DADOS DA AÇÃO DE EXTENSÃO

Código:  PJ048-2018
Título:  Apoio a Implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) na UNIFAP
Ano:  2018
Período:  01/03/2018 a 01/03/2019
Tipo:  PROJETO
Situação:  EM EXECUÇÃO
Município de Realização: 
Espaço de Realização: 
Abrangência:  Local
Público Alvo:  Todos os Setores da UNIFAP
Unidade Proponente: COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CCADM / UNIFAP
Unidade Orçamentária:
Outras Unidades Envolvidas:
PRÓ-REITORIA EXTENSÃO AÇÕES COMUNITÁRIAS – PROEAC / UNIFAP
Área Principal:  TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Fonte de Financiamento: AÇÃO AUTO-FINANCIADA
Renovação: NÃO
Nº Bolsas Solicitadas: 0
Nº Bolsas Concedidas: 0
Nº Discentes Envolvidos: 3
Faz parte de Programa de Extensão: NÃO
Grupo Permanente de Arte e Cultura:  NÃO
Público Estimado: 1200 pessoas
Público Real Atendido: Não informado
Tipo de Cadastro:  SUBMISSÃO DE NOVA PROPOSTA

Contato

Coordenação: CLAUDIO MARCIO CAMPOS DE MENDONCA
E-mail: cmarcio@gmail.com
Telefone:

Detalhes da Ação

Justificativa: 
Os processos e seu mapeamento a cada dia se tornam elementos fundamentais no ambiente organizacional. Para Di Sordi (2008) o processo de negócio é formado por etapas de produção ou atividades a serem executadas. Para Harrington (1991), os processos acabam usando os recursos da organização para gerar resultados objetivos aos seus usuários/clientes/cidadãos. Já Davenport (1994) complementa afirmando que o processo é um seqüenciamento de atividades de trabalho no tempo e no espaço, que deve possuir um começo, um final e insumos e resultados claros. Os processos empresariais acabam sendo atividades que requerem ações coordenadas e quem possuem componentes importantes, tais como: os recursos humanos, procedimentos e tecnologia. Para Gonçalves (2000) entender como é o funcionamento dos processos e os seus tipos, é necessário para se conseguir identificar como eles precisam ser gerenciados e como obter o máximo de resultado possível. A UNIFAP vem passando por um processo de profissionalização da sua gestão, dentre as atividades executadas está a implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que que envolva a confecção dos fluxogramas e estruturação dos sítios na internet de todos os setores da UNIFAP. Depois de consolidados os procedimentos, criar os manuais de cada Pró-Reitoria para que a comunidade acadêmica, bem como a sociedade em geral conheça, com clareza, os processos internos da UNIFAP. A implantação do POP nos setores da UNIFAP visa ter como resultados: – Facilitar o treinamento e a capacitação dos servidores recém-empossados. Em virtude da alta rotatividade de servidores (turnover), principalmente técnicos-administrativos, é necessário que os procedimentos a serem executados estejam definidos, de fácil acesso e didaticamente redigidos; – Economizar tempo, evitando o retrabalho; – Diminuição dos conflitos internos; – Permitir que as novas Unidades Acadêmicas Administrativas possam exercer suas atividades de forma descentralizada (accountability); – Viabilizar e dar suporte a descentralização orçamentária – Identificar falhas processuais e promover melhorias; – Facilitar a compreensão do gestor, na execução e controle dos procedimentos inerentes ao seu setor. Para o aluno se inserir nesse processo de gestão institucional, conhecer ferramentas de mapeamento de processos são importantes nos dias atuais. Além disso, as ferramentas possibilitam o conceito de colaboração, de trabalho em equipe e gestão organizacional.
Resumo: 
O presente projeto de extensão tem como objetivo auxiliar os setores da Unifap no mapeamento dos processos e posterior publicização dos mesmos para comunidade interna e externa da UNIFAP.
Metodologia: 
O primeiro procedimento a ser adotado é a seleção de 6 bolsistas do curso de Administração. O segundo passo será a capacitação dos mesmos sobre processos e mapeamento de processos. A metodologia de trabalho utilizada irá compartilhar o conhecimento dos processos por parte dos servidores, com o conhecimento nas ferramentas de gestão de processos dos alunos bolsistas e dos professores envolvidos no projeto de extensão. Os processos serão mapeados usando o software Bizagi. Além de ser criada documentação no Word detalhando os passos e documentos que fazem parte do processo.
Referências: 
ARAÚJO, Luis César G. Organização, Sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão da qualidade total, reengenharia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 CAMERON, KIM; FREEMAN, Sarah J.; MISHRA, Aneil K. Downsizing and redesigning organizations. In: George Huber and William Glick (Eds.) Organizational Change and Redesign: Ideas and Insights for Improving Performance.  New York: Oxford University Press, 19-65, 1993 CRUZ, Tadeu. Sistemas, organizações e métodos: estudo integrado das novas tecnologias de informação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008 DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. FERREIRA, A.A.; REIS, A.C.F.; PEREIRA M.I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002. GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos, Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, 6-19, 2000 ____________. Processo, que processo?, Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p. 8-19, 2000. HARRINGTON, H. James. Business Process Improvement. New York: McGraw Hill, 1991. LACOMBE, F. J. M. Dicionário de Administração. São Paulo: Saraiva, 2004. LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. MARANHÃO, M. MACIEIRA, M. E. B. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004 MORRIS, Daniel. BRANDON, Joel. Reengenharia: reestruturando sua empresa. São Paulo: Makron, 1994. SILVA, Reinaldo Oliveira de. Teorias da Administração. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thompson, 2001

Membros da Equipe

Nome Categoria Função Departamento Início Fim
CLAUDIO MARCIO CAMPOS DE MENDONCA DOCENTE COORDENADOR(A) CCADM 01/03/2018 01/03/2019
MARCOS MACEDO OLIVEIRA DISCENTE ALUNO(A) BOLSISTA 01/03/2018 01/03/2019
HERYSON DOS SANTOS NERY DISCENTE ALUNO(A) BOLSISTA 01/03/2018 01/03/2019
MANUELA BEATRIZ PACHECO LEAL DISCENTE ALUNO(A) BOLSISTA 01/03/2018 01/03/2019
EDER BART SOUSA DA CRUZ SERVIDOR COORDENADOR(A) ADJUNTO(A) DIESPO 01/03/2018 01/03/2019

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