- Nível: Pós-graduação
- Duração: 18 meses | 420 horas
- Forma de Ingresso: Processo Seletivo
Público alvo
- Professores graduados em matemática que residem no município do Oiapoque e que estão atuando nos sistemas públicos de ensino e ministram aulas no Ensino Fundamental e Médio.
Objetivo
Geral:
- O curso de pós-graduação lato sensu de Matemática na Prática no Ensino Médio na modalidade de Educação à Distância tem por objetivos gerais instrumentalizar os participantes para que problematizem seu próprio lugar de professores de matemática; percebam o ensino de matemática como um saber construtivo; aprimorem alguns tópicos teóricos essenciais de Matemática, principalmente nas áreas de Funções, Matemática discreta e Geometria; elaborem uma postura mais didática e formativa sobre ensinar matemática no ensino médio; encontrem elementos para aprimorar sua formação profissional; tenham novas possibilidades para ensinar e aprender sobre matemática e educação.Formar profissionais, em nível de especialização em ensino médio de filosofia, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania.
Específicos:
- Contribuir na qualificação do professor na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito de aprender com qualidade social;
- Implementar o diálogo permanente com a sala de aula, com os conhecimentos que os professores das nossas escolas públicas estarão adquirindo/apreendendo e construindo nas nossas Universidades, conhecimentos tanto no que diz respeito à metodologia quanto aos conteúdos específicos de sua área;
- Garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores de nossas escolas.
Coordenador
- Prof. Marcel Lucas Picanço Nascimento | e-mail: ensinodematematica.deadunifap@gmail.com
Estrutura curricular
- Introdução ás Ferramentas para EaD – CH 45
- Ciclo 1: Aprendendo os Jogos Matemáticos CH 15
- Ciclo 2: Descobrindo os Conceitos Envolvidos nos Jogos Matemáticos CH 45
- Ciclo 3: Aplicação dos Jogos Matemáticos em Sala de Aula CH 30
- Funções Elementares CH 45
- Geometria Espacial CH 45
- Matemática Discreta CH 45
- Conteúdo e Prática: Olhar Conceitual em Sala de Aula CH 45
- Trabalho de Conclusão CH 90