protagonizados por mulheres no programa de rádio “Tem Mulheres nas Exatas!”.

Conscientizando Elas!

O “Conscientizando Elas” é realizado uma vez por mês e tem por objetivo realizar entrevistas com mulheres negras apresentando à sociedade mais dados e informações sobre feitos dessas mulheres dentro da história da ciência e tecnologia no geral. Ressaltando também a contribuição das mulheres negras para o avanço da humanidade de forma geral.

Entrelaços

O “Entrelaços” tem como objetivo realizar entrevistas com mulheres profissionais da área de engenharia e ciências exatas, sobre a sua trajetória na área de formação e sobre aspectos da vida acadêmica e profissional. Debatendo também temas relacionados com questões de gênero. O nome “entre(laços)” remete a criação de um vínculo (laço) entre o ouvinte e a profissional. O mesmo possui um quadro no programa de rádio “Tem Mulheres nas Exatas!”.

Mulheres Amapaenses nas Áreas de STEM (M.A.N.A.S.)

O M.A.N.A.S. (Mulheres Amapaenses nas Áreas de STEM) é um evento que tem como objetivo promover, incentivar e discutir a participação das mulheres nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). É realizado em parceria por três projetos de extensão do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): o projeto “Women in Engineering (WiE) UNIFAP”, do curso de engenharia elétrica; o “Projeto Minerva”, do curso de Engenharia Civil; e o “Meninas na Computação”, do curso de Ciência da Computação.

É um evento totalmente gratuito e aberto ao público, com foco em atingir como público-alvo mulheres dos cursos das áreas de STEM. É uma semana de apresentação de palestras, minicursos, mesas redondas e rodas de conversa. Além de promover a discussão sobre a atuação de mulheres nas áreas de STEM, o evento promove principalmente conhecimento técnico-científico. Com o intuito de capacitar o público para desenvolver habilidades técnicas nas atividades relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O evento disponibiliza os certificados de participação como ouvinte e também para os voluntários da organização. Ocorre anualmente desde de 2021 e já realizou três edições.

One-On-One

É uma atividade interna do WiE Unifap que tem como objetivo integrar os voluntários e membros do projeto. No contexto do WiE, o “One-On-One” ou “1:1” que significa “Um a um” em português, são conversas rápidas para gerar conexão entre os voluntários. Com o objetivo de integrar e aproximar os mesmos, além de evitar que algum voluntário possa ficar por fora dos assuntos relevantes para o projeto. As duplas para realizar o One-On-One são feitas por sorteio, sendo realizado mensalmente. Os feedbacks do 1:1 são apresentados na reunião mensal do WiE.

Atividades e Eventos

COMITÊ EXECUTIVO 2021

Letícia Costa
Presidente

Amanda Fernandes
Vice-presidente

Fernanda Smith
Conselheira

Maria Victória
Secretária

Thaís Pinheiro
Tesoureira

Bianca Aguiar
Webmaster

COMITÊ EXECUTIVO 2022

Bianca Aguiar
Presidente

Letícia Costa
Vice-presidente

Fernanda Smith
Conselheira

Jamilly Nunes
Secretária

Camila Sales
Tesoureira

Silvia Fonseca
Webmaster

COMITÊ EXECUTIVO 2023

Jamilly Nunes
Presidente

Bianca Aguiar
Vice-presidente

Fernanda Smith
Conselheira

Jhully Miranda
Secretária

Maria Victória
Tesoureira

Silvia Fonseca
Webmaster

Apoiadores e Parceiros

Dúvidas Frequentes

Quem pode participar?

Qualquer estudante de graduação, independente do gênero, curso ou faculdade, que esteja disposto a colaborar com os objetivos do grupo de forma ativa.

Como participar?

Através do processo seletivo que ocorre sempre que novas turmas são formadas na Universidade Federal do Amapá ou pelo contato direto com qualquer uma das voluntárias do projeto.

Rolar para cima