Comissão da UNIFAP segue com reparos de equipamentos hospitalares para COVID-19

Category : Notícias

Aspiradores cirúrgicos passarão por adaptações e respiradores pulmonares foram encaminhados ao SENAI.

A Equipe de Manutenção Corretiva da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) vem executando reparos em equipamentos de UTI para a Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (SESA) desde o início de abril. Os trabalhos integram a parceria com a Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (RIPAP), composta pela UNIFAP, a SESA, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (SETEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A Comissão de Manutenção recebeu aspiradores, umidificadores e quatro respiradores pulmonares do sistema de saúde estadual. Após vistoria e avaliação dos equipamentos, que estavam armazenados em depósito desde 2008, a equipe teve êxito no reparo da central eletrônica de monitoramento de dois respiradores. Os respiradores pulmonares apresentaram problemas de deterioração na parte pneumática, responsável pela ventilação mecânica, e foram devolvidos a pedido da SETEC, e posteriormente encaminhados aos SENAI de Minas Gerais, atual centro de manutenção de respiradores, com as peças necessárias para o reparo.

Dois respiradores foram entregues ao SENAI com central eletrônica de monitoramento em funcionamento. Foto: Marcio Clei/acervo pessoal

Frente de trabalho

A equipe seguirá com a manutenção dos equipamentos hospitalares que estão na UNIFAP. “Os aspiradores e umidificadores ainda estão em reparo, pois havíamos dado prioridade aos ventiladores mecânicos”, relata o docente do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Me. Felipe Monteiro. Os aspiradores cirúrgicos de bancada passarão por adaptação para suprir a necessidade dos médicos e enfermeiros diante da pandemia do Novo Coronavírus. “Iremos adaptá-los com um interruptor acionado pelo pé”, explica o coordenador da Comissão e técnico do laboratório de Engenharia Elétrica, Márcio Clei. O acionamento por padrão é realizado manualmente, por um botão no painel do aparelho.

Equipe seguirá com reparos de aspiradores e umidificadores. Foto: Felipe Monteiro/acervo pessoal

A Comissão de manutenção

A equipe é composta por docentes, servidores técnicos e discentes do curso de engenharia elétrica da UNIFAP e foi instituída por meio da Portaria nº 622/2020, homologada em 16 de abril, pelo reitor da Universidade, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira.

Conheça a equipe:

Servidores: Márcio Clei Silva de Oliveira, Felipe Monteiro, Werbeston Douglas de Oliveira e Gilmar Holanda da Paixão.

Discentes: Juliano Aranha dos Santos, Marcio Pereira dos Santos, Gabriel Rocha Marinho, Christian do Monte Dias, Cesar Augusto Mendonça Palheta Junior, Rui Sampaio dos Santos Cantuária e Fhilipe Guarany Lemos Smith Neves.

Colaboração de texto: Iago Fonseca (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “UNIFAP Notícias” 2020.

Fonte: http://www.unifap.br/comissao-da-unifap-segue-com-reparos-de-equipamentos-hospitalares-para-covid-19/

abril 2020
S T Q Q S S D