AÇÃO “SEMANA DE SAÚDE E NUTRIÇÃO DA UNIFAP”

Com a finalidade de identificar a condição de saúde e qualidade de vida dos servidores da Unifap, foi realizada, entre os dias 28 a 31 de março de 2016, uma ação diagnóstica pela Divisão de Qualidade de Vida/Departamento de Desenvolvimento de Pessoas/PROGEP em parceria com a Coordenação do Curso de Enfermagem da Unifap e acadêmicos do curso de nutrição das instituições IMMES e ESTÁCIO.

A metodologia compreendeu a avaliação dos servidores no tocante ao seu estado nutricional (IMC), pressão arterial e prática de atividade física, por meio de uma ação itinerante no Campus Marco Zero, foram visitados diversos setores durante toda a semana da atividade, com o objetivo de abranger o maior número de servidores, técnico-administrativos e docentes.

A ação contou com a parceira da Coordenação do curso de graduação em Enfermagem, do Programa de Educação Tutorial/PET Enfermagem, que direcionaram acadêmicos de Enfermagem que aferiram a pressão arterial dos servidores. As questões referentes a peso e altura foram calculadas pelos acadêmicos de nutrição das instituições IMMES e ESTÁCIO.

Conclusão da Ação

Tomando como base os resultados da ação, é possível concluir que a prevalência de Hipertensão, sobrepeso e obesidade encontrada se mostrou elevada, principalmente no sexo masculino, quando comparada com dados de outros trabalhos.

De acordo com os valores encontrados, observou-se que um número significativo de servidores que se encontra acima do peso, é sedentário, o que justifica a implementação de programas educativos na instituição, tendo em vista a promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Diante dos resultados, conclui-se que indivíduos com excesso de peso, principalmente com obesidade e hipertensão, estão mais expostos a fatores de risco cardiovasculares envolvidos na síndrome metabólica e, consequentemente, a maior risco de morbidade e mortalidade quando não tratadas essas alterações. Fatores de risco, como sedentarismo, sobrepeso/obesidade, distribuição central da gordura corporal, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são passíveis de intervenção, demonstrando a importância do acompanhamento clínico-nutricional na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e melhora da qualidade de vida dos servidores.

A intervenção nutricional exerce importante papel na prevenção e tratamento das patologias encontradas nesta ação. O consumo elevado de alimentos ricos em antioxidantes, incluindo frutas e verduras, bem como alimentos ricos em gorduras insaturadas, proteínas, sobretudo de fontes vegetais, ou de fontes animal de carne branca, mais a ingestão equilibrada de carboidratos complexos e baixa ingestão de gordura saturada e trans, em combinação com exercício regular pode ser benéfico para a prevenção e controle das condições citadas.

Para prevenir e combater as doenças crônicas não transmissíveis a Divisão de Qualidade de Vida pretende desenvolver um Programa de Acompanhamento aos servidores portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis, com foco na prevenção e combate a pressão arterial elevada. O programa pretenderá atuar com ações itinerantes nos setores de trabalho nos campus da Unifap, atividades grupais para discussões de temas relacionados à atividade física, alimentação e aspectos emocionais, e por fim, acompanhamento terapêutico individualizado com médico, nutricionista e psicólogo.

1 2 3 4 5 7 8 10