Faunística e Bioecologia de Culicideos

Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas realizaram na segunda e terça-feira (16 e 17.03) sob a orientação da Profa. MSc. Ledayane M. C. Barbosa, atividades de campo referentes aos seus projetos de Iniciação Cientifica. As pesquisas estão sendo desenvolvidas no Pólo Hortifrutigranjeiro, localizado no Distrito de Fazendinha.

1º Dia de Coleta - nº 03
Profa. MSc. Ledayane M. C. Barbosa, atividades de campo referentes

Os trabalhos dos acadêmicos estão vinculados aos projetos coordenados pela Profa. Ledayane Barbosa, intitulados “Faunística e Bioecologia de Culicideos (Diptera: Culicidae) no estado do Amapá, Brasil” e “Levantamento da Artropodofauna do estado do Amapá, Brasil.

Atividades de campo
Armadilhas do tipo CDC

Para a coleta dos mosquitos foram utilizadas armadilhas luminosas do tipo CDC e busca ativa, enquanto para o levantamento da fauna de solo foram utilizadas armadilhas do tipo “Pitfalls traps”, além da utilização do extrator de Berlese para a analise de serrapilheira.

DSC04036
armadilhas do tipo “Pitfalls traps”

Estudos sobre o conhecimento da fauna de culicideos auxiliam na elucidação da importância epidemiológica das espécies mais comuns contribuindo na prevenção de possíveis epidemias e no controle da transmissão de arbovírus endêmicos nas regiões estudadas. Enquanto realizar um inventário da artropodofauna de solo disponibiliza conhecimento dos grupos ocorrentes fornecendo subsídios para outros estudos.

20150317_093905

Deixe um comentário