O Professor Dr. José Bittencourt da Silva, da Universidade Federal do Pará, doou 6 (seis) exemplares dos livros: “Escola básica pública na Amazônia paraense” e “Educação Ambiental: estudos de revisão do campo no Brasil” para a Biblioteca Central da UNIFAP.
O livro foi lançado no ANPEd Norte 2022 que ocorreu na Unifap, com amplo “debate sobre educação na Amazônia”. Na ocasião a Professora Kátia de Nazaré Santos Fonseca (Mestre em Educação/Universidade Federal do Amapá) participou do lançamento do livro, os quais o professor é organizador.
O professor possui 2 (dois) Pós-Doutorados: em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e outro pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Atualmente é professor Associado nível IV da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação e Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB) no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). Importante citar que o professor é líder/coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Amazônia (GEPEDA). Para conhecer os temas abordados em suas pesquisas, acesse o lattes: http://lattes.cnpq.br/4719580090813166
Resenha dos livros elaborada pelo organizador
“O debate acerca da escola pública básica na Amazônia paraense é o fio condutor que une todos os textos desta obra. Intitulado Escola básica pública na Amazônia paraense: temas, problemas, possibilidades analíticas e alternativas, os/as leitores/as terão a oportunidade de acessar neste livro informações relevantes e críticas acerca da educação do campo, educação em unidades de conservação, educação ambiental, inovação educacional, educação e pobreza, escola em regime de tempo integral e a questão do desenvolvimento socioeducacional em escola voltada a comunidades ribeirinhas da Amazônia paraense” (resumo do organizador).
“Para além do simplismo e das frivolidades ainda vicejantes em muitos produtos científicos e acadêmicos, este livro pretende contribuir com o debate crítico no campo da Educação Ambiental brasileira, suscetível de servir de apoio teórico para práticas inovadoras no chão da escola e em outros espaços formativos sociais, desvelando as interfaces entre os processos sociais, políticos, econômicos e culturais e a crise ambiental contemporânea.” (resumo do organizador).
Texto: José Bittencourt da Silva e Maria do Carmo Lima Marques
Foto: Lucas Amaral Nery