Competência para a Cidadania Digital
Descrição: O o objetivo deste trabalho de pesquisa pós-doutoral vinculado é analisar a relevância dos papéis da família e da escola no sentido de contribuir para a formação da cidadania digital do adolescente. O estudo será executado a partir da pesquisa de campo de natureza aplicada por intermédio de uma abordagem qualitativa. Quanto ao objetivo é descritiva. As metodologias que serão adotadas quanto aos procedimentos são: estudo de caso e bibliográfica. O lócus da pesquisa será em uma escola pública de ensino fundamental II e médio, localizada no município de Macapá, Estado do Amapá. Os sujeitos de pesquisa serão selecionados por amostragem aleatória simples formada por seis professores e seis famílias (pais e/ou responsáveis de alunos). Para coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas áudio-gravadas. Para analisar, compreender e interpretar os dados coletados será utilizada a técnica da análise de conteúdo. Espera-se que os resultados que serão alcançados pelo estudo, possam incentivar a autorreflexão e a auto avaliação dentro da escola e da família sobre seus envolvimentos com a formação das competências digitais do adolescente, ou seja, que esse se torne digitalmente competente para o exercício da cidadania digital.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa