Sobre

O Grupo, criado em maio de 2014, busca reunir pesquisadores das Ciências Sociais e Humanas em perspectiva interdiciplinar com atuação nos campos da Comunicação, Artes, Letras, História, Antropologia, Urbanismo, Psicologia, Educação, Ambiente e Saúde que desenvolvem pesquisas em torno da cultura, memória, linguagens, narrativas, identidades, imagem e paisagens, tendo como referência Bruno Latour, Nestor Canclini, Jesus Martin Barbero, Boaventura etc, explorando as interfaces ou conexões dos saberes.

Objetiva particular atenção aos estudos da cultura visual em sua relação com a oralidade e a escrita, identidade e memória. As temáticas investigadas são centradas na realidade da Amazônia amapaense inserida no cenário brasileiro e internacional. Este grupo de pesquisa se explica pelo fato de desenvolver investigações que resgatem e pensem as histórias, memórias, identidades, as interações sociais e as expressões culturais e artísticas da vida no estado do Amapá. Estas empregam as variadas formas de narrativas (escritas, sonoras, fotográficas, ideográficas, entre outras) como aparato teórico-metodológico, abalizadas na investigação, reflexão, diálogo e experimentação de linguagens evidenciando a realidade no contexto global.

No seu primeiro ano de existencia, o CUCAS publicou o livro “História da Comunicação Amapaense”, organizado pelas líderes do  Grupo de Pesquisa, Isabel Regina Augusto e Roberta Scheibe, bem como o capítulo  Amapá”, do “BRASIL EM NÚMEROS: dados para pesquisa em Comunicação e Cutlura”, primeiro livro da Rede de Pesquisa Nacional BRASIL CONECTADO, coordendado pela Prof. Dra. Nilda Jacks (CNPq-FABICO-UFRGS), visto que a coordenação da equipe do Estado do Amapá na referida rede está abrigada pela UNIFAP, a partir do Projeto de Pesquisa “Entre (In)visibilidades: Identidades e Paisagens Sociais e Etnico-Culturais da Amazônia na Mídia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *