O Sistema de avaliação do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa: análise das práticas pedagógicas e de gestão escolar

Aluna: Letícia Picanço Carneiro.

Resumo: Discussões sobre as tecnologias da informação e da comunicação em detrimento do desenvolvimento da educação estão cada vez mais crescentes devido serem ferramentas de auxílio à sistematização e estruturação do currículo e do fazer pedagógico. No contexto de uso das TIC nos processos educacionais, o presente trabalho aborda o tema acerca do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) como sistema de avaliação de propostas pedagógicas e de gestão escolar no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Objetiva-se diagnosticar de que forma SIMEC contribui para a avaliação das práticas pedagógicas e de gestão escolar por professores do PNAIC. Para a análise dos dados, tendo como base a pesquisa qualitativa, foram utilizados os registros documentais das tarefas do SIMEC, para fundamentar as discussões sobre a avaliação e a entrevista com professores alfabetizadores a fim de investigar a relação entre as tarefas avaliativas do sistema e as práticas pedagógicas no contexto escolar. Os resultados demonstram que as tarefas de avaliação valorizam a perspectiva investigativa e reflexiva quanto a sua prática didático-pedagógica, mais ainda estão distantes das práticas do programa e da realidade escolar. Contudo, o SIMEC se mostra uma ferramenta de auxílio a gestão e monitoramento do programa e um espaço propício para formação.

Palavras-chaves: Avaliação formativa; SIMEC; Pacto pela alfabetização na idade certa.

Curso: Especialização em Mídias na Educação.

Conclusão: 03/2018.