0

Orientação – Homologação do TCC no SIGU (após o dia 12 de novembro)

A Coordenação informa que, depois da entrega de toda a documentação, marcada para o dia 12 de novembro, o procedimento para emissão do diploma será o seguinte:

– Ao entregarem a documentação completa, receberão uma cópia da ata de defesa. Essa ata deve ser escaneada e inserida no SIGU, módulo TCC (da mesma forma que inseriram os certificados dos Seminários Temáticos).

Só assim, a coordenação homologa no SIGU e os acadêmicos ficam liberados para o recebimento do diploma, sem pendências com a coordenação.

Atenciosamente,

 

 

0

Ciclo de defesas de TCC do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola terá palestra com pesquisador do Inep

Rogério Junqueira, do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, discute ‘Ideologia de Gênero’, no dia 23 de setembro, 18h30, no campus Marco Zero;

Evento terá lançamento do livro Diversidade e o Campo da Educação: (re) leituras e abordagens contemporâneas;


O Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), realiza no dia 23 de setembro, às 18h30, no auditório do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, a palestra ‘Ideologia de gênero’: gênese, características, objetivos e estratégias de um movimento reacionário transnacional.

Para tratar da temática foi convidado o pesquisador do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Rogério Junqueira.  A atividade é parte do Ciclo de Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização.

Na oportunidade também será lançado o livro Diversidade e o Campo da Educação: (re) leituras e abordagens contemporâneas, obra editada pela Editora da UNIFAP que conta com a colaboração de pesquisadores do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade e de professores pesquisadores  de outras universidades federais do país.

A palestra com o pesquisador do Inep, Rogério Junqueira e o lançamento do ebook são atividades que marcam o ciclo de defesa dos trabalhos de conclusão de curso.

“Vamos encerrar essa edição do Curso com a formação pioneira de 45 especialistas em gênero e diversidade para atuar na política pública de educação e em ações de educativas voltadas a promover a diferença como direito humano”, destaca o professor Antonio Sardinha, coordenador do Curso.

A programação com datas e locais das defesas está disponível em
http://www2.unifap.br/gde/files/2016/08/PROGRAMA%C3%87%C3%83O-CICLO-DE-DEFESA-TCC-.pdf

 

AGENDA

Dia 23 de setembro
Horário: 18h30
Local – Auditório do Depla/Unifap, campus Marco Zero,

 – Palestra Ideologia de gênero: gênese, características, objetivos e estratégias de um movimento reacionário transnacional
 – Lançamento do ebook Diversidade e o campo da educação: (re) leituras e abordagens contemporâneas

 

 INFORMAÇÕES

Assessoria de imprensa
Érica Favacho
Fone: 99156-8373 ou 98131-4299

0

Programa na Rádio Universitária discute gênero e sexualidade

No ar todos os sábados, das 10h às 11h, “Estação das Cores” é coordenado por professoras do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

No ar, desde o último sábado (23 janeiro), o programa radiofônico Estação das Cores é a mais nova atração na grade de programação da Rádio Universitária (FM 96.9).

O programa é coordenado pelas pesquisadoras Francisca de Paula de Oliveira e Ana Cristina de Paula Maués Soares, professoras do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal do Amapá com financiamento do Ministério da Educação.

O cenário atual de politização das questões ligadas ao gênero e sexualidade exige discussões qualificadas, capazes de esclarecer e ampliar as informações sobre os temas, considerando a produção científica de pesquisadores das universidades e centros de pesquisa do país.

“Vivemos no país um retrocesso na defesa dos direitos humanos. Nesse cenário problemático, debater temas vinculados aos direitos das mulheres e à identidade de gênero, à diversidade sexual e homofobia torna-se um caso de polícia, por fundamentalismos de toda ordem”, pontua a pesquisadora.

