Você está visualizando atualmente CRC Unifap inicia cadastro para doação e recebimento de computadores

CRC Unifap inicia cadastro para doação e recebimento de computadores

As inscrições serão contínuas e podem participar instituições públicas e privadas que sejam consideradas como Pontos de Inclusão Digital (PID)

Por Etienice Silva, CRC Unifap – Macapá

O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), iniciou nessa quarta-feira (10) as inscrições para doações e recebimento de computadores recondicionados pelo projeto.

Podem solicitar o serviço, Oblundstoneoutlet blaineharmont 24bottlesclima scarpeovye capsvondutch 24bottlesclima loevenichmutze lingerie super sexy loevenichhutkaufen cainsmooredonna ovyescarpe ynotborse fracominaoutlet pasante kondom tatacalzature rganizações da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos e Pontos de Inclusão Digital (PID), como escolas e instituições da rede de educação básica, do ensino fundamental, médio e superior e do ensino técnico, como entidades de pesquisa e extensão, bibliotecas e laboratórios de informática, entre outrougg mini fluff quilted boot pantaloni de trening puma ccc bordó csizma nike air zoom pegasus 35 gs nike sb donna jordan max aura 4 air max 98 2015 tongs Kallisté yeezy boost 350 v2 core black dazzling blue core black nike sb donna ccc bordó csizma marella outlet tienda nike el salvador precios nike let%27s do it epiphany piano s pontos de promoção do acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação.

Jefferson Martins, coordenador executivo do Programa Unifap Digital explica como a inclusão digital se aplica ao projeto, “O principal objetivo do projeto CRC é promover a inclusão digital em comunidades de baixa renda no Estado do Amapá. Para isso, o projeto busca reutilizar computadores doados por órgãos públicos e empresas privadas para a formação de Pontos de Inclusão Digital, os chamados PID, proporcionando acesso à tecnologia, capacitação e oportunidades de inclusão digital para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirma o coordenador.

As entidades habilitadas para receber doações de equipamentos de informática deverão cumprir as obrigações pactuadas com o Ministério das Comunicações e, em especial, garantir a boa utilização e manutenção dos equipamentos, respeitar as diretrizes de manuseio e de doação dos equipamentos recondicionados, bem como assegurar a destinação final ambientalmente adequada a todos os resíduos eletroeletrônicos gerados pela atividade do programa.

O coordenador ressalta sobre a importância de seguir os critérios de doação, “É importante destacar que a avaliação dos solicitantes é criteriosa, pois é preciso garantir que os pré-requisitos foram atendidos, como um espaço adequado e infraestrutura necessária. Somente após a confirmação desses aspectos, a demanda é encaminhada ao Ministério das Comunicações, que realiza o cadastro do Ponto de Inclusão Digital em seu programa”, destaca Jefferson.

Tanto o cadastro para doação de computadores, quanto o cadastro para recebimento dos equipamentos recondicionados será contínuo e já está disponível no site do CRC junto de uma lista dos critérios exigidos, “Vale ressaltar que o atendimento das solicitações ocorrerá conforme haja disponibilidade de equipamentos destinados por órgãos públicos e empresas parceiras para o recondicionamento”, conclui o coordenador.

SOBRE O PROJETO

O Centro de Recondicionamento de Computadores é um Projeto de Extensão vinculado ao Programa Unifap Digital 4.0 e desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O projeto faz parte ainda do “Computadores para Inclusão “, um programa do Ministério das Comunicações, que visa a reutilização de computadores doados por órgãos públicos e empresas privadas para a formação de Pontos de Inclusão Digital (PID) em comunidades de baixa renda.

O programa é estabelecido pela Lei 14.479/2022 de 21 de dezembro de 2020. O Centro de Recondicionamento de Computadores – UNIFAP, faz parte do Programa Computadores para Inclusão, uma ação do Governo Federal, executada pelo Ministério das Comunicações (MCom), para a implementação de Políticas de Inclusão Digital.

O CRC  é um espaço físico adaptado dentro da UNIFAP para o recondicionamento de equipamentos eletrônicos,  tratamento de resíduos eletrônicos e para a capacitação de jovens e adultos através de cursos e oficinas. O projeto atua por meio de doações de computadores de instituições públicas, que possam ser recondicionados no CRC e posteriormente direcionados para Pontos de Inclusão Digital que necessitem desses equipamentos.