Professores e alunos da UNIFAP colaboram na manutenção de equipamentos hospitalares

Category : Notícias

Professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) integram equipe de manutenção de equipamentos de UTI, para utilização no tratamento de pacientes com COVID-19. A parceria foi oficializada no dia 3 de abril e conta com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Secretaria de Estado da Tecnologia e Ciência do Amapá (SETEC) e Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (SESA), que compõem a Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (RIPAP).

Inicialmente a equipe da UNIFAP fez reparos em módulos de respiradores, aspiradores e umidificadores. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal

A  parceria

O objetivo da parceira, definida em reunião no dia 3 de abril, é realizar reparos nos equipamentos hospitalares essenciais para o tratamento da COVID-19 no estado e colocá-las para em funcionamento o mais breve possível. No encontro também foram definidas as capacidades técnicas de cada instituição e a distribuição dos equipamentos para manutenção. “Os professores do curso de Engenharia Elétrica da UNIFAP entraram em contato com a SETEC para reunir esses equipamentos, e a secretaria de estado apresentou a proposta ao SENAI, que abraçou a ideia”, explica o Prof. Me. Felipe Monteiro.

A equipe espera receber para avaliação quatro respiradores pulmonares como os da foto. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal.

Equipes de trabalho

As duas frentes de trabalho, compostas pela UNIFAP e SENAI, dividiram as tarefas. De acordo com o coordenador do Projeto e Técnico de Laboratório do curso de Engenharia Elétrica, Márcio Clei, “a UNIFAP fará a manutenção de aspiradores, umidificadores e as peças que compõem os respiradores pulmonares, com apoio de técnicos de laboratórios, professores e alunos do curso.” A equipe espera receber nos próximos dias quatro respiradores que estão na SESA para avaliação da possibilidade de reparo.

Alunos da UNIFAP participam da manutenção de módulo do respirador pulmonar. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal.

Participação acadêmica

Para o acadêmico, Christian Monte, do 9º semestre do curso de Engenharia Elétrica da UNIFAP, a experiência será enriquecedora para todos os participantes e muito importante para as necessidades que surgirão em breve. “Estou feliz em contribuir de alguma forma no enfrentamento da COVID-19 e, ao mesmo tempo, colocar meus conhecimentos adquiridos ao longo do curso em prática”, testemunha o acadêmico.

Vale tomar nota

Os respiradores pulmonares são equipamentos que bombeiam o ar para os pulmões quando o paciente não consegue sozinho. A COVID-19 tem como principal sintoma a dificuldade respiratória, portanto o auxílio da máquina é essencial para salvar vidas.

Colaboração de texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP)

Demais registros fotográficos:

abril 2020