Competência para a Cidadania Digital

Descrição: O o objetivo deste trabalho de pesquisa pós-doutoral vinculado é analisar a relevância dos papéis da família e da escola no sentido de contribuir para a formação da cidadania digital do adolescente. O estudo será executado a partir da pesquisa de campo de natureza aplicada por intermédio de uma abordagem qualitativa. Quanto ao objetivo é descritiva. As metodologias que serão adotadas quanto aos procedimentos são: estudo de caso e bibliográfica. O lócus da pesquisa será em uma escola pública de ensino fundamental II e médio, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. Os sujeitos de pesquisa serão selecionados por amostragem aleatória simples formada por seis professores e seis famílias (pais e/ou responsáveis de alunos). Para coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas áudio-gravadas. Para analisar, compreender e interpretar os dados coletados será utilizada a técnica da análise de conteúdo. Espera-se que os resultados que serão alcançados pelo estudo, possam incentivar a autorreflexão e a auto avaliação dentro da escola e da família sobre seus envolvimentos com a formação das competências digitais do adolescente, ou seja, que esse se torne digitalmente competente para o exercício da cidadania digital.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Educação a Distância no Amapá

Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas públicas educacionais de educação a distância desenvolvida no estado do Amapá e qual sua efetividade no que tange ao processo de formação de Professores (as) da Educação Básica, no período de 2009 a 2019. E como objetivos específicos: Investigar os impactos das políticas públicas educacionais de educação a distância na rede estadual de ensino do Amapá (SEED – AP), referente ao número de cursos ofertados, número de professores (as) atendidos (as); Analisar os indicadores da efetividade (oferta, matrícula e concluintes dos Cursos de EaD) foram produzidos pelas políticas públicas de educação a distância, considerando que elas atenderam, prioritariamente, os professores (as) que atuam na educação básica da rede pública em educação básica do estado do Amapá. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que analisara os dados por meio da análise de conteúdo.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Projeto Compartilhando Saberes

Formação docente: Uma proposta de formação continuada para o uso de tecnologias da informação e da comunicação no fazer pedagógico 2022-2023

Descrição: O projeto de extensão universitária Compartilhando Saberes – Formação Docente: Uma Proposta de Formação Continuada para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Fazer Pedagógico tem por propósito capacitar docentes a partir da utilização de tecnologias diversificadas com a finalidade de instrumentalizá-los para o uso adequado das mídias educacionais em sala de aula quer seja presencial ou ensino remoto. Portanto, a presente proposta insere-se dentro da linha de extensão “Formação de professores”. Participarão da formação professores de 10 (dez) escolas públicas dos municípios de Macapá (capital e rural), Santana e Mazagão com a previsão inicial de 300 (trezentos) docentes do ensino fundamental e médio, além de 15 (quinze) alunos do curso de pedagogia e de outras licenciaturas dos cursos de graduação da UNIFAP. As atividades compreendem a aplicação de questionários impresso ou digital, oficinas, intervenções, roda de conversa, lives que ocorrerão nas escolas parceiras, e ainda, nos Campis Marco Zero, Mazagão e Santana. A metodologia está dividida em cinco etapas: I) Levantamento das escolas participantes – identificar as tecnologias educacionais existentes nas escolas e como tem sido seus usos pelos docentes; II) identificar quais tecnologias os professores têm interesse de interagir, conhecer e utilizar em suas práticas pedagógicas; III) Mapeamento das temáticas, preparação e seleção das atividades de formação; IV) Execução das atividades nas escolas; V) Divulgação dos resultados. Considerando a amplitude geográfica, público que se pretende alcançar, palestrantes e programações, o evento configura-se como uma iniciativa de formação continuada de educadores no Estado do Amapá, por proporcionar a melhoria de acesso ao conhecimento e atualização de professores e contribuir para ampliação do nível de conhecimento e importância sobre a apropriação dos recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas.

