O curso tem um perfil dinâmico, com proposta de integrar teoria e prática.
O curso apresentado hoje é o de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). A graduação possui modalidade presencial, com duração de 5 anos, com aulas diárias no bloco de Engenharia Civil, no Campus Marco Zero do Equador, em Macapá.
SOBRE O CURSO
O curso de Engenharia Civil da UNIFAP tem um perfil dinâmico, buscando integrar teoria e prática. A teoria aprendida no decorrer do curso visa dotar o estudante de uma formação em consonância com a legislação vigente e as necessidades atuais do mercado de trabalho. A prática desenvolvida no decorrer do curso, constitui-se em visitas técnicas, atividades complementares, iniciação científica, estágio supervisionado, entre outras.
O curso objetiva formar engenheiros civis com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, com formação social e ambiental, que o capacite a absorver, desenvolver e aplicar novas tecnologias, com visão sistêmica e espírito empreendedor, permitindo sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos econômicos, de qualidade, de segurança do trabalho, sociais e ambientais.
ESTRUTURA DO CURSO
O curso possui bloco e laboratórios específicos, de acordo com a demanda dos alunos. O corpo docente é formado por 13 docentes, entre mestres e doutores. O atual coordenador do curso é o Prof. Me. Regis Brito Nunes.
VOCÊ SABIA?
- O Engenheiro civil é capacitado a projetar, executar e manter a infraestrutura de transportes como estradas, portos, aeroportos e hidrovias; gerenciar e projetar sistemas de trânsito urbano. Além disso, acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos.
- O curso aplica conhecimentos matemáticos, físicos, químicos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Civil;
- O profissional de Engenharia Civil pode trabalhar em outros setores como, por exemplo, o de inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte. Também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
Gostou? Saiba mais em: https://www2.unifap.br/engcivil/