PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GANHA PRÊMIO SEBRAE DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA CATEGORIA ENSINO SUPERIOR.

O Professor Claudio Márcio Campos de Mendonça*, do Curso de Bacharelado em Administração da UNIFAP, foi premiado na sexta-feira (11/02/2022) como Vencedor da etapa estadual da Segunda Edição do PRÊMIO SEBRAE DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA na Categoria Ensino Superior com o Projeto “Desafio Startup: Da ideia ao Projeto”.

O “Desafio Startup” é uma atividade executada na disciplina Informática Aplicada ministrada pelo professor desde 2014 com os alunos do Curso de Graduação em Bacharelado em Administração. Já foram realizadas sete edições (inclusive com a participação significativa de Calouros) como prática pedagógica de formação empreendedora sob a seguindo uma abordagem interdisciplinar.

O referido projeto, desenvolvido como prática pedagógica durante a realização da disciplina, tem como objetivo divulgar o empreendedorismo desde o início do curso, com uma competição entre Startups criadas pelos alunos na turma. As Startups precisam desenvolver produtos/serviços direcionados para tecnologias como Smartphone, App, Computação em Nuvem, Inteligência Artificial, IoT e Big Data. Os alunos são avaliados por uma banca externa.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Programa Nacional de Educação Empreendedora (promovido pelo Sebrae) que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores. A premiação acontece nas etapas estadual, regional e nacional, e reconhece as melhores práticas empreendedoras no Brasil na educação. O vencedor da etapa estadual irá concorrer na etapa Nacional do prêmio.

Compartilhamos, a seguir, mensagem do Professor Claudio em agradecimento aos alunos.

Prezados Alunos do Curso de Administração da UNIFAP,

Venho inicialmente parabenizar o SEBRAE pelo que faz para o empreendedorismo do Brasil. Na qualidade de instituição, também formadora, tem sido parceira com o Curso de Administração da UNIFAP mantendo relações e trocas de experiências.

Também agradeço a equipe do “Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora”, que assumiu o grande desafio de realizar um significativo evento voltado para estimular o empreendedorismo na educação. Entendemos que o empreendedorismo deve ser tema abordado desde o ensino fundamental, pois sem sombra de dúvidas promove transformações exitosas e desenvolvimento para o País.

Gostaria de externar meu agradecimento especial aos nossos discentes, que sem a energia deles esse prêmio não teria sido possível. Nossos alunos são qualificados e de acordo com o MEC conduziram o Curso de Administração ao patamar de nota 5 no ENADE, o que os coloca entre os 25% mais bem avaliados do Brasil.

Os discentes participam ativamente do “Desafio Startup” desde a criação do nosso curso em 2014 sempre dedicados e motivados a fazer um trabalho de excelência. Vocês estão de parabéns.

Em ressonância com o esforço do SEBRAE venho compartilhar que constatamos, em recente pesquisa de avaliação com nossos egressos, que mais de 90% dos formandos no Curso de Administração já empreendeu ou vai empreender. Esses dados mostram a nossa vocação nata para o empreendedorismo.

Finalizando minhas singelas palavras agradeço aos colegas do colegiado do Curso de Administração da UNIFAP pelo apoio de sempre.

Obrigado.

Macapá (AP), 11 de fevereiro de 2022.

Cláudio Márcio Campos de Mendonça

Professor da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP