Como funcionam os cursos online

• Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia

Como funcionam os cursos online

Com o avanço das possibilidades tecnológicas oferecidas pela internet junto ao crescimento da educação a distância – tanto em oferta de cursos quanto em prestígio –, é tentador querer se aventurar em cursos online. Como resistir então à possibilidade de cursar essas aulas sem a necessidade de ir até a escola e a preços mais baixos? Mas como saber, por outro lado, antes de investir tempo e dinheiro, se vale a pena se matricular em um curso de idiomas a distância? A qualidade é a mesma em relação ao presencial? E como ter a disciplina para acompanhar as aulas e cumprir as tarefas sem a pressão do professor na sala de aula?

Em primeiro lugar é necessário entender como funciona um curso de idioma a distância. Cada um tem a sua dinâmica, mas procure se informar sobre as ferramentas disponíveis na plataforma online da escola. O Instituto Goethe de São Paulo, por exemplo, oferece módulos online de alemão de quatro meses cada, com sete aulas presenciais ao longo do período e um exame de proficiência ao fim do percurso – o nível de aprovação é de 98%. Durante o trajeto, os alunos seguem um cronograma de aprendizado e cumprem exercícios de áudio, escrita, leitura, e enviam exercícios escritos aos tutores, recebendo sempre um feedback, além de participarem de fóruns de discussão com colegas. O curso de espanhol online oferecido pelo Instituto Cervantes tem uma estrutura parecida, com quatro módulos de 30 horas por nível (iniciante, intermediário e avançado).

O importante desses cursos, e a escola deve ser questionada quanto a isso ao escolher as aulas de idioma online, é o acompanhamento constante do tutor. Ou seja: você pode estar sozinho em casa, mas não está desamparado no curso. “O tutor verifica regularmente se os alunos entraram na plataforma, gerencia o fórum de perguntas e responde a e-mails de estudantes”, explica María Llamas, responsável pelo AVE (Aula Virtual de Espanhol), sistema que o Cervantes vem implementando nos últimos anos. Além disso, a plataforma oferece, automaticamente, vários elementos de avaliação: a participação gera relatórios, apresenta a avaliação das atividades e registra as tarefas ao final de cada assunto, o que leva a uma nota final.

Como organizar os estudos
O acompanhamento de um tutor é importante, mas o mais essencial na hora de optar por um curso a distância é conseguir planejar e organizar os estudos para não deixar o conteúdo acumular e acabar desistindo. Muitas escolas oferecem cronogramas e manuais com sugestões de planos de estudo a seguir, mas é fundamental também que o aluno tenha autodisciplina. A química Susana Costa, por exemplo, optou por fazer cursos online por viajar muito a trabalho e não ter um horário fixo para se dedicar a um curso presencial. Está pela segunda vez fazendo aulas de alemão a distância no Goethe, com sucesso. Da primeira vez, teve dificuldades de se organizar e acabou reprovando o módulo. “Disciplina é algo que tem que ter. A primeira vez que eu fiz não foi muito boa, eu não me acostumei e não tinha essa autodisciplina. Eu ficava deixando para estudar depois e acabava não entregando as tarefas”, conta. Da segunda vez, ela estabeleceu horários, criou uma rotina e está conseguindo acompanhar o curso.

“Sempre falo para meus alunos não entrarem uma vez só na semana na plataforma porque não conseguem esquematizar sua rotina para organizar os estudos”, sugere Angelita Quevedo, coordenadora de Educação a Distância da PUC-SP e pesquisadora do ensino de inglês a distância. Ela dá a dica: entrar uma vez no início da semana para baixar todo o conteúdo que será trabalhado, para não depender da conexão de internet. “Tendo tudo isso no computador ele pode dividir seu tempo na semana como for melhor para estudar o material.” Enquanto faz as atividades ao longo da semana, o aluno deve entrar uma segunda vez para debater com os colegas e ver o que foi produzido. Enfim, ele deve acessar uma terceira vez para submeter as tarefas e tirar dúvidas com o tutor. Isso, segundo a professora, é o mínimo.

Bom custo-benefício
Antes de todas essas etapas, no entanto, é preciso fazer a escolha do curso com base na sua qualidade e no que se pode investir. Angelita explica que não existem indicadores de qualidade ou padrões exigidos pelo Ministério da Educação em relação a cursos de idioma a distância, que são considerados cursos livres e por isso fora da alçada do MEC. A única saída, segundo ela, é confiar na tradição das escolas de idioma. Mesmo assim, é preciso ter cuidado. “Imagina-se que a distância essas escolas vão manter essa tradição, mas a relação não é tão direta assim porque ainda tem muita coisa desconhecida dentro dessa área. Ou seja, entender como as pessoas efetivamente aprendem mediadas pelo computador ainda é tema de pesquisas e estamos constantemente fazendo descobertas importantes”, afirma.

Outro quesito importante na hora de optar por um curso de língua estrangeira online é o custo mais baixo. “É uma economia de tempo e de dinheiro. Em um curso semi-presencial de alemão o aluno economiza cerca de R$ 1.000 em relação a dois cursos presenciais”, informa Elaine Truiz, professora e representante do departamento de cursos do Instituto Goethe de São Paulo. Segundo María, do Cervantes, essa diferença, existente em todos os cursos online de idioma, não representa uma desvantagem do ponto de vista do conteúdo ensinado; é apenas um reflexo da economia que a instituição faz ao investir no meio virtual, que não só dispensa uma infraestrutura física como exige menos recursos materiais e alcança um número maior de pessoas.

Fonte:

Revista Guias de Educação