 

A proposta, nesse caso, é provocar para um debate qualificado trazendo vozes que não são ouvidas quando esses assuntos são tratados. O debate, quando acontece, sempre é permeado de preconceitos e julgamentos morais que em nada contribuem para a discussão pública do tema e a reflexão sobre os direitos humanos dos grupos envolvidos, como é o caso das mulheres e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs).

 

É, por isso, que o programa conta com a parceira de pesquisadores e especialistas da Universidade Federal do Amapá e outras instituições de ensino superior do estado, além de ativistas dos movimentos sociais do Amapá. O coordenador geral do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, professor Antonio Sardinha, ressalta o papel fundamental de um programa de rádio para tratar do tema.

 

“Além de estar em uma rádio pública, que tem a responsabilidade em pautar a agenda pública em torno de questões de interesse da sociedade local, tornar a comunicação um meio para discutir questões sobre gênero e sexualidade faz da iniciativa uma ação inovadora, que nasce das provocações trazidas pelas pesquisadoras e também pelos debates nas atividades do curso de especialização, que tem enfrentado o desafio de formar para uma cultura de respeito ao direito à diversidade”, explica o professor.

 

O Programa

Com duração de uma hora, o programa Estação das Cores vai ao ar todos os sábados, ao vivo, das 10h às 11h, na Rádio Universitária (FM 96.9). No próximo programa, dia 30 de janeiro, o tema é “Posição de Gênero na Administração Pública”.

0

Coordenação convoca acadêmicos para reunião de orientação de TCC

A coordenação do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola convoca acadêmicos para o primeiro encontro de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O encontro acontece no dia 21 de novembro, 14h-18, no prédio do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, Campus Marco Zero, Unifap.

Na atividade, os acadêmicos serão apresentados aos orientadores para início das atividades de orientação do trabalho final de conclusão do curso.

 

0

Curso de Especialização em Gênero e Diversidade realiza seminário sobre Ensino religioso

Evento terá a presença de Sérgio Rogério de Azevedo Junqueira, um dos principais pesquisadores do país na área de ensino religioso

Acontece no próximo dia 21 de novembro, a partir das 8h, no Anfiteatro da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), campus central, a Conferência “Desafios e perspectivas para o ensino religioso no Brasil no contexto do estado laico e das políticas de educação”, ministrada pelo Professor Doutor Sérgio Rogério de Azevedo Junqueira, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

A conferência é aberta ao público. As inscrições gratuitas serão realizadas no dia e local do evento.

A Conferência é organizada pelo Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal do Amapá com financiamento do Ministério da Educação. O evento conta com o apoio da Associação Nacional de História – Seção Amapá.

A proposta é ampliar o debate envolvendo o ensino religioso e as políticas públicas de educação no contexto do estado laico e dos direitos humanos.

A discussão contempla um dos eixos da formação no Curso de Especialização em Gênero e Diversidade e propõe discutir a diversidade religiosa como um tema de formação no contexto da política de educação.

 

AGENDA

Dia 21 de novembro

Local: UEAP – Campus I:  Av. Presidente Vargas, nº 650 – Centro

Horário: 8h às 12h – Carga horária 4 horas (com certificado)

Inscrições apenas no dia e no local do evento

 

Conferencista: Prof Dr Sérgio Rogério de Azevedo Junqueira – Doutor Doutorado em Ciências da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana di Roma, com Livre-docência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil, com estudo “Formação docente no ensino religioso: espaço da profissionalização”. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

 

0

Divulgada lista oficial das duas turmas do Curso

Divulga lista das turmas com relação de alunos matriculados no curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola.

Fique atento porque as turmas terão aulas em períodos intercalados. O início das aulas da turma A é o dia 16 de maio e a turma B, 23 de maio.

Acesse aqui a lista da TURMA A

Acesse aqui a lista da TURMA B

A coordenação solicita que todos os acadêmicos acessem a página do curso no Facebook  para que possam receber informações atualizadas e em tempo real sobre as atividades do curso.

Acesse aqui a página do Facebook – https://www.facebook.com/groups/845448602213077/