0

Comunicado aos(as) Acadêmicos(as) que pretendem participação no EDITAL DE AUXÍLIO ESTUDANTIL.

A Coordenação de Fisioterapia divulga comunicado aos(as) Acadêmicos(as) que pretendem participação no EDITAL DE AUXÍLIO ESTUDANTIL.

 

COMUNICADO

Caro(a) Aluno(a),

Em decorrência das problemáticas e inconsistências apresentadas pelo SIGAA no que diz respeito à emissão do Atestado de Matrícula do Semestre 2020.1, informamos que, temporariamente, para viabilizar sua participação no EDITAL SIMPLIFICADO N. 01/2021/DACE/PROEAC/UNIFAP, que versa sobre a concessão de AUXÍLIO FINANCEIRO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO ELETRÔNICO E PACOTE DE INTERNET, o Atestado de Matrícula poderá ser SUBSTITUÍDO pelo HISTÓRICO ACADÊMICO e, assim, possibilitar que concorra ao Processo Seletivo em comento.

Atenciosamente,

Coordenadoria de Ensino de Graduação

Memorando Eletrônico -SIPAC – COMUNICADO AUXÍLIO ESTUDANTIL

 

0

CONVITE – APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A Coordenação do Curso de Fisioterapia convida a Comunidade em geral para apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna Karyny Roberta Tavares Picanço.

Discente: Karyny Roberta Tavares Picanço
Orientadora: Drª. Beatriz Martins de Sá Hyacienth
Co-Orientador: Msc. Albenise Santana Alves Barros
Título:Estudo Não Clínico Da Atividade Cicatrizante Do Extrato De Endopleura uchi (Huber) Cuatrec Em Feridas Cutâneas De Ratos Wistar.
Membro 1 da banca examinadora: Dr. José Carlos Tavares Carvalho
Membro 2 da banca examinadora: Drª.  Belmira Silva Faria e Sousa 
Data: 25 de Fevereiro de 2021
Horário: 14h, por videoconferência através do link:  http://meet.google.com/prf-nxxt-nsb.
0

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1: ESCLARECIMENTOS SOBRE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1

ESCLARECIMENTOS SOBRE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Macapá, 11 de setembro de 2020

 

A Coordenação e Comissão de Coordenadores de Estágio do Curso de Fisioterapia informam que até a presente data não há deliberação Superior sobre o retorno das atividades presenciais no âmbito da Universidade e nos campos destinados aos estágios em saúde coletiva, ambulatorial e hospitalar do curso de Fisioterapia.

Quanto aos estágios obrigatórios, esclarecemos que para além da regularidade do seguro acadêmico, garantida através do Extrato de Termo Aditivo Nº 1/2020 – UASG 154215 renovação do seguro até abril de 2021, outros aspectos precisam ser ponderados para retorno das atividades de estágio no Curso de Fisioterapia:

  • Campos de estágios indefinidos: o Centro de Reabilitação de Santana segue como campo indisponível e houve a suspensão do retorno dos estágios nas Unidades Básicas de Saúde, previsto inicialmente pela Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (SEMSA) por meio do Ofício Circular nº 002/2020 GAB/SEMSA/PMM;
  • Não há prazos definidos quanto a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e início da realização de testes da COVID-19 para a comunidade acadêmica. O planejamento da Testagem em Massa para COVID-19 nos Campi da UNIFAP foi retomado conforme comunicado disponível em http://www.unifap.br/Aviso/comunicado-a-comunidade-sobre-o-planejamento-da-testagem-para-covid-19/. Reforçamos que as garantias de insumos de proteção e testagem são condições importantes para proteção da saúde e da segurança de nossa comunidade nos ambientes de sala de aula, laboratórios e estágio;
  • Perfil dos professores da Fisioterapia: os docentes não são profissionais de saúde vinculados à assistência do Estado e/ou Município. Temos hoje 17 professores fisioterapeutas ativos no curso, 6 pertencem ao grupo de risco para COVID-19 (conforme autodeclaração fornecida a PROGEP);
  • A Secretaria de Estado da Saúde do Amapá autorizou por meio da Portaria nº 0300/2020-SESA o retorno das atividades do estágio curricular obrigatório, nas unidades de saúde do Estado. É importante esclarecer que a portaria traz apenas uma autorização do órgão do Estado e não uma obrigatoriedade de retorno imediato aos cursos da UNIFAP. Informamos que o acadêmico está sob tutela da Universidade, cujo calendário acadêmico permanece suspenso. Portanto, para o retorno de estágio, seja em qual for o cenário/campo, há necessidade de ato normativo institucional autorizando. A Portaria nº 0300/2020-SESA no Art. 2º inclusive estabelece que “Fica a cargo de cada Instituição conveniada, o fornecimento dos equipamentos de proteção individual – EPI’S, em tipo e quantidade para atender as necessidades dos alunos, bem como a orientação adequada de seu uso”. Por isso, não basta uma autorização do Estado. É preciso considerar todos os aspectos envolvidos para efetivação de um retorno seguro, incluindo clareza quanto ao quadro epidemiológico atual, validação universitária, garantias de insumos de proteção e condições de segurança nos ambientes de estágio, planejamento junto ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da SESA, Comissão de estágio, supervisores e alunos, bem como as especificidades do curso de Fisioterapia.

 O Conselho Universitário (CONSU) instituiu a Comissão Especial para o planejamento do retorno gradual das atividades acadêmicas, conforme Portaria nº 931/2020. A referida Comissão tem previsão de entrega de relatório, até final de setembro, ao CONSU para subsidiar a possibilidade de aprovação de um retorno gradual das atividades no âmbito da Universidade.

