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CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

APRESENTAÇÃO

Aprovado em 2015, o curso de Licenciatura em Filosofia, em sua organização pedagógica, parte da ideia de que o percurso formativo deve abrir um campo de possibilidades e alternativas de trajetórias acadêmicas aos alunos. Com base nessa proposição, o curso possui caráter pluridimensional do ensino superior universitário, integrando ensino, pesquisa e extensão.

O foco do curso em Filosofia atende a necessidade de formação de professores, permitindo a construção de sólido conhecimento na área, assim como ampla formação humanística. Assim sendo, sem perder sua identidade, pois, situado na região amazônica, ele tem que responder a especificidades de seu entorno.  Desse modo, a formação se dará, também, tendo por ênfase o contexto sociopolítico amazônico em sua expressiva diversidade, sem abandonar, naturalmente, o contexto nacional e internacional. A identidade do curso, vinculada à realidade amazônica, promove um maior conhecimento das necessidades locais e regionais, além de uma formação cultural e crítico-valorativo.

A proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia, portanto, repousa sobre um conjunto de princípios que caracterizam sua identidade e expressa sua missão, quais sejam:

A) construção e reelaboração coletiva e continuada do projeto pedagógico de curso;

B) interação recíproca com a sociedade, reafirmando o compromisso como agente fundamental da formação profissional;

C) construção permanente da qualidade de ensino, entendida como processual e de responsabilidade compartilhada entre todos os sujeitos que compõe o curso;

D) integração constante entre ensino pesquisa e extensão;

E) busca permanente da unidade entre a teoria e a prática, exigindo para isso, a incorporação de professores e alunos em atividades de pesquisa e iniciação científica;

F) observação das diretrizes curriculares nacionais e das exigências do MEC para a execução do curso.

Partindo desses princípios, a graduação em Filosofia da Universidade Federal do Amapá visa uma formação técnica e crítica do estudante, por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. O curso planeja oferecer a visão mais completa possível das questões do pensamento filosófico e do seu movimento histórico. Privilegia-se o estudo analítico de temas e autores, evitando-se a abordagem panorâmica que, dada a variedade da história do pensamento, seria superficial. A graduação em Filosofia foi concebida como um conjunto de atividades que representam não apenas uma introdução ao universo da docência no ensino médio como, também, o início da reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem. O Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Amapá propõe uma formação do futuro docente que concilia as reflexões sobre o ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar. Defende, pois, que ensinar Filosofia requer uma prévia atitude filosófica de reflexão e decisão sobre conteúdos e sobre as maneiras de difusão de tais conteúdos. Faz-se necessário, igualmente, o questionamento prévio sobre o que se ensina quando se ensina Filosofia.

Assim, o licenciado em Filosofia da Universidade Federal do Amapá, terá uma formação rigorosa, sistemática, sólida e crítica nas cinco disciplinas consideradas básicas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, conforme o Parecer CNE/CES 492/201 (Despacho do Ministro em 4/7/2001, publicado no Diário Oficial da União de 9/7/2001, Seção 1e, p. 50), a saber: História da Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Lógica e Filosofia Geral: Problemas Metafísicos”.