Projetos

Projetos em andamento – Pesquisa e Extensão  


Religião e Politica: Pensar a participação politica dos Terreiros do Amapá a partir da pauta da intolerância religiosa

Responsável: Marcos Vinícius de Freitas Reis – Lattes

Início: 2019 – Atual

Resumo: O Brasil é um país laico, e não tem, consequentemente, uma religião oficial, mas, apesar da liberdade religiosa garantida por lei, a intolerância religiosa ainda é bastante presente na sociedade brasileira. No período colonial brasileiro, os negros africanos foram escravizados e obrigados a seguir o cristianismo católico, até então a religião oficial de Portugal, e assim tiveram suas culturas marginalizadas e encobertas. Essa intolerância perpassou até os dias atuais, e hoje é propagada através de ideologias sectaristas e proselitistas de alguns líderes religiosos que fomentam na sociedade, através de seguidores fundamentalistas, a violência física e simbólica, principalmente contra as religiões afro-brasileiras. Para tanto, far-se-á o uso de revisão bibliográfica, levantamento de dados na internet e pesquisa de campo visita aos terreiros de macapá e organização de rodas de conversas.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .Integrantes: Marcos Vinicius de Freitas Reis – Coordenador / MARIA DA CONCEICAO DA SILVA CORDEIRO – Integrante / SILVIA CARLA MARQUES COSTA – Integrante / Alessandro Ricardo Pinheiro Brandão – Integrante.


RELIGIÃO E POLÍTICA: IDENTIDADE FORMATIVA DA IGREJA CATÓLICA NO AMAPÁ – Aportes da Escola de Fé e Política da

Diocese de Macapá entre 2008 e 2018 

Responsável: Marcos Vinícius de Freitas Reis  – Lattes

Início: 2019 – Atual

Resumo: O projeto tem como objetivo estudar a identidade formativa da Igreja Católica da Diocese de Macapá, precisamente no Estado do Amapá, no que tange as relações entre religião e política. A região amazônica possui, historicamente, características peculiares que aproximaram a Igreja Católica do viés político, instigando seus agentes a participarem da vida social, influenciando na sociedade amapaense. Tendo por base a história oral e análise documental, discutir sobre a identidade política da Igreja Católica na Amazônia Amapaense faz-se necessário para uma compreensão da realidade local, bem como do tipo de formação utilizada no tempo presente. Para tanto, destaca-se a Escola de Fé e Política da Diocese de Macapá como possível influenciadora, formadora e reprodutora da ideologia da Igreja Católica no Amapá entre os anos de 2018 e 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
 

Religião e Politica: Pensando a Laicidade no Contexto do Ensino Religioso no Amapá a partir da BNCC

Responsável: Marcos Vinícius de Freitas Reis  –Lattes

Início: 2019 – Atual

Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste em entender a relação da laicidade com o referencial curricular amapaense – BNCC. A ideia é analisar o documento e compreender a inserção ou não dos conteúdo de ensino religioso a partir da diversidade cultural e religiosa dentro das diretrizes da ciência da religião no Brasil. Queremos compreender a proposta de formação para estes professores para dialogar com a presença da religião nas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcos Vinicius de Freitas Reis – Coordenador / Kátia Maria Barbosa dos Anjos – Integrante / MARIA LOURDES SANCHES VULCÃO – Integrante / ALMIRO ALVES DE ABREU – Integrante / MOISES DE JESUS PRAZERES DOS SANTOS BEZERRA – Integrante.
 

Política e Religião: Atuação das Igrejas Cristãs no Estado do Amapá

Responsável: Andrius Estevam Noronha –  Lattes

Início: 2017 – Atual  

Resumo: O presente projeto de pesquisa consiste em entender as conflituosas relações entre a Igreja Católica e algumas Igrejas Protestantes no Estado do Amapá no âmbito politico, econômico social e cultural. O nosso recorte teórico inicia em 1943 quando o Amapá torna-se território federativo e até o presente dias atuais em contexto acirrado de concorrência religiosa. Trabalharemos com documentos oficiais, entrevistas, artigos de jornais e revistas, fotografias e outras fontes que estejam relacionadas a esse objeto de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Andrius Estevam Noronha – Coordenador / Marcos Vinícios de Freitas Reis – Integrante.
 

Tribunal da Fé na Amazônia Colonial: estudos sobre a Inquisição

Responsável: Andrius Estevam Noronha –  Lattes

Início: 2017 – Atual  

Resumo: O presente trabalho pretende abordar a Santa Inquisição na Amazônia por meio de processos abertos pela instituição católica no século XVIII na Capitania do Grão Pará. Os processos permitem visualizar numa redução de escala como se desenrolou a estrutura da Santa Inquisição na fronteira amazônica. A análise desses processos permitem compreender o alcance não apenas da Igreja Católica, mas também da estrutura administrativa e jurídica da coroa portuguesa. Com isso, nessa pesquisa agimos de acordo com os procedimentos teóricos metodológicos ligados a História Cultural, a micro história e a paleografia. Esses procedimentos são cruzados com modelos de história local e regional a fim de compreender o caso específico da Inquisição na Amazônia com estudos sobre o século XVIII.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Andrius Estevam Noronha – Coordenador.
 

Transcrição de documentos coloniais das regiões da Guiana Francesa, Amapá e Grão-Pará (Séculos. XVIII-XIX)

Responsável: Andrius Estevam Noronha –  Lattes

Início: 2017 – Atual  

Descrição: O projeto tem por objetivo transcrever e, posteriormente, qualificar documentos coloniais dos impérios marítimos português e francês relativos aos territórios atuais da Guiana Francesa, Amapá e Grão-Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Andrius Estevam Noronha – Coordenador / Renan Marques Birro – Integrante.
 

Elite do Território do Amapá: um estudo prosopográfico (1943-1988)

Responsável: Andrius Estevam Noronha –  Lattes

Início: 2013 – Atual  

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Andrius Estevam Noronha – Coordenador.
 

Universidade da Mulher

Responsável: Maria da Conceição da Silva Cordeiro – Lattes

Início: 2013 – Atual

Descrição: Projeto de extensão. Inclusão de mulheres.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria da Conceição da Silva Cordeiro – Integrante / Erick Franck Nogueira da Paixão – Coordenador.
 

Violência Contra a Mulher é Falta de Educação: táticas e processos de transformação

Responsável: Maria da Conceição da Silva Cordeiro – Lattes 

Início: 2016 – Atual

Situação: Em andamento; Natureza: Outra.Alunos envolvidos: Graduação: (4) .Integrantes: Maria da Conceição da Silva Cordeiro – Coordenador / Margareth Guerra dos Santos – Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – Cooperação.


 

Identidade cristã, ativismo, empreendedorismo e exercício de cargos públicos

Responsável: Vinicius Manduca – Lattes

Início: 2011 – Atual

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Vinicius Manduca – Integrante / André Ricardo de Souza – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.
 

 

Autoafirmação da Identidade Negra dos Estudantes do Ensino Médio de Macapá

Responsável: Raimundo Erundino Santos Diniz  Lattes

Início: 2017 – Atual

Resumo: O Projeto de Pesquisa intitulado: Autoafirmação da Identidade Negra dos Estudantes do Ensino Médio de Macapá, tem como objetivo investigar como os estudantes do Ensino Médio de Macapá se autodeclaram do ponto de vista racial. Compreendemos que a autodeclaração é algo complexo para jovens que evidenciam em seu fenótipo características que os inscrevem no grupo social negro e pardo, mas mesmo diante de tal evidência racial, alguns desses estudantes, costumam negar suas origens porque não foram ensinados a se orgulhar de sua cor/raça e cultura negra. Sendo assim, interessa-nos com este estudo, contribuir de maneira política e eficaz com o processo de afirmação da identidade negra de educandos que estudam nas escolas públicas: Antônio Cordeiro Pontes e General Azevedo Costa, localizadas nos bairros: Central e do Laguinho no afã de que tais estudantes ao concluírem o ensino médio, possam optar pelo sistema de cotas, Lei Federal 12.711/12 na qual está prevista reserva de vagas para autodeclarados: negros, indígenas, estudantes que sobrevivem com renda per capita inferior a um salário mínimo e meio e pessoas com deficiência. Além disso, este projeto pretende gerar um diagnóstico do perfil dos estudantes negros do Ensino Médio prestes a ingressarem nas instituições de ensino superior público do Estado do Amapá..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Raimundo Erundino Santos Diniz – Coordenador / Raimundo Diniz – Integrante / Piedade Lino Videira – Integrante / Nelma Nunes Da Silva – Integrante / Suzana Do Espírito Santo Barros – Integrante / Luciano Magnus De Araujo – Integrante / Irlon Maciel Ferreira – Integrante / Francine Pinto Da Silva Joseph – Integrante / Fernando Pimentel Canto – Integrante / Eugenia da Luz Silva Foster – Integrante / Annick Marie Belrose – Integrante / Alexsara De Souza Maciel – Integrante.

 


Educação, Gênero, Diversidade Sexual e Pensamento Decolonial

Responsável: Katia Maria Barbosa dos Anjos – Lattes

Início: 2017 – Atual

Resumo: Este estudo pretende estabelecer uma continuidade ao projeto denominado “Imagens da Diferença: políticas públicas da diversidade e o ensino de arte no Amapá” desenvolvido no período de 2013 a 2017. Nesta nova etapa os estudos se concentram na abordagem do pensamento decolonial e sua relação com a diversidade sexual, o gênero, a educação e o multiculturalismo. Buscaremos desenvolver um estudo de caráter bibliográfico com levantamento de publicações acadêmicas, especificamente teses, dissertações e publicações em periódicos, escritos em língua portuguesa que articulem teorias relacionadas ao pensamento decolonial e sua relação com a educação, a diversidade sexual e o interculturalismo. O estudo estará dividido em três fases nas quais se pretende desdobrar e ampliar estabelecendo internacionalidades tendo como foco elementar o pensamento decolonial. Partimos do princípio que os processos de opressão e discriminação contra pessoas LGBTTTs se tratam de uma construção histórica e notadamente marcada por uma inteligibilidade moderna de base eurocêntrica que estabeleceu nas práticas cotidianas formas de marcação das identidades subalternas tendo como referência um pensamento hegemônico implantado e encucado por meio de processos educacionais a partir da colonização, sendo portanto necessário sua desconstrução epistemológica na contemporaneidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Katia Maria Barbosa dos Anjos – Integrante / Alexandre Adalberto Pereira – Coordenador / Antonio Mateus Pontes Costa – Integrante / Miquelly Pastana Tito Sanches – Integrante / Rômulo Cambraia Ribeiro – Integrante / Kevin Duarte Nunes – Integrante / Andressa Costa dos Santos – Integrante / Ana Karem Brito Oliveira – Integrante / Andres Lema Mendez – Integrante.
 

 

Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento

Responsável: Fabio Py Murta de Almeida  –  Lattes

Início: 2018 – Atual
 
Resumo: O projeto objetiva analisar as políticas desenvolvimentistas praticadas pelo Estado em escala nacional e regional e seus impactos ambientais, culturais e sociais aos territórios e às territorialidades dos sujeitos a eles concernidos. Via de regra, essas políticas resultam em um violento processo de desterritorialização, bem como em violação de direitos, impondo a necessidade de alargamento do universo conceitual da temática. Destarte, balizas epistemológicas desse projeto associado repercutirão sobre: Estado, conflitos socioambientais, mobilidades humanas e territórios educação, dentre outras. Pretende-se, assim, desenvolver ações de integração entre ensino, pesquisa e extensão, a partir do diálogo crítico-cruzado dos pesquisadores com as populações e seus conhecimentos tradicionais, com a finalidade de desvelar problemáticas e proposições que subsidiem a construção de alternativas aos processos de exclusão, desigualdades, violências e conflitos gerados por essas políticas que, frequentemente, deslegitimam os modus operandi desses sujeitos. As linhas Estado, Mobilidades Humanas e Políticas na Amazônia; Dinâmicas Sócioambientais, Diversidade, Lutas por Direitos Sociais e pela Terra na Amazônia nortearão as pesquisas em associação entre o PDTSA, PPGSOF e PPGPS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Fábio Py Murta de Almeida – Coordenador / Marcos Aurelio Pedlovski – Integrante / Denise Cunha Tavares Terra – Integrante.