Situação: Em andamento

Natureza: Extensão

Projeto Compartilhando Saberes III

Formação docente: Uma proposta de formação continuada com o uso de tecnologias da informação e da comunicação no fazer pedagógico

Descrição: O o projeto Compartilhando Saberes III – Formação Docente: Uma Proposta de Formação Continuada com o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação no Fazer Pedagógico, configura-se como uma proposta de Pesquisa e extensão que visa contribuí com desenvolvimento e melhoria da educação, destacadamente, via ações que proporcionem aperfeiçoamento profissional e formação continuada do professor de educação básica de escolas públicas do estado do Amapá. Teve por propósito capacitar docentes a partir da utilização de tecnologias diversificadas disponíveis nas escolas com a finalidade de instrumentalizá-los para o uso adequado das diversas mídias educacionais em sala de aula.

Situação: Concluído

Natureza: Extensão

Projeto Compartilhando Saberes II

Educação em valores na cultura escolar – Formação para a cidadania na sociedade contemporânea.

Descrição: O projeto Compartilhando Saberes II – EDUCAÇÃO EM VALORES NA CULTURA ESCOLAR –  FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, tem por propósito contribuir com a formação continuada de educadores, e consequentemente, a formação de alunos, no sentido de como enfrentar situações problemáticas vividas no cotidiano escolar, tais como: a violência, indisciplina, falta de perspectiva para a juventude entre outros.

Durante a execução do Projeto Compartilhando Saberes I, os relatos de professores diante da realidade que se apresenta em determinadas instituições de ensino, verificou-se a importância de uma educação em valores articulada ao estudo da realidade e aos conteúdos curriculares ao papel da escola na sociedade contemporânea, direitos humanos e formação em valores. Neste contexto, a noção de valores adquire proporções crescentes nos debates entre a escola e a sociedade em geral. Através de diversas atividades serão abordados temas ligados à educação em valores e prática docente, destacadamente aquelas que proporcionem aperfeiçoamento profissional e formação continuada do professor de educação básica em escolas públicas do estado do Amapá. O objetivo é promover o debate, construção, divulgação de experiências e conhecimentos através de programações que busquem estimular a troca de ideias, articular informações e vivências entre os professores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área. Participarão do projeto: professores, técnicos e acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), além de colaboradores externos e escolas da rede pública de ensino dos 16 (dezesseis) municípios que compõem o estado do Amapá, sendo uma escola núcleo por município. Entretanto, educadores de outras escolas poderão participar dos eventos que serão realizados durante a execução do projeto. A metodologia está dividida em cinco etapas: I) Levantamento das escolas participantes; II) Mapeamento das temáticas indicadas pelas escolas participantes; III) Preparação e seleção das atividades de formação; IV) Execução das atividades nas escolas; V) Divulgação dos resultados. Considerando a amplitude geográfica, público que se pretende alcançar, palestrantes e programações, o evento configura-se como uma iniciativa de formação continuada de educadores no Estado do Amapá, por proporcionar a melhoria de acesso ao conhecimento e atualização de professores, em especial, os residentes em localidade de difícil acesso.

Situação: Concluído

Natureza: Extensão

Projeto Compartilhando Saberes v.2017

Descrição: O projeto Compartilhando Saberes tem por propósito contribuir com a formação continuada de educadores. Através de diversas atividades serão abordados temas ligados à educação e prática docente.

Este documento apresenta uma proposta de Projeto de Extensão que visa contribuí com desenvolvimento e melhoria da educação. Destacadamente aquelas que proporcionem aperfeiçoamento profissional e formação continuada do professor de educação básica em escolas públicas do estado do Amapá. O objetivo é promover o debate, construção, divulgação de experiências e conhecimentos através de programações que busquem estimular a troca de ideias, articular informações e vivências entre os professores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área. Participarão do projeto: professores, técnicos e acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), além de colaboradores externos e escolas da rede pública de ensino dos 16 (dezesseis) municípios que compõem o estado do Amapá, sendo uma escola núcleo por município. Entretanto, educadores de outras escolas poderão participar dos eventos que serão realizados durante a execução do projeto. A metodologia está dividida em cinco etapas: I) Levantamento das escolas participantes; II) Mapeamento das temáticas indicadas pelas escolas participantes; III) Preparação e seleção das atividades de formação; IV) Execução das atividades nas escolas; V) Divulgação dos resultados. Considerando a amplitude geográfica, público que se pretende alcançar, palestrantes e programações, o evento configura-se como uma iniciativa de formação continuada de educadores no Estado do Amapá, por proporcionar a melhoria de acesso ao conhecimento e atualização de professores, em especial, os residentes em localidade de difícil acesso.

