DS

Departamento de Saúde – DS

O Departamento de Saúde – DS está é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC conforme o Regimento Geral da UNIFAP, Art. 64 e Resolução Nº 01/2013-CONDIR.

Nome do serviço oferecido: Serviço de Apoio Psicossocial

Descrição: O Serviço de Apoio Psicossocial é um serviço que promove ações de psicologia e assistência social direcionadas à comunidade universitária, com a finalidade de contribuir com o processo educacional e com o desenvolvimento integral de estudantes da UNIFAP.

OBJETIVOS

• Promover o atendimento à queixa escolar-acadêmica, sobretudo, de estudantes em situação de vulnerabilidade social, visando à permanência e a conclusão do curso em tempo regulamentar
  • Desenvolver ações para a saúde mental da comunidade universitária
  • Auxiliar na superação de dificuldades emocionais relacionadas à vida acadêmica
  • Construir estratégias de enfrentamento de problemas de natureza psicossocial
AÇÕES
  • Individuais: O atendimento psicológico (aconselhamento psicológico ou psicoterapia breve) é realizado em encontros individuais, com atendimentos de até 50 minutos e com período de duração de até 4 encontros, que poderão ser estendidos de acordo com a avaliação de cada profissional responsável.
  • Coletivas: Participação em eventos, divulgação de conteúdos relativos a saúde mental nas redes sociais do serviço e site oficial da universidade, realização de encontros e rodas de conversa, entre outras ações que tenham relação com as atribuições do psicólogo e assistência estudantil.
Público-alvo: Estudantes matriculados em cursos de graduação da UNIFAP

Base legal: Partindo da proposta do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, considerando o entendimento de que apenas o apoio financeiro não é suficiente para atender as necessidades reais da vida estudantil, o Departamento de Saúde possui em sua estrutura o Setor de Apoio Psicossocial, cuja missão é colaborar com a política de
Assistência Estudantil, auxiliando a permanência do aluno na UNIFAP; a melhoria do desempenho acadêmico e o estímulo à construção de novos conceitos na relação aluno Universidade.

Requisitos necessários a solicitação: Ser aluno da graduação com matrícula ativa.

Solicitação de Apoio Psicológico:

Quais as informações necessárias para a solicitação do apoio psicológico?
O estudante deverá informar seu nome completo, idade, curso, CPF, matrícula ativa da UNIFAP, o motivo da solicitação e a disponibilidade de horário para o acolhimento,
especificando se remoto ou presencial.

O que acontece após o envio do e-mail?
O setor entrará em contato para agendamento de um Acolhimento.

O que é Acolhimento?
É o procedimento de porta de entrada. É o momento de recepção e acolhimento do estudante que busca auxílio para lidar com questões que estejam impactando a vida
acadêmica.

Confirmei presença no Acolhimento, mas não fui e nem justifiquei. O que faço?
O estudante deve enviar outro e-mail para realizar uma nova solicitação.

O que acontece após o Acolhimento?
Dependerá da avaliação técnica dos profissionais.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

• Não somos um serviço de emergência psiquiátrica e não contamos com médicos em nossa equipe.
  • É necessário que o estudante justifique previamente por e-mail toda e qualquer ausência.
  •  Prazo máximo para a prestação do serviço: geralmente uma semana.