 


Migrações e religiões nos assentamentos do MST

Responsável: Fabio Py Murta de Almeida  –  Lattes

Início: 2017 – Atual

Resumo: Com o projeto se visa discutir as Migrações religiosas que ajudaram a formar os Assentamentos Rurais do Norte Fluminense. Com isso se esta desenvolvendo um mapeamentos das expressoes religiosas que compõe hoje os quadros sociais dos nove assentamento do MST na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fábio Py Murta de Almeida – Coordenador / Marcos Aurelio Pedlovski – Integrante.
 

Programa Arte na Escola

Responsável: Elaine Costa Honorato – Lattes

Início: 2017 – Atual

Projeto certificado pela empresa Arte na Escola em 04/05/2017.
Descrição: Este programa agrupa três ações em desenvolvimento pelo Polo Arte na Escola da UFAC, são elas: Projeto Formação Continuada em Artes; Projeto Arte na Infância; e Projeto Mediação Cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Elaine Costa Honorato – Integrante / Caue de Camargo dos Santos – Coordenador / Francisca do Nascimento Pereira Filha – Integrante.
 

Projeto Design é isso aí!

Responsável: Elane Carneiro de Albuquerque – Lattes

Início: 2010 – Atual

Resumo: O projeto é desenvolvido anualmente com o objetivo de possibilitar aos estudantes vivenciar a realidade da profissão buscando soluções em Design de instituições públicas, cooperativas e associações criativas e produtivas do Estado do Amapá tendo como referencia o contexto cultural, social e ambiental amazônico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .

Integrantes: Elane Carneiro de Albuquerque – Coordenador / Rodrigo de Aquino Gomes – Integrante.

 


 

Estudos da Religião na Contemporaneidade: novas leituras sobre o Brasil e outros olhares a partir da Amazônia

Responsável: Diego Omar da S Silveira – Lattes

Início: 2014 – Atual

Resumo: Projeto de pesquisa multidisciplinar, apoiado no âmbito do Edital n.020/2013 da Fundação de Amparo à Pesquisado do Estado do Amazonas – Programa de Apoio à Publicação de Artigos Científicos (PAPAC). No conjunto, estão sendo elaborados, em parceria com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras de ensino e pesquisa, quatro artigos acadêmico-científicos que serão submetidos a periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1 do Qualis/Capes. Em todos os textos os objetos têm ligação com os estudos da religião na contemporaneidade e buscam elaborar novas leituras sobre o tratamento dessas temáticas na historiografia e nas ciências sociais brasileiras, assim como construir outros olhares sobre as interfaces entre religião, cultura e território a partir da Amazônia. Visando ampliar produção científica de pesquisadores vinculados a Instituições de Pesquisa e Ensino Superior do Estado do Amazonas – assim como garantir maior visibilidade e repercussão para as investigações conduzidas nessas instituições – os artigos são concebidos para assinalar esforços de diálogo institucional e interinstitucional e serão apresentados em português e em língua estrangeira (quando for o caso) para revistas de reconhecida excelência, publicadas no Brasil, na Argentina e na França..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Diego Omar da Silveira – Coordenador / Isabel Cristina Leite – Integrante / Virgínia Albuquerque de Castro Buarque – Integrante / Mônica Xavier de Medeiros – Integrante / José Camilo Ramos – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas – Auxílio financeiro.
 

Educação e religião em Parintins: interfaces contemporâneas e desafios à construção da laicidade

Responsável: Diego Omar da S Silveira – Lattes

Início: 2013 – Atual

Resumo: Os debates sobre a diversidade e a pluralidade cultural e religiosa no Brasil têm revelado, contemporaneamente, uma série de entraves em nosso processo de construção da laicidade. Especialmente quando tratam da inclusão do Ensino Religioso nos currículos do Ensino Básico e das muitas faces da educação religiosa oferecida por colégios confessionais, as análises revelam diferentes mecanismos de pressão da religião sobre a esfera pública, em temáticas que vão desde a moral sexual até as políticas públicas voltadas para grupos historicamente marginalizados. Esse projeto de pesquisa explora, por um viés multidisciplinar, as muitas aproximações entre religião e educação na região norte do Brasil e, mais especificamente, no médio-baixo Amazonas, buscando elucidar a influência de diferentes grupos, movimentos, congregações e/ou igrejas sobre os projetos e/ou instituições educacionais presentes nesse espaço ao longo do século XX e no início do século XXI.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Diego Omar da Silveira – Coordenador / Atila Sousa Sombra – Integrante / Clarice Bianchezzi – Integrante / José Claudio Trindade Guimarães – Integrante / Willian dos Santos Marques – Integrante.
 

