DADOS DA AÇÃO DE EXTENSÃO
Código: | PJ048-2018 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Título: | Apoio a Implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) na UNIFAP | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano: | 2018 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Período: | 01/03/2018 a 01/03/2019 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | PROJETO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Situação: | EM EXECUÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Município de Realização: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Espaço de Realização: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Abrangência: | Local | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Público Alvo: | Todos os Setores da UNIFAP | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Unidade Proponente: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CCADM / UNIFAP | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Unidade Orçamentária: | – | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Outras Unidades Envolvidas: |
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Área Principal: | TECNOLOGIA E PRODUÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Área do CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fonte de Financiamento: | AÇÃO AUTO-FINANCIADA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Renovação: | NÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nº Bolsas Solicitadas: | 0 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nº Bolsas Concedidas: | 0 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nº Discentes Envolvidos: | 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Faz parte de Programa de Extensão: | NÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Grupo Permanente de Arte e Cultura: | NÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Público Estimado: | 1200 pessoas | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Público Real Atendido: | Não informado | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo de Cadastro: | SUBMISSÃO DE NOVA PROPOSTA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Contato |
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Coordenação: | CLAUDIO MARCIO CAMPOS DE MENDONCA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
E-mail: | cmarcio@gmail.com | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Telefone: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Detalhes da Ação |
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Justificativa: Os processos e seu mapeamento a cada dia se tornam elementos fundamentais no ambiente organizacional. Para Di Sordi (2008) o processo de negócio é formado por etapas de produção ou atividades a serem executadas. Para Harrington (1991), os processos acabam usando os recursos da organização para gerar resultados objetivos aos seus usuários/clientes/cidadãos. Já Davenport (1994) complementa afirmando que o processo é um seqüenciamento de atividades de trabalho no tempo e no espaço, que deve possuir um começo, um final e insumos e resultados claros. Os processos empresariais acabam sendo atividades que requerem ações coordenadas e quem possuem componentes importantes, tais como: os recursos humanos, procedimentos e tecnologia. Para Gonçalves (2000) entender como é o funcionamento dos processos e os seus tipos, é necessário para se conseguir identificar como eles precisam ser gerenciados e como obter o máximo de resultado possível. A UNIFAP vem passando por um processo de profissionalização da sua gestão, dentre as atividades executadas está a implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), que que envolva a confecção dos fluxogramas e estruturação dos sítios na internet de todos os setores da UNIFAP. Depois de consolidados os procedimentos, criar os manuais de cada Pró-Reitoria para que a comunidade acadêmica, bem como a sociedade em geral conheça, com clareza, os processos internos da UNIFAP. A implantação do POP nos setores da UNIFAP visa ter como resultados: – Facilitar o treinamento e a capacitação dos servidores recém-empossados. Em virtude da alta rotatividade de servidores (turnover), principalmente técnicos-administrativos, é necessário que os procedimentos a serem executados estejam definidos, de fácil acesso e didaticamente redigidos; – Economizar tempo, evitando o retrabalho; – Diminuição dos conflitos internos; – Permitir que as novas Unidades Acadêmicas Administrativas possam exercer suas atividades de forma descentralizada (accountability); – Viabilizar e dar suporte a descentralização orçamentária – Identificar falhas processuais e promover melhorias; – Facilitar a compreensão do gestor, na execução e controle dos procedimentos inerentes ao seu setor. Para o aluno se inserir nesse processo de gestão institucional, conhecer ferramentas de mapeamento de processos são importantes nos dias atuais. Além disso, as ferramentas possibilitam o conceito de colaboração, de trabalho em equipe e gestão organizacional. |
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Resumo: O presente projeto de extensão tem como objetivo auxiliar os setores da Unifap no mapeamento dos processos e posterior publicização dos mesmos para comunidade interna e externa da UNIFAP. |
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Metodologia: O primeiro procedimento a ser adotado é a seleção de 6 bolsistas do curso de Administração. O segundo passo será a capacitação dos mesmos sobre processos e mapeamento de processos. A metodologia de trabalho utilizada irá compartilhar o conhecimento dos processos por parte dos servidores, com o conhecimento nas ferramentas de gestão de processos dos alunos bolsistas e dos professores envolvidos no projeto de extensão. Os processos serão mapeados usando o software Bizagi. Além de ser criada documentação no Word detalhando os passos e documentos que fazem parte do processo. |
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Referências: ARAÚJO, Luis César G. Organização, Sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão da qualidade total, reengenharia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 CAMERON, KIM; FREEMAN, Sarah J.; MISHRA, Aneil K. Downsizing and redesigning organizations. In: George Huber and William Glick (Eds.) Organizational Change and Redesign: Ideas and Insights for Improving Performance. New York: Oxford University Press, 19-65, 1993 CRUZ, Tadeu. Sistemas, organizações e métodos: estudo integrado das novas tecnologias de informação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008 DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. FERREIRA, A.A.; REIS, A.C.F.; PEREIRA M.I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002. GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processos, Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, 6-19, 2000 ____________. Processo, que processo?, Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p. 8-19, 2000. HARRINGTON, H. James. Business Process Improvement. New York: McGraw Hill, 1991. LACOMBE, F. J. M. Dicionário de Administração. São Paulo: Saraiva, 2004. LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. MARANHÃO, M. MACIEIRA, M. E. B. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004 MORRIS, Daniel. BRANDON, Joel. Reengenharia: reestruturando sua empresa. São Paulo: Makron, 1994. SILVA, Reinaldo Oliveira de. Teorias da Administração. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thompson, 2001 |
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Membros da Equipe
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