Ciclo de Meditação e Relaxamento

opoijp
Justificativa
Desde a definição de saúde como um “completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade” pela Organização Mundial de Saúde (1948), promover esse estado subjetivo de bem-estar passou a consistir num indicativo de promoção de saúde como um todo. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora compartilha essa compreensão ao enunciar, como um dos seus objetivos, a promoção de ambientes e processos laborais saudáveis através de intervenções e da adoção de fatores protetivos e favorecedores da qualidade de vida (Brasil 2012). Numa perspectiva de se promover o bem-estar e a qualidade de vida nos ambientes laborais, a Portaria Normativa N.3 (Brasil, 2013), destaca a importância de se realizar intervenções que atendam as necessidades epidemiológicas no local de trabalho. Com base no levantamento de problemas psicológicos que provocaram a solicitação por atendimento psicológico na UNIFAP no ano de 2016, observa-se que estresses e sintomas depressivos e/ou ansiosos lideraram o ranking de queixas que afetavam a saúde emocional de servidores e dependentes. Como forma de promover sentimentos de bem-estar e, ao mesmo tempo, prevenir ou amenizar estados de estresse, ansiedade e depressão, esse projeto objetiva oferecer a comunidade acadêmica ciclo de meditação.
A meditação pode ser compreendida como uma prática que engloba um conjunto de técnicas que treinam a focalização da atenção. É um treinamento mental que busca produzir maior integração entre o corpo, a mente e o mundo externo. Nesse projeto, a escolha desse instrumento terapêutico ocorreu em virtude e sua simplicidade e baixo custo, aliada a alta eficácia comprovada por inúmeros estudos científicos. Pesquisas apontam diversos benefícios: redução de sintomas de estresse, ansiedade, depressão, além estar associada à percepção de um sentimento geral de bem-estar e afetos positivos. Praticantes relatam que os benefícios da meditação englobam diferentes âmbitos de seu cotidiano representado por aspectos cognitivos, emocionais, sociais, físicos e espirituais (Menezes & Dell’Aglio, 2009, 2012).
Em função do escopo de vantagens, o ciclo de meditação vêm sendo desenvolvidas para diferentes faixas etárias, e em diversos contextos, como escolas, empresas, clínicas de tratamento e etc. Especificamente, no ambiente laboral, estudos mostraram que a prática esteve correlacionada a menor exaustão emocional e maior satisfação no trabalho (Hülsheger, Alberts, Feinholdt, & Lang, 2013), como também com o aumenta o engajamento no trabalho, com a sensação de bem-estar no geral, além de promover sentimentos positivos como o otimismo, esperança, resiliência e autoeficácia (Malinowski, & Lim, 2015).
O relaxamento promovido pela meditação caracteriza-se pela promoção de um estado de fisiológico e emocional opostos aos estados de ansiedade e estresse, que podem ser constatado por uma menor ativação do sistema nervoso central e autônomo, com a redução da frequência cardiorrespiratória (Casey & Benson, 2004). Contudo, destaca-se que a meditação não se reduz a uma atividade de relaxamento. Com prática constante, ela atua sobre o funcionamento mental do sujeito, fazendo com que ele desenvolva estados de consciências que podem contribuir com estados emocionais positivos. Na prática meditativa, o sujeito observa os conteúdos mentais que emergem, evitando ter as reações automáticas de envolvimento e identificação com esses pensamentos, sentimentos ou representações – muitas vezes disfuncionais – compreendendo que esses são meros fluxos mentais (Teasdale, 1999). Muitos quadros psicopatológicos são caracterizados pela repetição de pensamentos e cognições negativas e desencadeamento de reações mentais e fisiológicas automáticas.
Público- alvo:
Servidores docentes e técnicos, dependentes e discentes que compõem os ambientes administrativos da Universidade Federal do Amapá dos campi Marco Zero, Santana, Oiapoque e Mazagão.
Objetivo Geral:
Promover bem-estar e qualidade de vida por meio da prática da meditação.
Objetivos específicos:
• Prevenir e/ou amenizar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
• Melhorar a capacidade de atenção e concentração, necessárias ao estudo e trabalho.
• Proporcionar relaxamento.

Metodologia
Os encontros do ciclo ocorrerão na modalidade grupal e vivencial e acontecerão semanalmente durante o período de três meses – totalizando 11 encontros. Elas consistirão em explanações sobre as práticas, seguidas das vivências grupais e encerradas com o compartilhamento de experiências. Parte das atividades será inspirada nos programas de meditação de 08 semanas baseados em mindfulness para redução de sintomas de estresses, ansiedade e depressão. Mais especificamente, o cronograma disponível no Anexo 01 foi baseado no conjunto de atividades propostas pelo livro Atenção plena, mindfulness: como encontrar a paz em um mundo frenético de autoria do pesquisador e psicólogo clínico Mark Williams, professor da Universidade de Oxford, e Dr. Danny Penny (Williams & Penny, 2015).
Será incentivada a prática diária e o estabelecimento do hábito meditativo. Também será criado um grupo virtual em um aplicativo de mensagens instantâneas para compartilhar informações sobre a meditação e técnicas de relaxamento.
No ato da inscrição, os participantes receberão as orientações iniciais e deverão responder a um questionário sobre sua motivação para participar do ciclo, sintomas que os incomodam e existência de contato prévio com técnicas meditativas e de relaxamento. Ao final do projeto, serão coletados dados para o questionário de avaliação do Projeto Ciclo de Meditação e Relaxamento, no qual avaliarão as atividades do projeto, irão discorrer sobre a adesão ao projeto e as atividades propostas para casa e seus resultados. A partir da análise dos dados, será julgado se o projeto sofrerá alterações e se será institucionalizado.
A primeira turma contará com 20 vagas, sendo 5 reservadas a participantes do Projeto Estilo de Vida Saudável e 5 reservadas para dependentes. O restante serão abertas para técnicos e docentes.

Metas
Com esse projeto, pretende-se divulgar a meditação enquanto técnica autoaplicável de relaxamento e regulação emocional, favorecendo a adoção desta prática de forma constante, favorecendo sentimentos positivos, bem-estar geral e qualidade de vida. Pretende-se atingir o número de 15 participantes por grupos.
Indicadores
 Assiduidade do grupo.
 Comportamento verbal e não-verbal indicadores de relaxamento e contentamento ao final de cada encontro.
 Relatos de práticas solitárias e frequentes de meditação.
 Avaliação final positiva que expresse bem-estar, aumento na concentração e mudança na forma de lidar com os problemas, advindos da meditação.
Ações
1. Divulgação: o projeto será divulgado através das redes sociais, site da instituição e memorando interno;
2. Inscrição: durante o período da divulgação, serão abertas as inscrições que poderão ser realizadas pessoalmente ou por telefone na sala do DQV;
3. Realização: As oficinas ocorrerão com uma vez por semana, no período de três meses, com duração de 45 minutos à uma hora. Elas consistirão em práticas meditativas diversas e um breve período para compartilhar as experiências.
4. Avaliação: Ao final do período, será aplicado questionário para avaliar a opinião dos integrantes sobre os efeitos da oficina e de sua eficácia.
Recursos necessários
Material de consumo • Água
• Copos
Administração • Divisão de Qualidade de Vida
Equipe • Psicólogos da DQV: Camila Filocreão e Revan Araújo
Serviços de terceiros
Espaço e equipamentos • Sala com central de ar
• Colchonetes
• Cadeiras
• Data show
• Caixa de som
Divulgação • Memorando circular
• Divulgação na página da DQV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *