Projeto Saúde da Mulher na Menopausa

A Menopausa é a parada definitiva da menstruação. Pode acontecer de maneira natural ou sinteticamente, através de métodos de intervenção cirúrgica que levem à ausência da função ovariana (PINTO NETO et al., 2015).  Perimenopausa envolve o lapso entre a origem dos sintomas que precedem  a menopausa até um ano após a última menstruação, e é permanentemente reconhecida pelo surgimento de irregularidades menstruais e vasomotoras. Essa fase é conhecida como climatério, e é caracterizada pela mudança ou transição da fase de reprodução da mulher adulta para a de não reprodução (POLISSENI et al., 2009). Essa ocorrência espontânea em geral sucede  após os 43 anos e só para após adequação corporal à carência  hormonal.

A fase climatérica traz consigo diversas modificações biológicas naturais inerentes à ela. Essa transição menopausal e os anos subsequentes podem estar associados a um declínio considerável na qualidade de vida decorrente da diminuição dos níveis de estrógenos circulantes (PARDINI,2014). Dentre os sintomas, se sobressaem os vasomotores, como fogachos e sudorese, atrofiamento genital e alterações psicológicas. Esses sinais podem acarretar danos de caráter pessoais e sociais, com grande impacto na vida dessas mulheres.(PINTO NETO et al.,2015).

A perda da função ovariana se correlaciona com o aumento das taxas de triglicerídeos, LDL e suas frações, diminui também o HDL, o que acarreta um estado aterogênico, o que levaria à síndrome metabólica em mulheres na fase menopáusica. Além do mais os estrogênios impedem o depósito de gordura na região abdominal pré menopausa e ocorre o inverso quando sua produção é baixa (MEIRELLES,2014) Pode ter relação com a  carência do estrogênio que levaria ao decrescimento de receptores da leptina no hipotálamo, o que pode levar a falta de saciedade, ingestão alimentar exagerada e por conseguinte ganho de massa corporal o que levaria à obesidade (IGNACIO et al.,2009).

Assim a Divisão de Qualidade de Vida (DQV) compreende a necessidade de realização na instituição Universidade Federal do Amapá – UNIFAP de um  projeto voltado para mulheres no período compreendido como menopausa, para proporcionar melhor qualidade de vida e empoderamento dessas mulheres, no que diz respeito à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Público Alvo:

Servidoras da UNIFAP (Campus Marco Zero, Santana, Mazagão e Binacional Oiapoque) e dependentes com idade entre 40 e 65 anos.

Objetivo Geral:

Trabalhar a motivação de mulheres no período compreendido como menopausa para mudanças de hábitos, levando conhecimentos sobre como prevenir doenças e amenizar sintomas comuns nessa fase da vida, através da alimentação saudável, prática de exercício físico, cuidados médicos e de enfermagem.

Objetivo Especifico:

• Realizar diagnóstico, acompanhamento e monitoramento da Saúde das Servidoras no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida das mesmas e dependentes;
  • Aumentar o nível de conhecimento das mulheres sobre o climatério;
  • Implantar e implementar um grupo de cuidado integral com foco nas mudanças de hábitos por meio da promoção à alimentação saudável, prática de exercício físico, cuidados médico e de enfermagem, proporcionando às mesmas aprendizado no que diz respeito à fazer escolhas mais saudáveis melhorando assim a  qualidade de vida  dessas servidoras e dependentes.

Fluxo das atividades a serem realizadas.

• Cartilha 10 passos para uma vida saudável. (Entrega no dia da triagem);
  • Monitoramento das medidas antropométricas e de saúde.
  • Desafios On-line e semanais (08 desafios);

1 -Desafio do amargo – modulação do paladar;

2- Pratique atividade física regularmente;

3 – Pare de fumar -Evite bebidas alcoólicas;

4 – Planeje seu cardápio da semana;

5- Consuma 2 litros de água no mínimo (calcule sua necessidade 35ml/kg);

6 – Mantenha o sono de qualidade – Durma pelo menos 7 a 8 horas;

7 – Coma duas frutas por dia;

8 – Consumir salada todos os dias.

9 – Evite alimentos ultraprocessados e reduza o consumo de sal

10 – Seja ativo fisicamente

11 – Prefira sempre carboidratos integrais/complexo

12 – Consuma alimentos com ação antioxidantes diariamente

• Reuniões presenciais (semanais).