Atividades Preventivas

Resumo

As Atividades Preventivas da Divisão de Serviço Psicossocial (DSP) são acolhimentos em saúde realizados no âmbito da UNIFAP, com foco nas ações a serem realizadas em prol dos estudantes de todos os campi.

 

Busca-se complementar as ações realizadas pelo Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis (DACE), no intuito da oferta de assistência estudantil para a permanência dos acadêmicos na UNIFAP.

 

São organizadas prioritariamente em formatos de eventos, com ações proativas que visam promover a saúde mental, prevenir o surgimento de conflitos, problemas e transtornos, buscando principalmente o bem-estar emocional entre os acadêmicos.

 

Essas atividades podem ocorrer por Oferta Organizada ou ainda por Demanda Espontânea, que serão melhor detalhadas nas suas respectivas abas.

Profissionais
  • Psicólogos da Divisão de Serviço Psicossocial (DSP)
  • Professores dos cursos de Saúde da UNIFAP vinculados à Saúde Mental
  • Psicólogos estagiários de Cursos de Pós-graduação da UNIFAP
  • Estagiários dos cursos de Saúde da UNIFAP
  • Convidados (se necessário) pela Divisão de Serviço Psicossocial
Demandas
  • Dificuldades acadêmicas;
  • Desregulação emocional;
  • Falta de suporte institucional;
  • Falta de clareza no projeto pedagógico e dificuldade dos estudantes de expressar suas dúvidas;
  • Necessidade de clareza e discussão de serviços públicos disponíveis, no âmbito da UNIFAP e até em âmbito estadual;
  • Demais que estão listadas nas abas “Oferta organizada” e “Demanda espontânea”.
Orientação realizada nos atendimentos

As que estão listadas nas abas “Oferta organizada” e “Demanda espontânea”.

Público-alvo

Acadêmicos dos cursos presenciais de todos os campi da UNIFAP.

Benefícios esperados nas atividades preventivas

Como benefícios das atividades preventivas, espera-se que haja:

  • Conscientização: As atividades ajudam a desmistificar a saúde mental e a reduzir o estigma associado a buscar ajuda profissional.
  • Prevenção: Ao identificar e abordar os fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, é possível prevenir o surgimento de transtornos mais graves.
  • Promoção do bem-estar: As atividades contribuem para o desenvolvimento de habilidades e recursos que promovem o bem-estar emocional e a qualidade de vida.

Criação de uma cultura de cuidado: A oferta de atividades preventivas contribui para a construção de uma cultura institucional que valoriza a saúde mental.

Oferta organizada

A Oferta Organizada se refere a atividades planejadas e estruturadas, geralmente oferecidas em momentos específicos do ano, como durante a semana do calouro, jornadas temáticas ou campanhas de conscientização.

 

As atividades são realizadas mediante planejamento com significativa antecedência, com definição de objetivos, temas e recursos necessários a serem apresentados aos acadêmicos. Também é necessário que haja ampla divulgação, com negociações com os professores para a participação dos alunos, o que mais uma vez precisa ser programado com antecedência.

 

O temas podem abranger uma ampla variedade relacionada à saúde mental, como gestão do estresse, desenvolvimento pessoal, relações interpessoais, respeito às diferenças, prevenção de suicídio, entre outros.

 

Exemplos de atividades:

  • Jornada da PROEAC: abordando temas como saúde mental, violência, diversidade, dependência química, entre outros sugeridos.
  • Semana do calouro: eventos sobre adaptação à vida universitária, gestão do tempo, saúde mental e bem-estar.
  • Oficinas de desenvolvimento pessoal: oficinas de inteligência emocional, comunicação assertiva, resolução de conflitos, entre outras.

Oficinas de desenvolvimento acadêmico: entendimento das atividades universitárias, formas mais eficazes de estudar, entendimento da metodologia de ensino dos professores, entre outras.

Demanda espontânea

A Demanda espontânea se refere a  atividades que surgem a partir de demandas específicas da comunidade acadêmica – adaptadas às necessidades e interesses do grupo que solicitou o atendimento – por meio de solicitações de professores, técnicos-administrativo ou estudantes; de modo que seja relevante para a discussão coletiva e possível de ser executada pela Divisão de Serviço Psicossocial (DSP).

 

As atividades devem ser realizadas sempre que possível mediante planejamento com significativa antecedência, com definição de objetivos, temas e recursos necessários a serem apresentados aos acadêmicos. Também é necessário que haja ampla divulgação, com negociações com os professores para a participação dos alunos, o que mais uma vez precisa ser programado com antecedência.

 

O temas podem abranger uma ampla variedade relacionada à saúde mental, como gestão do estresse, desenvolvimento pessoal, relações interpessoais, respeito às diferenças, prevenção de suicídio, entre outros.

 

Exemplos de atividades:

  • Palestras em turmas: palestras sobre temas relacionados ao conteúdo das disciplinas, como motivação, gestão do tempo, trabalho em equipe e respeito às diferenças, entre outras.
  • Oficinas para grupos específicos: oficinas para professores sobre gestão de sala de aula, para técnicos-administrativos sobre bem-estar no trabalho, para estudantes atletas sobre saúde mental e performance esportiva, entre outras.
  • Encaminhamento para atendimentos individuais: atendimentos individuais de psicológicos e de assistentes sociais para estudantes que necessitam de apoio para lidar com dificuldades específicas.
Tipos de atividades

Podem ser atividades nos mais diversos formatos e locais, com o intuito de proporcionar a maior participação dos acadêmicos da UNIFAP.

Programações das atividades preventivas
  • Palestras: apresentações sobre temas relevantes para a saúde mental, como ansiedade, depressão, estresse, relacionamentos interpessoais, habilidades sociais, entre outros.
  • Oficinas: atividades práticas que visam desenvolver habilidades como gestão de emoções, resolução de problemas, comunicação assertiva, entre outros.
  • Mesas-redonda: espaços para troca de experiências e reflexões sobre temas relacionados à saúde mental.

Encaminhamentos para atendimentos individuais e grupais: encaminhamentos para atendimentos daqueles estudantes que desconheciam algumas possibilidades e que necessitam de um acompanhamento mais personalizado.

Setor

Divisão de Serviço Psicossocial (DSP), do Departamento de Saúde (DS) da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC).

Ingresso em algum grupo

Necessário preencher o Formulário para Atendimento Psicossocial.

 

Posteriormente, com a criação e funcionamento dos grupos, haverá um link tanto aqui quanto nas abas “Oferta organizada” e “Demanda espontânea” para sugestões dos acadêmicos.

Localização

Rodovia Josmar Chaves Pinto – KM 02, 68903-419. Ao entrar na UNIFAP pelo portão principal, fica após a Rádio Universitária.