Situação: Concluído

Natureza: Extensão

Projeto Tecnologias Assistivas Livres para Inclusão

Projeto de tecnologia assistivas livres para inclusão de alunos com necessidades especiais ao projeto UCA

Descrição: O projeto UCA tem por objetivo promover a inclusão digital, por meio da distribuição de um computador portátil (laptop) para cada aluno e professor de educação básica em escolas públicas brasileiras.

Algumas crianças atendidas nas escolas são crianças com deficiência e têm necessidades especiais que não foram contempladas nos laptops educacionais. O projeto apresenta uma proposta de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas para os laptops educacionais do PROUCA. O objetivo é identificar as necessidades de adaptação nos laptops educacionais, mapear, testar e avaliar tecnologias de hardware e software livres de acessibilidade existentes no mercado e, para alguns itens prioritários, propor soluções de hardware e software que serão desenvolvidas, implementadas e testadas no âmbito deste projeto. Participarão do projeto: pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-EPUSP), Grupo de pesquisa “Tecnologia, Educação e Aprendizagem”, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), as Secretarias Estaduais de Educação (SEE) de SP, MS e AP e no mínimo quatro escolas participantes da versão Piloto do Projeto UCA. A metodologia está dividida em cinco etapas: I) Levantamento de requisitos de acessibilidade nos laptops educacionais nas escolas UCA de SP, AP e MS; II) Mapeamento de tecnologias assistivas; III) Adaptações e/ou desenvolvimentos de novas tecnologias assistivas para os laptops educacionais; IV) Testes e avaliações das tecnologias livres nos laptops educacionais em 04 escolas UCA; V) Divulgação dos resultados. A proposta visa um estudo detalhado sobre acessibilidade e tecnologias assistivas que atenda, não somente os alunos com deficiência, como também melhore o acesso dos demais alunos à tecnologia nas escolas.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Projeto UCA

Um computador por aluno (UCA) – Implantação e desenvolvimento do projeto-piloto em oito escolas públicas do Estado do Amapá para o uso pedagógico do laptop educacional conectado.

Descrição: é uma das fases do Projeto “Um computador por Aluno”, ação do governo federal, o qual é resultado de uma das metas do PDE que visa a instalação de computadores em todas as escolas públicas, aliada à formação de recursos humanos envolvidos com a educação pública brasileira, bem como prover conexão à internet banda larga para todas as escolas públicas do país, com velocidade igual ou superior a 1 megabyte por segundo, de forma gratuita até o ano de 2025.

Objetivando atingir a meta de inserção de tecnologias nas escolas públicas pelo Ministério da Educação, e também promover a formação de professores para o uso pedagógico do laptop educacional, criou-se o Projeto Um Computador por Aluno (UCA). As ações previstas pelo projeto UCA não só se inserem no PDE como se integram ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação, com o aproveitamento das iniciativas e bases existentes de gestão e formação estruturadas nos sistemas Núcleos estaduais e municipais de Tecnologia Educacional – NTE/M, descentralizados e distribuídos geograficamente, devendo se beneficiar das redes de formação de professores e dos núcleos de pesquisa em instituições de ensino superior, em nosso caso, o Grupo de Pesquisa TEA da UNIFAP em parceria com a Universidade de São Paulo – USP, é o responsável por realizar a implantação e o desenvolvimento do projeto-piloto em oito escolas públicas do Estado do Amapá para o uso pedagógico do laptop educacional conectado. O Projeto “Um Computador por Aluno (UCA) – Implantação e Desenvolvimento do Projeto-Piloto em Oito Escolas Públicas do Estado do Amapá para o Uso Pedagógico do Laptop Educacional Conectado”, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Projeto Professor Autor

Formação de professores autores e produção de material didático baseados no uso das TIC para o ensino superior

Descrição: O projeto “Formação de professores e produção de material didático baseado no uso das TIC para o ensino superior”, é de significativa importância no âmbito da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP -, uma vez que visa preencher uma lacuna existente no perfil do quadro de docentes da Instituição, quer dizer, no âmbito da UNIFAP ainda é reduzido o número professores com formação para ser autor de material didático para uso na modalidade a distância, o qual exige linguagem, formatação entre outros aspectos específicos.