Estudos da interface entre literatura, filosofia e religião

Responsável: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Lattes

Início: 2017 – Atual

Resumo: O Grupo está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade, do Departamento de Letras e Artes, e ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UEPB. Desenvolve pesquisas com a participação de alunos da graduação, TCC, PIBIC e alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu. Realiza reuniões periódicas com apresentações dos estágios de pesquisa e planeja as publicações do grupo. O projeto Litterasofia propõe não simplesmente o diálogo entre filosofia, literatura e religião, o que seria descabido visto que este diálogo acontece na história e na produção do conhecimento, mas uma compreensão a partir de estudos específicos, procurando identificar as formas de diálogo e as implicações de filosofias e de tradições religiosas na constituição das narrativas literárias e o papel da literatura como intérprete e intervenção das tradições religiosas e filosóficas. Como forma de respeitar e incluir a variedade de enfoques, ao mesmo tempo construir eixos temáticos e teóricos para o desenvolvimento de nossos projetos, três aspectos serão levados em consideração nas pesquisas: 1) como a literatura é incluída no pensamento filosófico e como a literatura pertence aos fundamentos e desenvolvimento da experiência religiosa, pressupondo que algumas tradições religiosas nascem em forma literária; 2) quais as implicações centrais desta inclusão para a compreensão filosófica e para a compreensão do fenômeno religioso enquanto produção cultural complexa e polissêmica; 3) como o diálogo existente entre filosofia, literatura e religião determina a obra literária, filosófica, religiosa na constituição dos textos, na estrutura narrativa, nas interpretações que as obras oferecem oriundas das relações complexas existentes entre essas formas de sabedoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Integrante / antonio carlos de melo magalhães – Coordenador / eli brandão da silva – Integrantes
 

CENTRO DE ESTUDOS POLÍTICOS, RELIGIÃO E SOCIEDADE – CEPRES

Responsável: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Lattes

Início: 2013 – Atual

Resumo: O grupo Cepres ? Centro de Estudos Políticos e Sociedade , tem por objetivo trazer discussões sobre a relação entre Religião, Política e Sociedade. Vinculado ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá, o grupo desenvolve pesquisa ligadas ao temas religião, política e sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Integrante / Andrius Estevam Noronha – Integrante / Marcos Vinicius de Freitas Reis – Coordenador
 

GRUPO DE PESQUISA PAUL TILLICH

Responsável: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Lattes

Início: 1993 – Atual

Resumo: Tem como principal objetivo realizar pesquisas relacionadas com o pensamento de Paul Tillich, especialmente na área da Teologia da Cultura. Incentiva a elaboração de monografias, dissertações e teses e a publicação de traduções e trabalhos relacionados com a obra de Tillich, por docentes e discentes. Oferece cursos, seminários e grupos de leitura relacionados com seus projetos. Mantém, na biblioteca do curso, um arquivo de obras de Tillich e de estudos sobre o seu pensamento. Organiza, em colaboração com a Sociedade Paul Tillich do Brasil, um simpósio anual em diálogo com o pensamento de Paul Tillich. O projeto que abrange as pesquisas realizadas no momento é: Teologia da Cultura ? Teoria e Práxis, em diálogo com o pensamento de Paul Tillich . Pretende-se realizar pesquisas teóricas, visando à construção de instrumental de análise e sistematização teológica da cultura em diálogo com a filosofia, a fenomenologia e as ciências humanas ; confrontar e complementar o pensamento de Paul Tillich e de seus discípulos com a contribuição metodológica de outros teólogos da cultura, de preferência latino-americanos; e aplicar o instrumental tillichiano à análise dos diversos setores da cultura, em particular a religião, a ciência, a arte e a política. A teologia da cultura pratica a leitura hermenêutica da totalidade e dos elementos das culturas na intenção de manifestar a sua dimensão de profundidade, o seu sentido radical ou sua preocupação suprema, conforme o famoso lema de Tillich: ?A religião é a substância da cultura e a cultura é a forma da religião?. O nosso esforço interpretativo, essencialmente teológico, volta-se, em prioridade, para as culturas contemporâneas, especialmente na América Latina e no Brasil. O interesse do pensamento de Tillich reside no fato de ter sido elaborado em constante diálogo com os movimentos sociais, políticos, filosóficos, científicos e artísticos do século XX, em momentos comparáveis ao atual ocaso das utopias e desencanto dos projetos institucionais, inclusive religiosos. O pensamento de Tillich e a reflexão latino-americana devem ser colocados em posição de crítica e complementariedade recíprocas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Integrante / Etienne Alfred Higuet – Coordenador. 


