A Educação a distância na UFPA

• Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia

A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o grupo das primeiras instituições de ensino a investir em educação a distância, com experiências iniciadas ainda na década de 1990. Desde 2004, a UFPA oferta 06 cursos de graduação pelo Programa da Universidade Aberta do Brasil, já contando com a experiência acumulada com a implantação do curso de Licenciatura em Matemática a distância, um dos primeiros cursos aprovados no país. Atualmente, a UFPA possui 3500 alunos em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu.

Trajetória – A EaD na UFPA é resultado dos esforços de um grupo de pesquisadores e professores da instituição que se dedicaram ao longo de quase 20 anos ao desafio de democratizar o acesso ao Ensino Superior no Estado do Pará, através da modalidade de ensino a distância.

No contexto de implantação do programa, a iniciativa de educar a distância era considerada utopia pela comunidade acadêmica. Entretanto, para os que nela apostavam esta representava uma possibilidade de, minimamente, amenizar o cenário educacional do Estado, ainda hoje, com graves deficiências.

A história do programa de educação a distância da UFPA está disponível na versão eletrônica do livro “Educação sem fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA”. Nesse recurso, é possível interagir, de forma alinear e simultânea, com os textos do livro e ainda fotos, áudios e vídeos, que contam a trajetória da educação a distância na UFPA.

Confira a versão eletrônica do livro clicando aqui.