Licenciatura em Educação Física

Criação de marca: Adriano Brito

Público-Alvo: Pessoas que possuem 2º grau completo.

Objetivos do curso:

Geral:

  • O curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá, na modalidade a distância, tem por objetivo formar os professores ditos “leigos” em “educadores” qualificados, com capacidade para atuação prioritariamente no ensino formal, para ensinar, planejar, assessorar, executar, coordenar, supervisionar e avaliar ações durante a prática docente.

Específicos:

  • Propiciar uma formação multidisciplinar que permita a flexibilidade na apreensão de novos conhecimentos.
  • Valorizar uma formação humanística que possibilite aos docentes-discentes entender o caráter social e ético de sua prática, objetivando uma sociedade mais justa e igualitária.
  • Desenvolver a prática de analisar e compreender a realidade social, a fim de propor alternativas concretas de transformação.
  • Possibilitar o exercício do senso crítico-reflexivo relacionado com a prática de pesquisa no sentido produzir novos conhecimentos no campo da Educação Física.
  • Experimentar uma formação pedagógica que estabeleça para os docentes-discentes como praticantes de seu aprendizado, contribuindo para a elaboração de seus conhecimentos.
  • Licenciar docentes para a área do ensino de Educação Física, através de concepções capazes de dominar conceitos e utilizar teorias de forma concreta sobre a formação humana nos estágios de sua vida.
  • Aprofundar o conhecimento científico e tecnológico do corpo humano através de conhecimentos didático-pedagógicos, conhecimentos técnico-funcionais aplicados a cultura de movimento.
  • Formar docentes com uma base centrada no conhecimento de si, no seu cotidiano escolar, na pesquisa e suas relações com as dimensões química, física, biológica, associadas aos aspectos históricos, psicológicos e sociológicos, para uma visão multifacetada sobre o corpo, o movimento, a educação, o esporte em suas diversas manifestações.

Forma de Ingresso: Inscrição na Plataforma Freire

Duração do Curso: 8 (oito)  Semestres

Metodologia: O Curso será ofertado na modalidade à distância.

Início das Atividades: 2º semestre de 2010.

Coordenador: Prof° Carlos Wagner Ferreira Farias – Portaria nº 1605/2015 – UNIFAP