Considerando a necessidade de aguardar a deliberação institucional sobre essa retomada, a Coordenação de Estágio está planejando e reestruturando as atividades para o estágio com a possibilidade de atividades via remota (pequena carga horária), por meio de plataformas digitais e reuniões virtuais, de acordo com cada uma das especificidades das áreas destinadas aos estágios, visando a continuidade do processo de ensino, aprendizagem e avaliação do acadêmico, e estuda outras viabilidades.

Por fim, enfatizamos a disponibilidade para uma comunicação permanente com os Estudantes e Docentes visando contribuir na superação das problemáticas enfrentadas pela comunidade acadêmica.

 

Atenciosamente,

Coordenação do Curso de Fisioterapia

Comissão dos Coordenadores de Estágio

0

RELATÓRIO DO PLANO INICIAL DO CURSO DE FISIOTERAPIA PARA ESTUDO DA VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REMOTAS

A Coordenação do Curso de Fisioterapia apresenta o Relatório do Plano Inicial do Curso de Fisioterapia para estudo da viabilidade do desenvolvimento de atividades remotas. Cabe evidenciar que o Conselho Universitário instituiu a Comissão Especial responsável pelo planejamento do retorno gradual das atividades acadêmicas da UNIFAP ora paralisadas, através da Portaria 0931/2020-UNIFAP.

Acesse: RELATÓRIO – PLANO INICIAL CCFISIO

CONSULTA_ENSINO REMOTO EMERGENCIAL_CCFISIO

APRESENTAÇÃO ALUNOS

LEVANTAMENTO- CAFISIO (1)

 

0

CURSO DE FISIOTERAPIA DIVULGA GUIA

O Guia do Curso de Fisioterapia tem como objetivo contribuir com a disseminação de informações institucionais, que possam auxiliar à Comunidade no desenvolvimento de atividades no âmbito da Universidade Federal do Amapá. É um documento dinâmico e sempre que for necessário serão realizados ajustes visando a melhoria do atendimento. E contribuir com a Missão, Visão e Valores institucionais:

Missão: Construir e compartilhar saberes e práticas de forma inovadora, com qualidade, nas ações de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

Visão: Ser referência em educação superior e inovação tecnológica na Região Amazônica, fomentando o desenvolvimento sustentável e a integração social.

Valores: Ética, Democratização, Inovação, Sustentabilidade, Inclusão, Integração. (Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI, 2020-2024)

Com base nesses fundamentos evidencia-se a dedicação de Professores(as) e Equipe Técnica através dos esforços de aperfeiçoar os processos para atender os anseios e necessidades dos(as) Acadêmicos(as) e da População em geral, contribuindo com a eficiência da Universidade.

As normativas internas citadas no Guia estão disponíveis em https://www2.unifap.br/fisioterapia/legislacao/

GUIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

 

0

RESULTADO FINAL E CONVOCAÇÃO PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO– EDITAL N. 02/2020 – CCFISIO/PROGRAD/UNIFAP PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PRECEPTORIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

A Fundação Universidade Federal do Amapá, torna público o Resultado Final e convocação para assinatura do Termo de Compromisso do Processo Seletivo Simplificado com a finalidade de selecionar profissionais para atendimento do Programa de Preceptoria de Graduação no Curso de Bacharelado em Fisioterapia do Campus Marco Zero – Macapá.

RESULTADO FINAL EDITAL-02-2020-PRECEPTORIA (1)

CONVOCAÇÃO PARA ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO

Convocamos os(as) candidatos(as) classificados(as) a comparecer a sala da Coordenação de Fisioterapia para assinatura do Termo de Compromisso, no dia 16/03/2020 (Segunda-feira), às 15 horas, Local:Prédio de Fisioterapia, Campus Marco Zero, 2º andar.

0

RESULTADO PRELIMINAR – EDITAL N. 02/2020 – CCFISIO/PROGRAD/UNIFAP PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PRECEPTORIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

A Fundação Universidade Federal do Amapá, torna público o Resultado Preliminar do Processo Seletivo Simplificado com a finalidade de selecionar profissionais para atendimento do Programa de Preceptoria de Graduação no Curso de Bacharelado em Fisioterapia do Campus Marco Zero – Macapá.

RESULTADO PRELIMINAR EDITAL 02-2020 PRECEPTORIA

0

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS E CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTAS-EDITAL N. 02/2020 – CCFISIO/PROGRAD/UNIFAP PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PRECEPTORIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

A Universidade Federal do Amapá torna pública as Inscrições homologadas e convocação para entrevistas dos candidatos ao Processo do Edital nº 02/2020-CCFISIO/PROGRAD/UNIFAP PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PRECEPTORIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

EDITAL 02-2020 INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

EDITAL 02-2020 CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTAS

0

Processo Seletivo de 12 alunos graduandos do curso de Fisioterapia da UNIFAP

Promoção de Saúde em Comunidades Ribeirinhas

As professoras Natália Camargo Rodrigues Iosimuta e Manoela Gomes Reis Lopes, do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, tornam público que, no período de 09 de março de 2020 a 27 de março de 2020, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de 12 alunos graduandos do curso de Fisioterapia da UNIFAP para participar das atividades do projeto de extensão acima intitulado.

Requisitos:

3.1. Para a equipe de trabalho 1, os alunos terão que ter cursado e sido aprovado nas seguintes disciplinas: Anatomia 1 e 2, Anatomia Palpatória, Cinesioterapia e Cinesiologia;

3.2. Para a equipe de trabalho 2, os alunos terão que estar matriculados entre o 1º e o 4º semestre e também ter cursado ou estar cursando a disciplina Saúde Pública e Suplementar;

Acesse: FICHA DE INSCRICAO_ribeirinhas (1)

Ribeirinhas_processo_seletivo_2020 (1)