CEA recebe relatório de impacto ambiental da Usina Termelétrica de Santana

Category : Notícias

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) recebeu na segunda-feira, 7/11, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), relatório ambiental simplificado para instalação da Usina Termelétrica (UTE), no município de Santana.

O estudo compõe uma das fases necessárias para retirar o licenciamento obrigatório ao uso da área cedida pela Eletronorte para geração dos 47MW de energia compradas pela Companhia para prevenir racionamento.

O Iepa foi contratado pela CEA para realizar os trabalhos de pesquisa de campo, análise e produção textual, exigidos por lei. Esses estudos compõem o Relatório Ambiental Simplificado (RAS) que define fauna, flora e geologia, obrigatórios no processo de licença prévia, na instalação da UTE, e foram apresentados em reunião prévia entre CEA e Instituto de Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).

Além de auxiliar no processo de liberação da obra, o estudo é considerado uma contribuição fundamental para o setor ambiental no Amapá.

“Santana ainda não possuía esse tipo de informação que envolve questões ambientais, com dados biológicos e zoológicos”, disse Jucivaldo Lima, técnico do Iepa.

A CEA irá receber, nas próximas semanas, o relatório de Detalhamento de Programas Ambientais (PBA), também obrigatório para a licença de instalação. Com isso, encerra o contrato com o Iepa, podendo a Companhia dar continuidade aos procedimentos operacionais para a instalação da UTE.

“Isso significa maior comodidade para a população amapaense. A usina de Santana deverá gerar 47 MW de energia, uma capacidade necessária para evitar racionamento no Estado”, finalizou Jucicleber Castro, diretor técnico da CEA.

Fonte: Agência Amapá de Notícias

Link: www.agenciaamapa.com.br