Departamento de Saúde – DS
O Departamento de Saúde – DS está é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias – PROEAC conforme o Regimento Geral da UNIFAP, Art. 64 e Resolução Nº 01/2013-CONDIR.
Nome do serviço oferecido: Serviço de Apoio Psicossocial
Descrição: O Serviço de Apoio Psicossocial é um serviço que promove ações de psicologia e assistência social direcionadas à comunidade universitária, com a finalidade de contribuir com o processo educacional e com o desenvolvimento integral de estudantes da UNIFAP.
OBJETIVOS
- Promover o atendimento à queixa escolar-acadêmica, sobretudo, de estudantes em situação de vulnerabilidade social, visando à permanência e a conclusão do curso em tempo regulamentar
- Desenvolver ações para a saúde mental da comunidade universitária
- Auxiliar na superação de dificuldades emocionais relacionadas à vida acadêmica
- Construir estratégias de enfrentamento de problemas de natureza psicossocial
- Individuais: O atendimento psicológico (aconselhamento psicológico ou psicoterapia breve) é realizado em encontros individuais, com atendimentos de até 50 minutos e com período de duração de até 4 encontros, que poderão ser estendidos de acordo com a avaliação de cada profissional responsável.
- Coletivas: Participação em eventos, divulgação de conteúdos relativos a saúde mental nas redes sociais do serviço e site oficial da universidade, realização de encontros e rodas de conversa, entre outras ações que tenham relação com as atribuições do psicólogo e assistência estudantil.
Assistência Estudantil, auxiliando a permanência do aluno na UNIFAP; a melhoria do desempenho acadêmico e o estímulo à construção de novos conceitos na relação aluno Universidade.
Solicitação de Apoio Psicológico:
Quais as informações necessárias para a solicitação do apoio psicológico?
O estudante deverá informar seu nome completo, idade, curso, CPF, matrícula ativa da UNIFAP, o motivo da solicitação e a disponibilidade de horário para o acolhimento,
especificando se remoto ou presencial.
O que acontece após o envio do e-mail?
O setor entrará em contato para agendamento de um Acolhimento.
O que é Acolhimento?
É o procedimento de porta de entrada. É o momento de recepção e acolhimento do estudante que busca auxílio para lidar com questões que estejam impactando a vida
acadêmica.
Confirmei presença no Acolhimento, mas não fui e nem justifiquei. O que faço?
O estudante deve enviar outro e-mail para realizar uma nova solicitação.
O que acontece após o Acolhimento?
Dependerá da avaliação técnica dos profissionais.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Não somos um serviço de emergência psiquiátrica e não contamos com médicos em nossa equipe.
- É necessário que o estudante justifique previamente por e-mail toda e qualquer ausência.
- Prazo máximo para a prestação do serviço: geralmente uma semana.