Curso:Desenvolvimento de competências pessoais e sociais: aprendendo a ser e a conviver na diversidade

SDASF
OBJETIVO
Aprimorar o relacionamento entre as pessoas e desenvolver técnicas e habilidades de liderança a fim de contribuir com atuação pessoal e profissional dos participantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar discussões e reflexões sobre as relações humanas no contexto do trabalho;
Promover reflexões sobre comunicação e convivência;
Compreender e desenvolver formas eficientes de comunicação humana;
Praticar algumas técnicas de comunicação verbal e não-verbal, tom de voz e assertividade;
Exercitar a capacidade de ouvir receptiva e compreensivamente;
Oportunizar a compreensão acerca do funcionamento dos grupos em diferentes ambientes;
Conhecer e desenvolver competências de modo que os participantes possam aplicar estratégias de liderança em variados contextos;
Trabalhar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento;
METODOLOGIA DE ENSINO
O trabalho será desenvolvido através de oficinas socioeducativas, as mesmas adotarão metodologia vivencial, dialógica e reflexiva, que facilita a participação, considera os conhecimentos prévios e a história de vida dos sujeitos. Além disso, elas promovem a apropriação e a valorização das experiências adquiridas por meio de um processo constante de ação-reflexão-ação. Tal metodologia, ao partir da experiência de cada participante, incentiva o compartilhamento dessas experiências no grupo e promove a busca de significados e a organização dessas experiências com o apoio de conceitos esclarecedores. De acordo com essa metodologia, o grupo é incentivado a estabelecer correlações entre os insumos cognitivos (conceitos, informações e teorias) e a rever criticamente as experiências e práticas do dia-a-dia. No decorrer desse processo, serão realizadas ainda técnicas (dinâmicas) grupais, tarefas coletivas e individuais, além de aulas expositivas e dialogadas, exercícios de feedback, exibição e discussão de um filme ( O Closet) relacionado ao conteúdo ministrado no curso, estudos de caso, etc.
Grupo composto por, no mínimo vinte, e no máximo de trinta pessoas.
Encontros diários, durante uma semana, com duração de quatro horas, perfazendo 20 horas. Essa carga horária consiste no tempo mínimo necessário para o cumprimento de um itinerário educativo que desperte nos participantes a reflexão e o inicio de mudanças atitudinais importantes.
Tal recomendação está pautada no reconhecimento de que as transformações humanas previstas e possíveis de acontecer com a utilização dessa metodologia, requerem um processo de institucionalização e organização que dependem de tempo, de articulação, planejamento e acomodação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Acolhida. Levantamento das Expectativas. Apresentação dos objetivos. Construção do contrato de convivência. Relacionamento intrapessoal e interpessoal, competências interpessoais, comunicação efetiva, a arte da conversação, feedback, compreensão empática, barreiras à comunicação, personalidade e relacionamento, estudo dos grupos, grupos e equipes: definição, formação e funcionamento; hierarquia e liderança estilos de liderança, qualidades de um líder, resolução de conflitos.

Facilitador; Revan Araújo de Souza (revan.araujo@unifap.br)

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