Comunicações filosóficas no meio do mundo

Responsável: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Lattes

Início: 2016 – Atual

Resumo: Trata-se de um projeto de natureza interdisciplinar que tem caráter permanente. O objetivo é estabelecer um diálogo entre a Filosofia e as demais áreas do conhecimento: as ciências, as artes, a cultura em geral de modo a atender a formação acadêmico-científico-cultural dos docentes e discentes de graduação em Filosofia, assim como atingir um público mais amplo que tenha interesse em discutir temáticas de natureza filosófica ou que tenham afinidade com a Filosofia: docentes e discentes de outros cursos da UNIFAP, graduados em Filosofia e professores de Filosofia do Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se que os eventos realizados, através do projeto, possibilitem o aprimoramento dos conhecimentos filosóficos, científicos e culturais do público alvo. Com o objetivo precípuo de promover a interdisciplinaridade entre especialistas e não especialistas amazônidas da filosofia e de diversas áreas do conhecimento, divulgando a produção de pesquisas e projetos que valorizem o conhecimento filosófico e que aproximem o conhecimento acadêmico da comodidade, expandindo a reflexão filosófica para fora da Universidade; Envolver os alunos da graduação, e os professores, especialmente do curso de Filosofia, em uma atividade conjunta no intuito de incitar a reflexão e prática filosófica; Difundir e socializar os estudos realizados pelos docentes do Curso de Filosofia da UNIFAP e áreas afins e também de outros pesquisadores, bem como envolver os alunos da graduação, especialmente do curso de Filosofia, em uma atividade conjunta no intuito de incitar a reflexão filosófica; Servir como espaço de interação das atividades acadêmicas nos diferentes níveis universitários (graduação e pós-graduação), bem como suporte ao ensino, pesquisa e extensão; Promover a atualização de conhecimentos para os docentes, discentes e profissionais de Filosofia; Desenvolver, promover e divulgar a Filosofia nas suas variadas vertentes; Contribuição para o enriquecimento das abordagens interdisciplinares sobre os fenômenos significativos acontecidos na comunidade na qual a Universidade está inserida; Promover o intercâmbio e a cooperação científica entre diferentes centros de investigação em Filosofia e áreas afins; Criação de condições materiais que estimulem os professores para o trabalho de produção de materiais didáticos e a proposição de projetos relevantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Integrante / Rauliette Diana Lima e Silva – Coordenador / JOSE CARLOS CARIACAS ROMÃO DOS SANTOS – Integrante.

Oralidade e Memória: a história do Marabaixo contada por negros e negras do bairro do Laguinho em Macapá

Responsável: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Lattes

Início: 2013 – Atual

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Antonio Almeida Rodrigues da Silva – Integrante / Cristina Kelly da Silva Pereira – Coordenador.