A formação desses docentes em professores conteudistas (professor autor) será a porta para a cultura de produção de conteúdo de material didático próprio de cada curso de graduação. De igual forma é de suma importância a socialização do material didático produzido pelos professores autores da UNIFAP baseado no uso das TIC como outras IES, ou seja, nossa pretensão é disponibilizar a produção realizada pelos professores autores da UNIFAP com outras IES, de igual forma, receber material produzido por outras Instituições. A produção de material didático proposta será planejada e desenvolvida de forma que as produções didáticas, ou seja, os materiais disponibilizados e mediados pelas tecnologias proporcionem a construção de conhecimentos. A produção desse material primará pela qualidade pedagógica não só no sentido da forma, do conteúdo e do alcance dos objetivos, mas, fundamentalmente, na possibilidade de utilização de materiais interativos, estimulantes, compreensíveis e atraentes, assim como materiais que apresentem uma relação contextualizada com a realidade vivenciada pelos acadêmicos. Para atender a proposta deste Projeto, necessitamos promover a capacitação de recursos humanos por meio de curso de Formação de professores autores, os quais após processo de capacitação estarão aptos a produzir de material didático baseados no uso das TIC para o ensino superior.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa

Projeto NING

UNIFAP/NING: Plataforma virtual de integração, interação, socialização, cooperação, comunicação e divulgação dos curos de graduação

O Projeto consiste na implantação da Rede Social da UNIFAP que integrará todos os cursos de graduação ofertados pela Instituição. Todos os docentes, discentes e técnicos administrativos terão seu perfil na rede social e poderão interagir entre si. A rede social englobará diversas ferramentas da WEB 2.0, tais como Blogs, Fórum, Grupos, além de postagem e incorporação de Vídeos, Imagens, apresentações e textos.

A implantação da Rede Social da UNIFAP será baseada na Plataforma Ning, uma plataforma web 2.0 que permite a um usuário com o mínimo de conhecimento em tecnologia criar sua própria rede social (com suporte a Blog, Fórum, Grupos, Vídeos, Imagens) e publicá-la gratuitamente, mas a UNIFAP pretende ter um domínio personalizado, com nome e endereço próprio e para tanto faremos uma assinatura anual dos serviços premium,  para termos acesso ao código fonte para customização.  A plataforma Ning permite ainda a integração com outros serviços WEB 2.0 como WordPress, Youtube, Scribd, Slideshare, Picasa, Flickr, RSS Feeds, Twitter, Facebook entre outros. Para o fomento da Rede Social UNIFAP/NING será necessário implantar o núcleo de pesquisa e produção de conteúdo educacional para WEB 2.0 e o grupo gestor da rede para administrar, customizar, moderar e mediar todos os conteúdos produzidos pelos usuários. O núcleo de pesquisa e produção de conteúdo educacional para WEB 2.0 será responsável pelas filmagens, edição, autoração, conversão e Publicação de material em vídeo produzido pelos Docentes da Instituição. Este núcleo responderá também pela gravação e publicação em áudio (podcasting), bem como pela conversão de apresentações, Imagens e documentos solicitados pelos Docentes para o formato Flash, o formato mais usado em sites com serviços WEB 2.0.Com a implantação da Rede social da UNIFAP proporcionaremos novos espaços de construção do conhecimento. Agora, além da escola, também a empresa, a residência e o espaço social tornaram-se educativos. Cada dia mais pessoas estudam em casa, podendo, de lá, acender a grande rede da formação e da aprendizagem a distância, buscar fora das escolas à informação disponível nas redes de computadores e em serviços disponibilizados pela Internet que respondem às suas exigências pessoais de conhecimento. Este Projeto envolve diretamente a Sala Virtual de Aprendizagem do Departamento de Informática da UNIFAP.

Situação: Concluído

Natureza: Pesquisa