Apresentação

O Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (CEPAP-UNIFAP), criado em 5 de Maio de 2004, nasceu da necessidade de se investir em pesquisas arqueológicas no estado do Amapá, em vista de seu grande potencial arqueológico.

Nesse sentido, o CEPAP-UNIFAP, tem por objetivo incentivar a pesquisa arqueológica no Estado, além de concentrar esforços na tarefa de promover a divulgação do conhecimento acadêmico produzido pelo centro para o público em geral, cumprindo o papel de uma instituição engajada nos pilares de ensino, pesquisa e extensão, pois todo conhecimento adquirido a partir do potencial da região, precisa retornar a comunidade de forma a reforçar a  educação, memória e história locais.

A arqueologia, ao contrário do que é representada no cinema, não é sinônimo de caça ao tesouro, trata-se de uma ciência comprometida com o passado e o presente da humanidade, uma área que utiliza a cultura material, geralmente de populações que já não existem, ou seja, de objetos que fizeram parte da cultura destes povos, como vasos, urnas, restos de alimentos, utensílios etc, para tentar decifrar como estas sociedades viviam no passado, resgatando assim, a “memória” contida nesses artefatos.

Assim, o arqueólogo também se dedica a estudar aspectos culturais de populações mais recentes, de um ponto de vista diferente dos registros escritos deixados por elas, como inventários, cartas, testamentos, livros, levando em conta seus vestígios materiais, como supracitado.

Dessa forma,  a cultura material de um povo ou mesmo daqueles que existiram a muito tempo, vem a reforçar a identidade de uma região e daqueles que nela habitam, ontem e hoje, promovendo a educação, o respeito e a memória!

Sendo assim, o CEPAP-UNIFAP,  não pode deixar de fornecer, dentro de suas atribuições, o incentivo a pesquisa, a educação patrimonial e a divulgação de seus projetos, por uma arqueologia acessível e significativa para a cultura do estado!

Link do perfil do Instagran: cepap_unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *