Acompanhamento Psicológico Grupal
O Acompanhamento Psicológico Grupal é um serviço que oferece um espaço para que um grupo de acadêmicos, com objetivos e desafios semelhantes, se reúnam para discutir e trabalhar suas demandas, sob a orientação de um psicólogo.
É um espaço grupal, onde os participantes podem compartilhar suas experiências, sentimentos e perspectivas, aprendendo com as vivências dos outros e desenvolvendo novas habilidades sociais.
São trabalhados com os estudantes acerca da importância da confidencialidade e do respeito às dificuldades dos outros, de modo que os encontros sejam espaços seguros, para trocas de experiências e apoios coletivos.
- Psicólogos da Divisão de Serviço Psicossocial (DSP)
- Psicólogos estagiários de Cursos de Pós-graduação da UNIFAP
- Estagiários do Curso de Psicologia da UNIFAP
- Professores psicólogos do Curso de Psicologia com Projetos de Extensão registrados no Departamento de Extensão (DEX)
- Convidados (se necessário) pelos responsáveis do grupo proposto
- Dificuldades acadêmicas;
- Desregulação emocional;
- Demais que estão listadas em “Principais características do serviço”.
As que estão listadas em “Principais características do serviço”.
Acompanhamento psicológico grupal dos estudantes com psicólogos, ocorrendo em fluxo contínuo ou diante de demandas específicas.
Os grupos existentes e as informações específicas do funcionamento de cada grupo podem ser verificadas em “Grupos em funcionamento”.
Acadêmicos dos cursos presenciais de todos os campi da UNIFAP.
Terão atendimentos prioritários (Lei 10.048/2000) as pessoas nas condições abaixo:
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
- Lactantes;
- Gestantes;
- Pessoas com criança de colo (mediante comprovação de parentesco);
- Pessoas com obesidade;
- Pessoas com mobilidade reduzida;
- Doadores de sangue: mediante apresentação de comprovante de doação, com validade de 120 (cento e vinte) dias;
- Necessidades Educacionais Específicas (NEE);
- Pessoas com deficiência;
- Neurodivergentes:
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
- Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD);
- Dupla ou superior excepcionalidade (pessoa com mais de uma neurodivergência);
Ainda acerca dos atendimentos prioritários, casos excepcionais (pelas normas para a Divisão) prioritários serão identificados pela equipe na triagem/DACE;
- Critérios de risco/gravidade e vulnerabilidade socioeconômica (CADÚnico) e psicossocial;
- Constituição dos grupos: diante da finalidade demandada, os grupos podem ser criados, considerando:
- Manutenção da vida: discussões sobre sentido da vida, ideação suicida, necessidade de controle da ansiedade intensa, da busca e/ou manutenção de atendimentos especializados relacionados a cada demanda individual TERMINAR!
- Grupo psicoterapêutico: discussões sobre as repercussões das ações dos outros e também das ações na vida dos outros, a dinâmica das relações desenvolvidas nos mais diversos ambientes, a importância de se desenvolver escuta acolhedora e resiliência para situações não-acolhedoras, a busca do desenvolvimento de relações saudáveis, impondo limites para situações de contextos nocivos que podem surgir durante o percurso acadêmico;
- A discussão sobre a vida acadêmica: com discussões sobre o ingresso no Ensino Superior, a necessidade de adaptação à vida acadêmica (migração para estudar, do interior para Macapá ou de outros estados), sobre situações preventivas que busquem evitar a evasão, sobre as participações nos Estágios (geralmente separados pelos Departamentos não pelos campi, diante das áreas temáticas e de atuação), sobre planejamentos para futura etapa de egresso, sobre reflexões acerca de ingresso em Pós-graduação, dentre outras;
- A conciliação das atividades pessoais-acadêmicas-laborais: mesmo diante das demandas que cada estudante apresente referente à família, à necessidade de manutenção financeira, dentre outras perspectivas, discussões sobre a importância de se implicar em uma formação acadêmica de qualidade, buscando alternativas para superação das situações que dificultam o compromisso com os cursos;
- Características transversais: dependendo dos interesses, dos participantes e dos profissionais, pode ser também que grupos sejam criados com finalidades que apresentem características de uma ou mais possibilidades acima;
- Indicações dos grupos: para os acadêmicos que desejam:
- Lidar com dificuldades específicas: ansiedade, depressão, dificuldades relacionais, luto, entre outros;
- Desenvolver habilidades sociais: aprender a se comunicar de forma mais assertiva, a lidar com conflitos e a construir relacionamentos mais saudáveis.
- Obter apoio social: Sentir-se parte de um grupo e compartilhar experiências com outros estudantes que estão passando por situações semelhantes;
- Impossibilidade de tratamento individual: principalmente nos grupos psicoterapêuticos, o acompanhamento em grupo pode ser uma possibilidade de tratamento, superando a inexistência de serviços acessíveis e de qualidade.
- Organizações dos grupos: dependerá dos membros do grupo, dos profissionais responsáveis pelos grupos, da dinâmica do grupo, da temática, dentre outras características.
- Interações em grupo: por meio das interações, as sessões são dinâmicas e envolvem a troca de experiências, a discussão de temas relevantes ao objetivo do grupo e a realização de atividades em grupo.
- Aprendizado mútuo: ao ouvir as histórias dos outros, os participantes podem identificar padrões de pensamento e comportamento, além de encontrar novas formas de lidar com suas dificuldades.
- Suporte social: o grupo oferece um ambiente de apoio e compreensão, onde os acadêmicos se sentem menos isolados e podem contar com a ajuda dos outros.
- Desenvolvimento pessoal: por meio da interação com os demais membros do grupo, é possível desenvolver habilidades sociais, como a empatia, a assertividade e a comunicação. Assim como em outros serviços da Divisão de Serviço Psicossocial (DSP), o intuito do desenvolvimento da autonomia individual é essencial para a futura prática profissional.
O que esperar dos grupos: apesar da importância de escuta e acolhimento das demandas que cada membro possa externar, os grupos precisam compreender a importância de se esforçar para a superação das dificuldades compartilhadas durante o processo.
Os grupos ainda estão sendo elaborados, com previsão de início ainda neste semestre letivo de 2024.2.
Assim que os critérios forem definidos pelo proponente, os grupos estarão aqui, listados com suas principais informações, como no exemplo abaixo:
Grupo XXXXXXX
- Temática:
- Breve resumo:
- Modalidade: podendo ser presencial, remoto ou híbrido.
- Dias/Horários:
- Periodicidade do grupo: podendo ser duas ou mais vezes por semana, semanalmente, quinzenalmente, por agendamento, entre outras;
- Periodicidade de cada encontro: podendo ser duas, três ou mais horas;
Forma de ingresso: podendo ser de fluxo contínuo, a cada início de ciclo, entre outros.
Divisão de Serviço Psicossocial (DSP), do Departamento de Saúde (DS) da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC).
Necessário preencher o Formulário para Atendimento Psicossocial.
Posteriormente, com a criação e funcionamento dos grupos, haverá um link tanto aqui quanto na aba “Grupos em funcionamento” para que o responsável pelo grupo possa fazer contato com o estudante interessado.
Rodovia Josmar Chaves Pinto – KM 02, 68903-419. Ao entrar na UNIFAP pelo portão principal, fica após a Rádio Universitária.