2º Ciclo de Meditação

chamada meditação.pptm [Salvo automaticamente]
Público-alvo:
Servidores docentes e técnicos, dependentes e bolsistas que compõem os ambientes administrativos da Universidade Federal do Amapá dos campi Marco Zero, Santana, Oiapoque e Mazagão.
Objetivo Geral:
Promover bem-estar e qualidade de vida por meio da prática da meditação.
Objetivos específicos:
• Prevenir e/ou amenizar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
• Melhorar a capacidade de atenção e concentração, necessárias ao estudo e trabalho.
• Proporcionar relaxamento.
• Ampliar a qualidade de vida.
Metodologia
A partir da avaliação do projeto piloto realizado em 2017, optou-se por repetir a metodologia utilizada no ciclo anterior com pequenas alterações, a saber: a redução da duração do ciclo de três meses para um único mês, pois acredita-se que um programa de curta duração é menos propenso a abandonos. Assim, os encontros do 2º Ciclo de Meditação – introdução ao mindfullness ocorrerão na modalidade grupal e vivencial e acontecerão semanalmente durante o período de um mês – totalizando 5 encontros. Tais momentos consistirão em explanações sobre as práticas meditativas, seguidas das vivências grupais e encerradas com o compartilhamento de experiências. Parte das atividades será inspirada nos programas de meditação de 08 semanas baseados em mindfulness para redução de sintomas de estresses, ansiedade e depressão. Mais especificamente, o cronograma disponível no Anexo 01 foi baseado no conjunto de atividades propostas pelo livro Atenção plena, mindfulness: como encontrar a paz em um mundo frenético de autoria do pesquisador e psicólogo clínico Mark Williams, professor da Universidade de Oxford, e Dr. Danny Penny (Williams & Penny, 2015).
Será incentivada a prática diária e o estabelecimento do hábito meditativo. Também será criado um grupo virtual em um aplicativo de mensagens instantâneas para compartilhar informações sobre a meditação e técnicas de relaxamento.
A divulgação será feita através do site institucional, grupos de whatsapp e cartazes. A inscrição ocorrerá durante as duas semanas que antecedem o Ciclo. Serão disponibilizadas 25 vagas para técnicos, docentes, dependentes e bolsistas.
Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail com as orientações iniciais e deverão responder a um questionário sobre sua motivação para participar do ciclo, sintomas que os incomodam e existência de contato prévio com técnicas meditativas e de relaxamento. Ao final do projeto, serão coletados dados para o questionário de avaliação do 2º Ciclo, no qual opinarão sobre as atividades do projeto, dificuldades de adesão e os resultados alcançados. A partir da análise dos dados, será gerado um relatório do projeto.
Metas
Com esse projeto, pretende-se divulgar a meditação enquanto técnica autoaplicável de relaxamento e regulação emocional, favorecendo a adoção desta prática de forma constante, favorecendo sentimentos positivos, bem-estar geral e qualidade de vida.
Indicadores
 Assiduidade do grupo.
 Comportamento verbal e não-verbal indicadores de relaxamento e contentamento ao final de cada encontro.
 Relatos de práticas solitárias e frequentes de meditação.
 Avaliação final positiva que expresse bem-estar, aumento na concentração e mudança na forma de lidar com os problemas, advindos da meditação.
Ações
1. Divulgação: o projeto será divulgado através das redes sociais, site da instituição e memorando interno;
2. Inscrição: durante o período da divulgação, serão abertas as inscrições que poderão ser realizadas pessoalmente ou por telefone na sala do DQV;
3. Realização: As oficinas ocorrerão com uma vez por semana, no período de três meses, com duração de uma hora à uma hora e meia. Elas consistirão em práticas meditativas diversas e um breve período para compartilhar as experiências.
4. Avaliação: Ao final do período, será aplicado questionário para avaliar a opinião dos integrantes sobre os efeitos da oficina e de sua eficácia.

Ediane Caroline Cunha