PROJETO “VIVENDO COM SAÚDE” (ACOMPANHAMENTO DE SERVIDORES E DEPENDENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS- DCNT)

Justificativa

     Atualmente com uma rotina diária acelerada e atribulada muitas vezes os cuidados com a saúde ficam negligenciados. Também os avanços científicos e tecnológicos propiciaram mudanças nos hábitos das pessoas, assim essas acabaram adotando um estilo mais sedentário, a preferência por uma alimentação rápida, o estresse também contribui para hábitos como tabagismo e etilismo. Esse cenário é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma epidemia de proporções globais.

Nesse contexto, o Ministério da Saúde (2014) aponta os grupos de doenças crônicas de maior impacto para a saúde das pessoas: doenças do aparelho circulatório, diabetes, câncer e doenças do aparelho respiratório. Essas patologias muitas vezes produzem sequelas limitantes para a vida da pessoa influenciando diretamente em sua qualidade de vida.

Assim torna-se primordial que pessoas com as referidas patologias tenham acesso a um atendimento de saúde que vise à promoção a saúde para redução do acometimento de doenças crônicas, prevenção de agravos e complicações relacionadas às doenças crônicas e a educação em saúde como ferramenta para estimular o autocuidado. Compreendendo a importância de uma assistência integral aos portadores de doenças crônicas a Divisão de Qualidade de Vida (DQV) irá desenvolver atividades de saúde que proporcionem o acompanhamento de servidores e dependentes portadores dessas patologias.

A DQV compreende a importância da realização de atividades em educação em saúde para que os servidores e dependentes possam perceber os aspectos das doenças crônicas e assim construir estratégias eficazes ao seu enfrentamento. Assim vislumbrando uma melhoria na compreensão de sua condição crônica, na necessidade de uso de medicação, no aprimoramento de um plano de cuidado de longo prazo, na mudança dos hábitos nocivos a sua condição crônica e na prevenção ao abandono do tratamento pela desinformação a respeito da doença (BRASIL, 2014).

 

Público alvo

Todos servidores da UNIFAP (docentes e técnico-administrativos) e dependentes .

Objetivo Geral

Promover o cuidado com a saúde, através da realização do acompanhamento de servidores e dependentes com doenças crônicas.

Objetivos Específicos

  • Atuar na promoção à saúde para controle de doenças crônicas;
  • Acompanhar os servidores e dependentes com doenças crônicas por meio de consultas médicas direcionadas e atividades em grupo;
  • Utilizar a educação em saúde para potencializar a capacidade de autocuidado.

Metodologia

As atividades de saúde direcionadas aos servidores e dependentes com doenças crônicas serão realizadas mediante inscrição prévia para aqueles que apresentarem interesse em realizar o acompanhamento. O meio de desenvolvimento das atividades será por modalidades diversas (consulta médica direcionada, educação em saúde sobre temas específicos, técnica de grupo) e o período será quinzenal. A atividade se realizará preferencialmente na sexta-feira pela manhã devido à disponibilidade do profissional médico para esse turno.

Ação

  • Consulta médica direcionada;
  • Palestras sobre temas da saúde;
  • Atividades em grupo.