Você está visualizando atualmente Servidores da Biblioteca Central da UNIFAP recebem livro do Professor José Bittencourt da Silva da Universidade Federal do Pará
Servidores da Biblioteca Central da UNIFAP, Lucas Nery e Wellen Oliveira (Chefe da DIAU), Thalita Rafaela Ferreira (chefe da DFPA), Jhennifer Pereira (bolsista) e a diretora Maria do Carmo Marques, recebem livro do Professor José Bittencourt da Silva (Crédito da Foto: Lucas Nery)

O Professor Dr. José Bittencourt da Silva, da Universidade Federal do Pará, doou 6 (seis) exemplares dos livros: “Escola básica pública na Amazônia paraense” e “Educação Ambiental: estudos de revisão do campo no Brasil” para a Biblioteca Central da UNIFAP.

O livro foi lançado no ANPEd Norte 2022 que ocorreu na Unifap, com amplo “debate sobre educação na Amazônia”. Na ocasião a Professora Kátia de Nazaré Santos Fonseca (Mestre em Educação/Universidade Federal do Amapá) participou do lançamento do livro, os quais o professor é organizador.

O professor possui 2 (dois) Pós-Doutorados: em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e outro pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Atualmente é professor Associado nível IV da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação e Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB) no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). Importante citar que o professor é líder/coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Amazônia (GEPEDA). Para conhecer os temas abordados em suas pesquisas, acesse o lattes: http://lattes.cnpq.br/4719580090813166

Resenha dos livros elaborada pelo organizador

“O debate acerca da escola pública básica na Amazônia paraense é o fio condutor que une todos os textos desta obra. Intitulado Escola básica pública na Amazônia paraense: temas, problemas, possibilidades analíticas e alternativas, os/as leitores/as terão a oportunidade de acessar neste livro informações relevantes e críticas acerca da educação do campo, educação em unidades de conservação, educação ambiental, inovação educacional, educação e pobreza, escola em regime de tempo integral e a questão do desenvolvimento socioeducacional em escola voltada a comunidades ribeirinhas da Amazônia paraense” (resumo do organizador).

“Para além do simplismo e das frivolidades ainda vicejantes em muitos produtos científicos e acadêmicos, este livro pretende contribuir com o debate crítico no campo da Educação Ambiental brasileira, suscetível de servir de apoio teórico para práticas inovadoras no chão da escola e em outros espaços formativos sociais, desvelando as interfaces entre os processos sociais, políticos, econômicos e culturais e a crise ambiental contemporânea.” (resumo do organizador).

Texto: José Bittencourt da Silva e Maria do Carmo Lima Marques
Foto: Lucas Amaral Nery