 

Estado laico e educação: a laicidade na rede pública de ensino de Santarém

Responsável: André Dioney Fonseca – Lattes

Início: 2019 – Atual

Resumo: O projeto tem como objetivo analisar a problemática da laicidade no campo educacional com foco na rede pública estadual de ensino da cidade de Santarém. O recorte inicial desta pesquisa, que abrange os semestres 2019.1 e 2019.2, privilegiará, nessa primeira etapa, algumas unidades escolares pertencentes à rede estadual de ensino, especialmente as escolas que mantêm alguma forma de parceria com instituições religiosas, como é caso da escola Diocesana São Francisco. Nossa intenção é, desse modo, compreender, por meio de entrevistas com gestores da 5º Unidade Regional de Educação (URE) e das escolas, quais são os elementos legais que sustentam esse tipo de acordo e quais as garantias de que essa parceria não fere o princípio constitucional da laicidade na educação pública. Procuraremos realizar, igualmente, entrevistas com professores e alunos das unidades escolares que mantêm algum tipo de cooperação com entidades religiosas com o objetivo de compreender se esse modelo influencia ou não a previsão legal de oferta laica de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: André Dioney Fonseca – Coordenador
 

A representação da Amazônia na epistolografia do Padre Antonio Vieira

Responsável: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Lattes

Início: 2018 – Atual
 
Resumo: A pesquisa propõe o estudo da epistolografia do Padre Antônio Vieira produzida no século XVII, detendo seu enfoque na representação da Amazônia. Enquanto figura influente do seu tempo, o missionário jesuíta trocou cartas com diversos destinatários, todos eles da esfera do poder colonial. Pretende-se analisar a representação da Amazônia nessas cartas, sobretudos nos volumes de Epistolografia da Obra completa do Padre Antonio Vieira (2014), dedicados ao Grão-Pará e Maranhão, designação polítca-geográfica do norte do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Coordenador / José Eduardo Franco – Integrante.
 

Dicionario Enciclopedico das Religioes no Brasil

Responsável: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Lattes

Início: 2018 – Atual

Descrição: Dicionario com entradas/verbetes sobre as religioes no Brasil, construidas por professores e academicos da area..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (15) .

Integrantes: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Integrante / José Eduardo Franco – Integrante / Jonatas Meneses – Coordenador.
 

Transfronteiras Ameríndias: Tempo, Espaço e Memória dos Povos Indígenas

Responsável: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Lattes

Início: 2017 – Atual

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .

Integrantes: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Integrante / Carina Santos de Almeida – Coordenador / Evilânia Bento da Cunha – Integrante / Alexandre Rauber – Integrante / Rosilene Cruz de Aaraujo – Integrante.


A literatura de viagem dos missionários na Amazônia nos séculos XVII e XVIII: retórica da alteridade

Responsável: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Lattes

Início: 2016 – Atual

Resumo: A pesquisa propõe o estudo da literatura de viagem nos séculos XVII e XVIII e a construção de uma retórica da alteridade nas obras odepóricas dos autores que viajaram pela Amazônia. A documentação das viagens, no século XVII e XVIII, foi construída, sobretudo, através de cartas (epistolografia), crônicas e relatos diversos. O continente europeu funcionou, na maior parte dos relatos dos viajantes estrangeiros, como aferidor da alteridade, tentando desvendar quem é e como é o Outro, o novo, o desconhecido, o estranho. Numa tentativa não só de escrever, mas também de representar e legitimar sua escrita, diversos autores procuraram, em sua prática discursiva de viagem, uma multiplicidade e uma abrangência de sua ação e das circunstâncias e luga¬res de escrita. A pesquisa procura estudar o olhar do viajante sobre o Outro e sua capacidade discursiva para descrevê-lo, enriquecendo, deste modo, a literatura e a historiografia da Amazônia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (6) .

Integrantes: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Coordenador / José Eduardo Franco – Integrante / Annabela Rita – Integrante / Fernando Cristóvão – Integrante / Carina Santos de Almeida – Integrante / Paulo Roberto Sodré – Integrantes.


Dicionário Padre Antonio Vieira

Responsável: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Lattes

Início: 2015 – Atual

Resumo: Obra dicionarial que visa fazer o estado da questão do saber sobre a vida, obra, pensamento e recepção de Padre Antonio Vieira, contando com a participação dos mais diversos especialista de várias áreas disciplinares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (15) .

Integrantes: Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos – Integrante / José Eduardo Franco – Coordenador / Pedro Calafate – Integrante.